Como cortar cebola em cubos

Se você é como boa parte da população brasileira e gosta de cebolas, é bem provável que você tenha que cortá-las quase todos os dias. Apesar de te fazer chorar, cortar cebolas é um ótimo exercício para melhorar suas habilidades com a faca.

Colocamos abaixo dois vídeos que explicam como cortar facilmente a cebola em cubos. Antes de chegarmos neles, um alerta: lembre-se de afiar sua faca; uma faca afiada é mais segura que uma faca cega;

Para cortar a cebola, você precisará de uma faca grande, como uma faca do chef (veja uma lista aqui).

Corte as pontas da cebola, mas cuidado para não tirar toda a base das raízes. É importante deixá-la lá para que a cebola não desmanche.

Corte a cebola ao meio e tira a pela externa da cebola.

Pegue uma das metades e faça diversos cortes até perto da base (lado da raiz). Cuidado para não cortar até o fim.

Esta parte é opcional: faça cortes na horizontal (2 ou 3), também sem chegar na base da cebola.

Agora pique a cebola até próximo da base e pronto!

É mais fácil entender com os vídeos. O primeiro mostra que não é muito necessário corta na horizontal, pois geralmente a cebola já sairá em pedaços pequenos, já que ela é formada por anéis. Os cortes horizontais são trabalhosos e mais perigosos, assim recomendo que você não os faça se não for absolutamente necessário.

No segundo vídeo, Gordon Ramsay corta a cebola também na horizontal. Perceba que até pra ele é um pouco complicado e os dedos ficam expostos. Mas o corte final sai mais bonito.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *