Cheesecake sem forno | Receitas clássicas

cheesecake-sem-forno

Cheesecake sem forno (em inglês: no-bake cheesecake) é uma receita americana de uma sobremesa composta de uma base crocante preparada com biscoito e manteiga e um recheio cremoso elaborado com queijo cream cheese e creme de leite. Esta sobremesa geralmente é coberta com frutas frescas ou uma calda de frutas, como o coulis.

Como pronunciar a palavra cheesecake? Ouça abaixo:

 

Há registros de bolos elaborados com queijo e adoçados com mel desde a Grécia Antiga. Acredita-se que os romanos tenham levado esta receita de bolo de queijo para Europa Ocidental. A receita mais antiga semelhante à versão moderna do cheesecake, aparece no livro de culinária inglês The forme of cury, publicado em 1390.

Diferença entre um cheesecake sem forno e um cheesecake clássico

Embora o cheesecake sem forno e o cheesecake clássico  ou New York cheesecake sejam classificados como bolos sem farinha, a versão clássica é basicamente um custard.

Cheesecake sem forno tem o recheio de consistência mais cremosa e coloração mais branca. O recheio é preparado com cream cheese, creme de leite fresco ou nata fresca, açúcar, baunilha e suco de limão. Esta sobremesa não tem ovos.

Cheesecake sem forno da Martha Stewart

Cheesecake clássico é um custard com queijo. O seu recheio tem a consistência mais firme e a coloração mais amarelada, devido à gema de ovo. Os ingredientes do recheio são: cream cheese, creme de leite ou nata, açúcar, baunilha, amido de milho, suco de limão (opcional) e ovos.

Cheesecake clássico: Recheio de cream cheese, creme de leite ou natas, açúcar, baunilha, amido de milho,  suco de limão e ovos.

Ingredientes do cheesecake sem forno

Queijos para cheesecake

O ingrediente mais essencial em qualquer cheesecake é o queijo. Embora o queijo mais usado seja o cream cheese, há muitas receitas que utilizam o queijo Neufchatel americano, queijo cottage, ricota e mascarpone.

O cream cheese é um queijo fresco industrializado com sabor suave, elaborado com leite e creme de leite. Estabilizadores como goma de alfarroba e carragenina são tipicamente adicionados na produção industrial.

Queijo tipo cream cheese

Há registros de queijos semelhantes ao cream cheese na Inglaterra, desde o século XVI. No Estados Unidos, o cream cheese era produzido de maneira artesanal na região de Nova Iorque e Filadélfia. Em 1873, William Lawrence criou o primeiro cream cheese industrial, adicionando creme de leite à receita do queijo Neufchâtel que ele tentava fabricar.

Qual a diferença entre o queijo Neufchâtel francês e Neufchatel americano?

O queijo Neufchâtel francês é um dos queijos mais antigos do mundo. Acredita-se que este queijo é produzido desde o século VI, na cidade de Neufchâtel, região da Normandia. O queijo que é produzido com leite de vaca em formato de coração, pertence à família dos queijos de massa mole com mofo branco.

Queijo Neufchâtel francês

A versão americana é um queijo cremoso produzido de maneira industrial com leite e creme de leite. Este queijo é vendido em blocos de 8 onças (227g).

Queijo cremoso Neufchatel americano

Método para preparar o cheesecake sem forno

O método consiste em 2 passos bem definidos: primeiramente a elaboração da base de biscoito triturado e manteiga, em seguida a preparação do recheio de cream cheese, creme de leite, açúcar, baunilha e suco de limão.

1° Passo – Prepare a crosta de biscoito

A base tradicional do cheesecake é preparada com biscoito americano tipo graham cracker triturado e manteiga. Este biscoito é preparado com: farinha de trigo, óleo, açúcar e baunilha ou mel ou canela. No Brasil, podemos substituí-lo pelo biscoito Maria. Em Portugal, podemos substituí-lo pelo biscoito Digestivo.

Técnicas para triturar os biscoitos

O processo é simples! Triture os biscoitos com a ajuda de um multiprocessador ou coloque os biscoitos num saco plástico tipo Zip e passe o rolo de massa por cima do saco plástico, como se estivesse abrindo uma massa para torta. Os biscoitos ficarão em migalhas, uma textura semelhante à farinha de rosca ou pão ralado.

Você pode aromatizar a base, adicionando na mistura de biscoito: gengibre ralado, canela, cacau em pó, nozes picadas, farinha de avelã, farinha de amêndoa, etc.

Nos Estados Unidos, é possível encontrar o biscoito graham cracker já triturado nos supermercados.

