Molho de tomate com tomate em lata

tomate em lata

Molho de tomate com tomate em lata é um molho de tomate realizado com tomates enlatados. Este tomates são a melhor opção quando os tomates frescos não estão no auge da safra que ocorre durante o verão e no começo do outono.

Tipos de tomate em lata

Embora a composição básica do tomate em lata não altere muito: tomate pelado, sal, ácido cítrico – usado como conservante, cloreto de cálcio – adicionado em algumas marcas e tipos com o objetivo de manter a consistência firme, o Cozinha Técnica recomenda que você verifique a lista de ingredientes do tomate em lata que utilizar na preparação da sua receita.

Tomate inteiro em lata

É o tomate pelado inteiro, pré-cozido e embalado em suco de tomate ou purê. É a opção mais versátil e você pode transformá-lo em pedaços grandes, picá-los, colocá-los no liquidificador para preparar polpa e cozinhá-los para preparar purê, molho, etc.

É possível obter um molho de tomate mais cremoso com esta versão, pois a área de superfície em contato com o cloreto de cálcio (quando adicionado) é menor.

tomate pelado em lata
Tomate pelado da marca brasileira Pomarola e da marca italiana Mutti, comercializada em Portugal

Tomate pelado em cubos

É o tomate pelado cortado em cubos, pré-cozido e embalado com suco ou purê de tomate.

É uma boa opção para o molho de tomate pedaçudo, pois a área de contato com o cloreto de cálcio é maior o que mantém o tomate mais firme, mesmo após o cozimento.

Pedaços de tomate em lata
Pedaços de tomate da marca brasileira La Pastina e da marca italiana Mutti, comercializada em Portugal

Polpa de tomate

O tomate pelado é batido num liquidificador ou processador. Há uma grande variação na textura que pode ser mais líquida ou com mais pedaços.

polpa de tomate em lata
Polpa de tomate da marca brasileira Cica e da marca italiana Mutti, comercializada em Portugal

Extrato de tomate

 É a polpa de tomate cozida lentamente. Sua coloração é mais escura, pois é a forma mais concentrada. Em média, possui um quinto do teor de água dos tomates frescos.

É uma ótima opção para engrossar ligeiramente um molho.

extrato de tomate em lata
Polpa de tomate da marca brasileira Elefante e da marca italiana Mutti, comercializada em Portugal

Receita de molho de tomate com tomate em lata

tomate em lata
Imprimir

Molho de tomate com tomate em lata

Rendimento: 500 g de molho de tomate
Refeição Preparações de base
Cozinha Italiana
Preparo 10 minutes
Cozimento 40 minutes
Tempo total 50 minutes

Equipamentos necessários

  • Panela média

Ingredientes

  • 400 g lata de tomate inteiro tipo italiano (1 lata)
  • 340 g lata de polpa de tomate tipo italiano (1 lata)
  • 26 g azeite de oliva ( 30 ml | 2 colheres de sopa)
  • 80 g cebola picada (1 cebola pequena)
  • 6 g dentes de alho (2 dentes)
  • 5 g manjericão (1 ramo)
  • pimenta do reino (opcional)
  • sal a gosto

Modo de preparo

  • Prepare o refogado: Coloque o azeite e a cebola picada numa panela preaquecida. Este procedimento preserva o sabor e o aroma do azeite de oliva. Refogue a cebola até que fique translúcida.
  • Adicione o alho: Quando a cebola começar a ficar translúcida, adicione o alho que pode ser picado, fatiado ou esmagado.
     Você pode controlar o sabor pungente do alho pelo seu formato.
  • Adicione o tomate em lata: Coloque o tomate inteiro e a polpa de tomate no refogado de alho e cebola e cozinhe em fogo médio. O tempo de cocção é determinado pela acidez do tomate, entre 25 minutos a 40 minutos. 

Video

Como é produzido o tomate em lata

A colheita é realizada mecanicamente e a própria colheitadeira faz separação dos tomates vermelhos, tomates verdes e cabos. Os tomates vermelhos são colocados num caminhão de transporte e levados à fábrica de tomates em lata.

Os tomates são lavados e selecionados, somente os tomates grandes e maduros são utilizados. Os demais são utilizados para fabricação e suco.

A pele do tomate é retirada mecanicamente por discos de borracha rotativos e spray de água. Em seguida, os tomates são lavados novamente e cortados. Uma nova seleção manual é realizada para retirada dos pedaços de tomate que não estão totalmente vermelhos.

Em seguida, os tomates cortados são inseridos nas latas, juntamente com o suco de tomate e temperos (quando adicionados). A embalagem é selada e os tomates são pré-cozidos para esterilização.

Por fim, as latas são enviadas para colocação dos rótulos e informações nutricionais.

Especial Molho de Tomate