Muhammara | Pasta de pimentão vermelho com nozes

Muhammara ou mhammara é uma pasta de pimentão vermelho, nozes moídas e especiarias, como o cominho e a páprica. Esta pasta também pode conter alho, suco de limão, melaço de romã ou vinagre e pão ralado ou farinha de rosca.

Acredita-se que a receita de muhammara tenha se originado na Síria, embora seja consumida em todo o Oriente Médio com pão pita ou árabe ou como molho para carnes grelhadas, como kebab. 

Esta pasta faz parte do mezze ou meze, conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais na região Mediterrânica e no Oriente Médio.

Mezze são pequenos pratos ou aperitivos tradicionais na região Mediterrânica e no Oriente Médio

Ingredientes do muhammara

Pimentão

Pimentão (em inglês: bell pepper ou sweet pepper e em francês: poivron) é um vegetal de sabor adocicado e suave que pertence à família das pimentas capsicum annuum. Há diversas cores de pimentão verde (não maduro), amarelo, laranja, vermelho e roxo, sendo o pimentão vermelho o mais adociado.

Este vegetal é rico em pectina, um carboidrato solúvel que é utilizado como agente de endurecimento em compotas e geleias. Quando grelhamos o pimentão, suavizamos as paredes do vegetal que liberta a pectina, produzindo um purê extremamente cremoso.

Pimentão vermelho possui o sabor suave e adocicado

Nozes

Nozes (em inglês: walnut e em francês: noix) é um tipo de fruto seco oleaginoso que possui uma casca dura e grossa que protege o interior da noz. Seu sabor forte  fica excelente em bolos, biscoitos e receitas salgadas, além de adicionar crocância.

Quando moídas, as nozes liberam o seu óleo até se transformarem numa pasta cremosa que espessa a pasta de pimentão.

As nozes ajudam espessar a pasta de pimentão vermelho

Pimenta de Alepo

Pimenta de Alepo (em inglês: Aleppo Pepper ou Halaby pepper e em francês: poivre d’Aleppo) é uma variedade de pimenta da espécie capsicum annuum muito utilizada na cozinha do Oriente Médio e Mediterrâneo. Esta pimenta é transformada num pó sem sementes e seu grau de ardência pela escala Scoville é em torno de 10.000. 

Caso você não encontre esta pimenta, utilize a pimenta calabresa.

A pimenta de Aleppo possui grau de ardência moderado

Receita de Muhammara | Pasta de pimentão vermelho com nozes

Ingredientes

  • 400 g de pimentão vermelho limpo, sem sementes e a costela interior (2 – 3 unidades)
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva de boa qualidade
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1 colher de sopa de melaço de romã (ou suco de limão ou vinagre de vinho tinto ou vinagre balsâmico)
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1/4 de colher de chá de pimenta de Aleppo ou pimenta calabresa
  • 80g (1/3 de xícara) de nozes
  • Sal a gosto

Equipamento

Liquidificador ou processador de alimentos

Modo de fazer

Grelhe ou asse o pimentão vermelho: Coloque o pimentão vermelho sobre a chama de um fogão a gás e grelhe até que toda a casca esteja negra. Utilize uma pinça para virar o pimentão. 
 
Caso você prefira assar, remova o caule, as sementes e a costela interior do pimentão. Em seguida, pincele ou regue o pimentão com azeite de oliva e leve ao forno previamente aquecido em 200°C. Retire quando a pele estiver escura.
 
Descasque o pimentão assado: Espere esfriar e retire a pele carbonizada do pimentão assado com o auxílio de uma faca ou garfo. Geralmente, a pele sai com facilidade.
 
 
Prepare a pasta: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos, até que a textura esteja homogênea.
 
Sirva com azeite de oliva e pão pita ou árabe. O muhammara pode ser mantido sob refrigeração por até 3 dias.

Quer aprender mais sobre culinária do Oriente Médio?