Abobrinha | Curgete | Tipos de abobrinha

Abobrinha ou Curgete (em inglês: zucchini e em francês: courgette) é uma fruta utilizada como legume. É muito versátil e está disponível durante todo o ano, embora esteja no auge do final do verão até o início do outono. Há vários tipos de abobrinha ou curgete que variam principalmente pelo formato, tamanho e coloração da casca.

Embora a abobrinha tenha sua origem na América, as primeiras receitas publicadas apareceram na Itália, no século XVII.

Como comprar abobrinha?

As abobrinhas devem ser firmes e a casca deve ser lisa, sem manchas. Este vegetal é geralmente colhido precocemente, pois as abobrinhas pequenas são mais saborosas e com menos sementes que as abobrinhas grandes. Procure abobrinhas com peso em torno de 150g e no máximo 20cm de comprimento.

Este vegetal pode ser mantido na geladeira por algumas semanas em sacos plásticos parcialmente abertos.

Como preparar a abobrinha?

A abobrinha pode ser cortada em rodelas, fatias longitudinais, tiras, cubos ou dados. A retirada da casca é uma preferência pessoal, embora recomendemos descascar a abobrinha em preparações, nas quais a textura deve ser cremosa, como purês e sopas.

A polpa da abobrinha é levemente esponjosa e úmida, por isso reduz de volume quando cozida. A salga é geralmente necessária para eliminar o excesso de água da maioria das preparações.

Neste vídeo do canal Eating Well, são demonstrados os principais cortes da abobrinha e algumas formas de preparo, como: abobrinha ou curgete grelhada, assada, frita e cozida no vapor.

 

Espaguete ou noodles de abobrinha

Neste vídeo do canal, Fablunch, são demonstrados os principais utensílios utilizados para a preparação de espaguete ou noodles de abobrinha. Além disso, a apresentadora também ensina alguns cortes finos com descascador de legumes e ralador de alimentos que são alternativas ao espaguete.

Este tipo de espaguete é uma excelente alternativa para vegetarianos e veganos.

 

Flor da abobrinha ou curgete

A flor de abobrinha ou curgete é comestível e um sinal de frescor da abobrinha. Esta flor pode ser frita ou picada para ser incorporada em sopas, pratos com ovos e risotos. Também pode ser recheada com bacon, presunto, cogumelo, ervas aromáticas e queijos, como: ricota e muçarela.

A flor da abobrinha ou curgete é comestível e utilizada em diversas receitas

Tipos de abobrinha

A abobrinha pertence à família Cucurbitaceae que é a mesma família das abóboras. E todos os tipos possuem sabor delicado e são intercambiáveis.

No Brasil, são produzidas principalmente dois tipos de abobrinha: abobrinha menina e a abobrinha italiana. Embora seja possível encontrar as demais variedades nas grandes cidades brasileiras. Em Portugal, os tipos de abobrinhas mais comuns são: abobrinha libanesa ou curgete verde e a curgete amarela.

Abobrinha italiana

A abobrinha italiana (em inglês: italian zucchini ou zucchini romanesco e em francês: courgette grison ou courgette verte d`Italie) pertence à variedade cucurbita pepo. Esta abobrinha possui o formato alongado e a casca verde clara com listras verde escura. 

Abobrinha italiana

Abobrinha libanesa | curgete verde | curgete diamante

Abobrinha libanesa ou curgete verde ou curgete diamante (em inglês: green zucchini e em francês: courgette des maraîchers ou courgette tarmino ou courgette diamant) pertence à variedade cucurbita pepo. Esta abobrinha possui o formato alongado e a casca verde escura e brilhante.

Abobrinha libanesa ou curgete verde

Abobrinha amarela ou curgete golden

Abobrinha amarela ou curgete golden (em inglês: yellow zucchini ou gold rush zucchini e em francês: courgette jaune) pertence à variedade cucurbita pepo. Esta abobrinha possui o formato alongado, casca amarela brilhante e seu sabor é mais delicado que a abobrinha verde. 

Pratos elaborados com uma mistura da abobrinha ou curgete amarela e verde ficam lindos.

Abobrinha ou curgete amarela

Abobrinha menina brasileira

Abobrinha do tipo menina (em inglês: menina squash ) pertence à família da Cucurbita moschata. Esta abobrinha possui pescoço, ou seja, uma das extremidades é mais larga. A coloração varia do amarelado ao verde claro com listras verdes mais escuras. 

Abobrinha-menina, comercializada no Brasil

Receitas clássicas com abobrinha ou curgete

Ratatouille

Abobrinha recheada com carne ou legumes

 

Rolinhos de abobrinha recheados com queijo

Pão de abobrinha e queijo de cabra

Panquecas de abobrinha e milho

Sopa de abobrinha

Salada de abobrinha e queijo feta

Salada de lentilha com flores de abobrinha

Flores de abobrinha fritas recheadas com queijo

Quer aprender mais sobre legumes e ingredientes para salada?