Molho de tomate com tomate em lata

http://cozinhatecnica.com/2016/10/molho-de-tomate-com-tomate-em-lata/
No nosso último post, falamos sobre o molho de tomate fresco. E quando não encontramos bons tomates frescos? Afinal, estão disponíveis apenas no verão e no começo do outono, o auge da safra. Neste caso, a nossa melhor opção é preparar o molho de tomate com tomate em lata. Tomate inteiro, tomate em cubos, polpa de tomate, extrato de tomate, ... há tantas opções que é difícil saber qual é a melhor versão de tomate em lata para o molho de tomate.

Molho de tomate com tomate em lata. Qual a melhor versão?

molho-de-tomate-com-tomate-em-lata Primeiramente, numa lata de tomate encontramos:
  • Tomate pelado, a pele é retirada com vapor ou quimicamente ou mecanicamente;
  • Sal;
  • Ácido cítrico, usado como conservante;
  • Cloreto de cálcio, adicionado em algumas marcas e versões com o objetivo de manter a consistência firme, principalmente da versão picada.
  Tomate inteiro em lata É o tomate pelado inteiro, pré-cozido e embalado em suco de tomate ou purê. É a opção mais versátil e você pode transformá-lo em pedaços grandes, picá-los, colocá-los no liquidificador para preparar polpa e cozinhá-los para preparar purê, molho e etc. É possível obter um molho de tomate mais cremosos com esta versão, pois a área de superfície em contato com o cloreto de cálcio (quando adicionado) é menor. Tomate pelado em cubos É o tomate pelado cortado em cubos, pré-cozido e embalado com suco ou purê de tomate. É uma boa opção para o molho de tomate pedaçudo, pois a área de contato com o cloreto de cálcio é maior o que mantém o tomate mais firme, mesmo após o cozimento. Polpa de tomate O tomate pelado é batido num liquidificador ou processador. Há uma grande variação na textura que pode ser mais líquida ou com mais pedaços. Extrato de tomate  É a polpa de tomate cozida lentamente. Sua coloração é mais escura, pois é a forma mais concentrada. Em média, possui um quinto do teor de água dos tomates frescos. É uma ótima opção para engrossar ligeiramente um molho.  

Receita de molho de tomate com tomate em lata

  • 1 lata de tomate inteiro tipo italiano;
  • 1 lata de polpa de tomate tipo italiano;
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 ramo de manjericão;
  • Pimenta do reino (opcional);
  • Sal a gosto.
Modo de preparo Coloque o azeite e a cebola picada numa panela pré-aquecida. Este procedimento preserva o sabor e o aroma do azeite de oliva. Refogue a cebola até que fique translucida. Neste vídeo, o chef tampa a panela para que cebola cozinhe lentamente sem dourar, o que preserva o sabor e aroma. Em seguida, e refogue o alho que pode ser picado, fatiado ou esmagado. Você pode controlar o sabor pungente do alho pelo seu formato. Coloque o tomate inteiro e a polpa de tomate no refogado de alho e cebola e cozinhe em fogo médio. O tempo de cocção é determinado pela acidez do tomate, entre 25 minutos a 40 minutos. Neste vídeo, o chef recomenda o cozimento longo, em torno de 40 minutos, que carameliza os açúcares naturais da fruta e retira a água. Mas ele menciona a possibilidade de colocar cenoura ou açúcar para reduzir a acidez do molho de tomate com tomate enlatado. Por fim, ele adiciona o manjericão em formato chiffonade, nos últimos 10 - 5 minutos do preparo do molho de tomate com tomate em lata. Este procedimento preserva o aroma do manjericão que é uma erva delicada.  

Molho de tomate com tomate em lata: Como é fabricado o tomate em lata?

A colheita é realizada mecanicamente e a própria colheitadeira faz separação dos tomates vermelhos, tomates verdes e cabos. Os tomates vermelhos são colocados num caminhão de transporte e levados à fábrica de tomates em lata. Os tomates são lavados e selecionados, somente os tomates grandes e maduros são utilizados. Os demais são utilizados para fabricação e suco. A pele do tomate é retirada mecanicamente por discos de borracha rotativos e spray de água. Em seguida, os tomates são lavados novamente e cortados. Uma nova seleção manual é realizada para retirada dos pedaços de tomate que não estão totalmente vermelhos. Em seguida, os tomates cortados são inseridos nas latas, juntamente com o suco de tomate e temperos (quando adicionados). A embalagem é selada e os tomates são pré-cozidos para esterilização. Por fim, as latas são enviadas para colocação dos rótulos e informações nutricionais.

Especial Molho de Tomate

 

Comentários

Molho de tomate com tomate em lata