Muesli 

Muesli | Birchermüesli (em inglês: Swiss muesli ou Overnight oats) é uma receita de origem suíça preparada com flocos de aveia, maçã, iogurte natural sem açúcar, leite ou leite vegetal sem açúcar ou água, uva-passa (opcional), avelãs ou amêndoas e mel (opcional).  Há diversas variações que incluem suco/sumo de maçã, creme de leite/natas, canela, açúcar, outras frutas, etc.

Como pronunciar müesli?

A receita, que é consumida no café da manhã/pequeno almoço ou no jantar, foi criada pelo médico Maximilian Bircher-Benner, no Sanatório Lebendige Kraft, em Zurique, Suíça. Originalmente, o muesli era preparado somente com maçã, flocos de aveia, avelãs, água, suco/sumo de limão e leite condensado. Atualmente, o muesli é muito consumido por pessoas que buscam um estilo de vida saudável.

Ingredientes do muesli

A receita do muesli é muito flexível e alguns ingredientes podem ser substituídos por similares, desde que as proporções da receita sejam respeitadas. Por exemplo: 4 colheres de sopa (25 g) de aveia podem ser substituídas por mistura de cereais (aveia, trigo, centeio, cevada, etc), 2 colheres de sopa (20 g) de avelã podem ser substituídas por 2 colheres de sopa de amêndoas, castanha-do-Pará/ castanha-do-Brasil, nozes, etc.

Maçã

Há diversas variedades que são divididas em 4 grandes grupos: maçãs de mesa ou maçãs para sobremesa, maçãs para culinária, maçãs multiúso (utilizadas para cozinhar e consumo in natura) e maçãs para sidra.

No Brasil e em Portugal, recomendamos a utilização das maçãs multiúso Fuji (vermelha) e Golden Delicious (amarela). Estas maçãs são um pouco mais ácidas que as maçãs de sobremesa, o que equilibra a doçura da receita.  Caso utilize maçãs de sobremesa, tais como Gala, Red Delicious e Pink Lady, pode ser necessário reduzir a quantidade de mel ou açúcar.

Maçã Fuji e Golden Delicious
Maçãs Golden Delicious (amarela) e Fuji (vermelha)

Aveia para o muesli

O muesli é preparado com aveia em flocos grossos – grãos de aveia que foram descascados, cozidos no vapor, prensados por rolos e levemente tostados. Este processo preserva os nutrientes do grão, facilita o cozimento e cria um floco com superfície grande que é capaz de absorver bastante líquido.

Nesta receita, a aveia é demolhada por no mínimo 6 horas, o que melhora a digestibilidade deste cereal. O demolho ajuda a quebrar os amidos e reduzir o ácido fítico (fitato) natural.

Para pessoas com intolerância ao glúten ou celíacas ou que sigam uma dieta específica, certifique-se apenas de utilizar uma aveia que não foi processada em lugares onde se processa ingredientes com glúten.

tipos de aveia
Principais tipos de aveia: Grão de aveia cortado (em inglês: steel cut oats), aveia em flocos grossos (em inglês: rolled oats regular/old fashioned) e aveia em flocos finos (em inglês: rolled oats – quick or instant)
aveia em flocos grossos
Flocos de aveia/ Aveia em flocos grossos

O muesli ganhou tanta popularidade na década de 40 e 50, que surgiram misturas prontas de cereais, frutos secos e frutas secas para facilitar o preparo da receita.

Cereal para muesli
Mistura pronta para muesli da marca inglesa Alpen Muesli e da marca francesa Celnat, comercializadas em Portugal. Estas misturas geralmente contém flocos de aveia, outros cereais (trigo, centeio, cevada, arroz, etc), frutos secos, frutas secas, sementes, etc.

Frutos secos

Esta receita é preparada com amêndoas e uvas passas. Entretanto, as amêndoas podem ser substituída por nozes, castanha-do-Pará/ castanha-do-Brasil, castanha-de-caju, amendoim, pistache, nozes de macadâmia, etc. E as uvas passas, que adicionam doçura, podem ser substituídas por frutas desidratadas como damascos/alperces, cramberries/arandos, mirtilos, figos, maçãs, banana, lascas ou chips de coco, goji, etc.

