Bolo de laranja

Bolo de laranja é uma receita preparada com farinha de trigo, óleo vegetal, suco de laranja, ovos, açúcar, sal, fermento químico e raspas de laranja.

Este bolo pertence à categoria de bolos levedados com óleo vegetal, elaborados pelo método muffin. Este método consiste em 3 passos bem definidos: primeiramente a elaboração de uma mistura de ingredientes secos, em seguida a elaboração de uma emulsão com ingredientes úmidos. Por fim, as duas misturas são combinadas e mexidas muito brevemente para evitar a formação do glúten.

Esta receita é muito popular pela facilidade do preparo e simplicidade dos ingredientes.

Ingredientes para o bolo de laranja

Uma boa receita de bolo é o resultado do equilíbrio e da proporção correta dos ingredientes principais: farinha de trigo, ovos, açúcar e gordura (óleo vegetal ou manteiga).

Cada ingrediente tem uma função. A farinha de trigo e os ovos são os principais ingredientes construtores de estrutura, mas retiram a umidade da massa. Por outro lado, a gordura e o açúcar proporcionam maciez e umidade, mas fragilizam a estrutura.

O suco de laranja, que aromatiza o bolo juntamente com as raspas de laranja, é composto por cerca de 90% de água, o que torna este bolo úmido e macio.

Laranja

Este bolo é preparado com o suco e raspas da laranja, desta forma o bolo terá um aroma natural de laranja sem o sabor amargo da casca branca.

As variedades de laranja sem umbigo são excelentes para esta receita, pois possuem bastante suco e baixa acidez. No Brasil, recomendamos a laranja-pêra, e em Portugal, as variedades Valência late, Newhall, etc. A variedade brasileira de laranja-lima não deve ser usada nesta receita, pois é excessivamente doce e delicada.

A variedade de laranja-da-Bahia (com umbigo) é excelente para mesa e a variedade de laranja-pêra (sem umbigo) é excelente para suco e para o bolo de laranja.

Farinha de trigo

Farinha de trigo de uso geral ou farinha comum ou farinha branca é produzida a partir de uma mistura de trigo duro e mole, este tipo de farinha tem um teor de proteína/glúten e amido “médio”, o que a torna adequada tanto para pães quanto para bolos caseiros. No Brasil é a farinha tradicional tipo 1, enquanto em Portugal é a farinha T65 (para todos os usos culinários).

farinha-trigo T65
Farinha de trigo branca T65 da marca portuguesa Nacional e farinha de trigo tipo 1 da marca brasileira Dona Benta

Em Portugal, há a farinha para bolo que é mais fina do que farinha de trigo de uso geral, pois é produzida inteiramente de trigo mole. Devido ao seu baixo teor de glúten, é especialmente adequada para bolos, pães rápidos, muffins e biscoitos.

farinha-T55
Farinha de trigo T45 da marca portuguesa Branca de Neve e T55 marca portuguesa Nacional

Açúcar

Açúcar granulado ou açúcar branco ou açúcar refinado é o açúcar refinado com grãos pequenos, em torno de 0,5 mm de diâmetro, no qual todo o melaço foi retirado, seu teor de sacarose é de 99,9%.

açúcar refinado
Açúcar refinado da marca brasileira União e da marca portuguesa Sidul

Óleo vegetal

Bolos preparados com óleo vegetal possuem textura superior à textura dos bolos amanteigados, pois o óleo vegetal atua mais rapidamente do que a manteiga para revestir a farinha de trigo e evitar a formação de glúten. Além disso, o óleo adiciona umidade à massa e maciez, mesmo em bolos refrigerados.

Devido ao seu sabor neutro, o óleo é especialmente interessante em bolos aromatizados.

oleo-vegetal
O óleo de canola, girassol e milho possuem sabor neutro, por isso são excelentes para receitas de bolo

Fermento químico

Fermento químico ou fermento em pó químico é um agente de fermentação completo. Isso significa que este tipo de fermento contém tanto a base (bicarbonato de sódio) quanto o ácido necessário para criar a reação química que fará com que a massa cresça. A base e o ácido são impedidos de reagir prematuramente pela inclusão na fórmula de uma barreira, tal como o amido de milho. Quando combinado com um líquido (normalmente água ou leite), o bicarbonato de sódio e os sais ácidos reagem para produzir dióxido de carbono gasoso.

fermento-quimico
Fermento químico da marca brasileira Dona Benta e da marca americana Royal, comercializada no Brasil e em Portugal

Receita de bolo de laranja

Bolo de laranja

Receita preparada com farinha de trigo, óleo vegetal, suco de laranja, ovos, açúcar, sal, fermento químico e raspas de laranja.
Preparo 10 mins
Tempo de Cozimento 50 mins
Tempo Total 1 hr
RefeiçãoCafé da manhã, Sobremesas
CozinhaBrasileira
Serve 10 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Batedor fouet ou colher de pau
  • Espátula de silicone (opcional)
  • Espremedor de fruta
  • Grade de resfriamento (opcional)
  • Forma tubo com 20 x 8 cm ou bundt 23 x 8 cm ou forma rendonda com 23 x 5 cm
  • Peneira fina
  • Ralador fino ou ralador zester
  • Tigela média
  • Tigela grande

Ingredientes
  

  • 360 g de farinha de trigo (3 xícaras)
  • 360 g de açúcar refinado (2 xícaras)
  • 4 ovos médios
  • 160 g de óleo vegetal neutro, como canola, milho ou girassol (180 ml | 3/4 xícara)
  • 240 g de suco de laranja natural e não adoçado (1 xícara)
  • 15 g de fermento em pó (1 colher de sopa)
  • 10 g de raspas de laranja (1 colher de sopa)
  • 1 g de sal fino (1/4 colher de chá)

Para untar a forma

  • 15 g de manteiga ou margarina (1 colher de sopa)
  • 16 g de farinha de trigo (2 colheres de sopa)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    bolo de laranja
  • Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.
  • Prepare a forma (untar): Passe a manteiga ou margarina sobre toda a superfície da forma, em seguida polvilhe e chacoalhe a farinha de maneira que toda a superfície da forma esteja coberta. Por fim, bata sobre uma superfície para retirar o excesso.
    bolo de laranja
  • Prepare os ingredientes secos: Em uma tigela média, adicione a farinha de trigo e o fermento químico. Peneire-os com uma peneira fina e repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
  • Faça a emulsão: Em uma tigela grande ou no liquidificador, bata os ovos, óleo vegetal, suco de laranja, açúcar e sal até que se forme uma emulsão homogênea e o açúcar tenha se dissolvido totalmente.
  • Combine as duas misturas: Adicione gradualmente os ingredientes secos na emulsão, mexendo delicadamente até que se forme uma mistura homogênea. Por fim, adicione as raspas de laranja.
    bolo de laranja
  • Asse o bolo: Coloque a massa na forma e leve ao forno preaquecido em 180°C por 45 a 50 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado.
    Para saber se o bolo está pronto, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o centro do bolo com a ponta de uma faca ou palito. Se a ponta da faca sair limpa, o bolo está cozido.
  • Desenforme o bolo: Espere que o bolo esfrie um pouco, antes de desenformá-lo. Passe uma faca ao redor do bolo para que se solte completamente da forma e vire-o sobre um prato de bolo ou grade de resfriamento.
    Se desejar, cubra o bolo com uma calda de laranja.

Quer aprender mais receitas de bolo de liquidificador?