Cheesecake sem forno: Base elaborada com biscoito triturado utilizando o rolo de massa
Cheesecake sem forno: Base elaborada com biscoito triturado utilizando o multiprocessador

Técnica para pressionar a mistura de biscoitos e manteiga na forma

Numa tigela, coloque os biscoitos triturados, adicione manteiga derretida, uma pitada de sal e açúcar (opcional). Você pode preparar a mistura diretamente na forma com fundo e lateral removíveis.

Forma para cheesecake sem forno com fundo e lateral removíveis

Espalhe as migalhas com a manteiga numa forma redonda. Pressione a mistura contra a forma, formando uma camada uniforme. A compressão evita que a base se quebre facilmente, você pode utilizar um copo, xícara de medição, ou algum tipo de ferramenta plana para ajudar a pressionar a mistura contra a forma.

A base deve ser refrigerada por no mínimo 1 hora antes da utilização para que a manteiga fique firme.

No vídeo abaixo, o apresentar Chris Nance demonstra como montar a base de biscoito para um cheesecake clássico. A diferença é que ele assa a base por alguns minutos. No cheesecake sem forno, não é necessário assar, pois o recheio é mais denso e não danificará a base.

2° Passo – Prepare o recheio de cream-cheese

O recheio consiste num creme de queijo com açúcar e creme de leite batidos. A chave para um recheio estável e fofo é a utilização de um creme de leite com gordura suficiente para manter todo o fluido e o ar juntos. Este creme de leite deve ter 30% de gordura no mínimo.

Adicione o cream cheese com açúcar, limão e baunilha numa tigela para batedeira. Bata a mistura na batedeira com o batedor pá até que a mistura esteja homogênea. Em seguida, troque o batedor pá pelo batedor globo e adicione o creme de leite na mistura. No início, a mistura vai parecer líquida e macia, mas depois de alguns minutos de aeração começará a aumentar de volume e ganhar uma muito consistência cremosa.

Batedor pá ou leque
Batedor globo

Receita de cheesecake sem forno

cheesecake-sem-forno
Imprimir

Cheesecake sem forno

Rendimento: 1,1 kg que serve entre 9 a 11 pessoas (considere 100 g por pessoa)
Refeição Sobremesas
Cozinha Americana
Preparo 40 minutes
Tempo total 40 minutes

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Batedeira com batedor pá e batedor globo
  • Espátula de silicone
  • Forma redonda com 21 cm de diâmetro x 6 cm de altura e fundo removível
  • Multiprocessador ou rolo de massa com saco plástico tipo zip

Ingredientes

Base do cheesecake

  • 150 g de biscoito Maria ou digestivo
  • 50 g de manteiga sem sal (1/4 xícara)
  • 1 g de sal (1 pitada)

Recheio do cheesecake

  • 455 g de queijo cream cheese
  • 340 g de creme de leite fresco, com no mínimo 30% de gordura (390 ml | 1 2/3 xícara)
  • 150 g de açúcar (3/4 xícara + 1 colher de sopa)
  • 20 g de suco de limão fresco (20 ml | 2 colheres de sopa)
  • 5 g essência de baunilha (5 ml | 1 colher de chá)
  • 350 g de frutas vermelhas frescas, lavadas e secas (morango, framboesa, mirtilo e amoras)

Modo de preparo

Base do cheesecake

  • Prepare as migalhas de biscoito: Triture os biscoitos com a ajuda de um multiprocessador ou coloque os biscoitos num saco plástico tipo Zip e passe o rolo de macarrão como se estivesse abrindo uma massa para torta. Os biscoitos ficarão em migalhas, uma textura semelhante à farinha de rosca ou pão ralado.
  • Prepare a mistura de migalhas de biscoito e manteiga: Numa tigela, misture as migalhas de biscoito, manteiga derretida e uma pitada de sal até que se forme uma textura arenosa. Reserve.
  • Modele a base: Polvilhe a forma com a mistura de migalhas de biscoito e manteiga. Espalhe esta mistura numa camada uniforme. Em seguida, comprima a mistura contra as paredes da forma até que se forme uma camada compacta e uniforme. Quando finalizar, coloque um plástico filme sobre a forma e leve à geladeira por 1 hora.

Recheio do cheesecake

  • Prepare o recheio: Numa tigela, misture o cream cheese, o açúcar, o suco de limão, a baunilha. Bata a mistura numa batedeira com o batedor tipo pá, em velocidade baixa, até que se forme uma pasta suave.
  • Troque os batedores: Em seguida, troque o batedor tipo pá por um batedor tipo globo. Adicione o creme de leite e bata em velocidade baixa até que a misture forme um pico firme.
  • Monte o cheesecake: Retire a base do cheesecake da geladeira e adicione o recheio. Espalhe em uma camada uniforme. Em seguida, cubra com plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
  • Coloque num prato plano e desenforme. Sirva com frutas frescas ou coulis de frutas.

Video

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?