Bolo Sanduíche Victoria l Receitas clássicas

O Sanduíche Victoria, em inglês Victoria Sandwich, é um bolo composto por duas partes de bolo amanteigado, decorado com açúcar de confeiteiro e recheado com geléia de framboesa e chantilly.

É uma receita do século XIX que recebeu o nome da rainha Victória em comemoração à descoberta do fermento em pó pelo fabricante de alimentos Alfred Bird. A rainha adorava doces e costumava comer uma fatia de bolo no chá da tarde. 

O bolo também é conhecido como Bolo Victoria ou bolo Vitoriano – em inglês Victoria Sponge Cake ou Victorian Cake. A  receita é muito tradicional na Inglaterra para consumo no chá da tarde, casamentos e festas de aniversário.

Originalmente, a receita era preparada somente com recheio de framboesa. A camada de chantilly foi adicionada somente no século XX. O Victoria Sanduíche é um lindo naked cake (bolo sem cobertura com camadas aparentes), embora o conceito de naked cake tenha surgido somente em 2014, com a chef Christina Tosi, da confeitaria Milk Bar.

Receita do Bolo Sanduíche Victoria

O Sanduíche Victoria é um bolo do tipo “sponge cake” – em português bolo esponja – pois possui uma estrutura firme e bem aerada, semelhante à uma esponja do mar. Este tipo de bolo é tradicionalmente preparado pelo Método Cremoso.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 225g de açúcar refinado, além de um pouco mais para polvilhar o bolo acabado
  • 225g farinha de trigo
  • 225g de manteiga ou margarina à temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 4 colheres de sopa de geléia de framboesa de boa qualidade ou caseira
  • Chantilly (opcional)

 

Equipamentos e utensílios

  • Batedeira elétrica
  • Espátula
  • Tigela grande
  • Tigela pequena
  • 2 formas de 20 cm de diâmetro

 

Modo de fazer

Prepare o forno: Pré-aqueça o forno a 180°C.

Prepare os ingredientes: Numa tigela pequena, bata levemente os ovos. Reserve.

Prepare o creme de manteiga e açúcar: Em uma tigela grande, coloque a manteiga em cubos e bata em velocidade baixa por 10 segundos. Em seguida, adicione o açúcar e bata em velocidade média até formar um creme fofo e aerado.

Adicione os demais ingredientes: Após formar um creme fofo e aerado, adicione delicadamente os ovos batidos. Em seguida, adicione a farinha, misturando delicadamente. Por fim, adicione o fermento.

Asse o bolo: Divida a massa do bolo igualmente em duas formas de 20cm de diâmetro pré-untadas, com farinha e manteiga, e asse por 25 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado. Quando o topo do bolo estiver dourado, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o bolo com a ponta de uma faca ou palito. Se a ponta da faca sair limpa, o bolo está cozido.

Desenforme o bolo: Deixe esfriar, passe uma faca em torno da borda interna da forma para soltar o bolo. Com cuidado, coloque um bolo de cabeça para baixo em um prato grande e plano ou numa grade de resfriamento. Você pode proteger a grade de resfriamento com um pano de prato para evitar que o bolo fique com a marca das grades.

Monte o bolo: Coloque um bolo de cabeça para baixo num prato e espalhe bastante geléia. Se você desejar pode adicionar uma camada de chantilly. Cubra com o segundo bolo e polvilhe com o açúcar refinado.

Vídeo, apresentado pela confeteira Mary Berry,  com a receita do Victoria Sanduíche.

No episódio da série de televisão britânica, The Great British Baking Show, a apresentadora e confeiteira inglesa, Mary Berry, mostra as características de um Sanduíche Victoria. Parte I e parte II do programa abaixo:

Sanduíche Victoria, o bolo mais tradicional da Inglaterra

O Women´s Institute, em português Instituto da Mulheres, é uma organização inglesa feminina que realiza uma competição para eleger o melhor Sanduíche Vitória.  Abaixo, reunimos as dica do Women´s Institute para preparar o Sanduíche Victoria.

  • O sabor é primordial.
  • Use os ingredientes mais frescos que você pode encontrar.
  • Sempre pese os seus ingredientes.
  • Para evitar “marcas da grade de resfriamento”, proteja a grade com um pano de prato e esfrie o bolo no lado que irá receber o recheio.
  • Somente geléia de framboesa deve ser usada num Sanduíche Victoria. As sementes da geléia de framboesa ajudam a estabilizar as duas partes do bolo.
  • Use açúcar de cana e frutas inteiras para geléia. Se usar frutas congeladas, acrescente 10% mais frutas à receita.

 

Neste trecho do filme Calendar Girl, as duas protagonistas participam de uma competição do melhor Sanduíche Victoria, organizada pelo Women´s Institute. A competição é realizada numa tradicional festa realizada em várias cidades na Inglaterra, a Village Fête,

Tendências para o Sanduíche Victoria

A confeitaria Violet Cakes, da confeiteira Claire Ptak, considerada a melhor confeitaria de Londres, prepara o Sanduíche Victoria com diversos sabores de geléias, como: morango, damasco, greengage plum (tipo de ameixa europeia), etc. A receita mais famosa é preparada com figo e early grey tea. O early grey tea é uma variedade de chá aromatizado com óleo de bergamota.

Abaixo, a versão para casamentos do Sanduíche Victoria, também elaborado pela Violet Cakes. Nesta confeitaria será preparado o bolo de casamento do príncipe Harry e Meghan Markle.

Victoria Sanduíche em versão cupcakes.

Sanduíche Victoria cupcakes, criado pela Dr. Oetker