Mel

Esta receita é preparada com mel, que pode ser substítuido por melaço, xarope de arroz, xarope da flor de cocomaple syrup/ xarope de ácer/ xarope de bordo, etc.

Receita de muesli | Birchermüesli

A nossa receita de muesli possui textura muito cremosa, devido ao demolho da aveia e a adição de iogurte natural sem açúcar ou iogurte grego. Esta receita é uma opção prática e rápida para um café da manhã/pequeno almoço, brunch ou lanche da tarde.

receita de muesli

Muesli | Birchermüesli

Receita de origem suíça preparada com flocos de aveia, maçãs, iogurte natural sem açúcar, leite ou leite vegetal sem açúcar ou água, uva-passa (opcional), avelãs ou amêndoas, mel (opcional) e canela (opcional). 
Rendimento: cerca de 330 g
Preparo 10 mins
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoCafé da manhã
CozinhaSuíça
Serve 2 pessoas

Equipamento

  • Assadeira retangular com 20 x 15 x 5 cm ou similar (opcional)
  • Balança de cozinha (opcional)
  • Espátula de silicone ou similar
  • Faca de chef ou similar (opcional)
  • Papel manteiga (opcional)
  • Ralador
  • Tigela média ou recipiente medidor de líquido em vidro
  • Tábua de corte (opcional)
  • 2 recipientes médios com capacidade para 200 ml (cada)

Ingredientes
  

  • 25 g de aveia em flocos grossos (4 colheres de sopa)
  • 100 g de maçãs Fuji (vermelha) ou Golden Delicious (amarela) (uma maçã pequena)
  • 75 g de leite ou leite vegetal sem açúcar ou água (1/4 de xícara + 1 colher de sopa)
  • 100 g de iogurte natural sem açúcar ou iogurte grego sem açúcar (120 ml | 1/2 xícara)
  • 20 g de amêndoas ou avelãs (2 colheres de sopa)
  • 10 g de uva passas escuras (1 colher de sopa)
  • 6 g de mel (opcional) (1 colher de chá)
  • 0,5 g de canela (opcional) (1 pitada)

Instruções de Preparo
 

Pré-preparo do Muesli (noite anterior)

  • Prepare o forno: ligue o forno em 150° C e ajuste a grade para a posição do centro.
  • Toste as amêndoas (opcional): Forre uma assadeira com uma folha de papel manteiga. Em seguida, coloque as amêndoas sobre o papel manteiga e toste-as em forno preaquecido por 15 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e guarde em recipiente hermético até o dia seguinte.
    Esta etapa é opcional, mas as amêndoas levemente tostadas são mais saborosas que as amêndoas cruas.
    Muesli
  • Prepare a aveia: Em uma tigela média ou recipiente medidor de líquido em vidro, adicione a aveia e o leite ou leite vegetal sem açúcar ou água. Misture bem, cubra e leve para a geladeira/ frigorífico pelo período de 6 a 12 horas.
    Não adicione os demais ingredientes nesta etapa

Preparo do muesli

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    Lave e seque a maçã. Reserve.
    Muesli
  • Misture todos os ingredientes: Retire a aveia hidratada da geladeira/ frigorífico e adicione as amêndoas, uva passa, iogurte natural sem açúcar, mel (opcional) e canela (opcional). Misture bem. Reserve.
    É possível utilizar um iogurte desnatado/ magro, mas a receita não terá a mesma cremosidade.
    Muesli
  • Rale a maçã: Corte a maçã pela metade, retire as sementes e o cabo. Em seguida, rale-a sem retirar a casa.
    Muesli
  • Adicione a maçã: Adicione a maçã ralada na mistura dos ingredientes e mexa bem.
    Como a doçura da maçã pode variar, prove a receita e, se necessário, ajuste o mel ou açúcar.
    Muesli
  • Sirva: Divida o muesli em dois recipientes médios e decore com frutas frescas, compotas, frutos secos, etc.
    Muesli

Video

O muesli é tão popular na Suíça que várias empresas lançaram uma versão pronta para facilitar a vida das pessoas com pressa. Inclusive, há empresas que preparam o muesli em diversos sabores.

bircher muesli
Birchermüesli da sofisticada confeitaria suíça Sprüngli e da empresa suíça Emmi

Quer aprender a preparar outras receita para o café da manhã/ pequeno almoço?