Bolo de chocolate simples (em inglês: simple chocolat cake e em francês: gâteau simple au chocolat) é uma receita preparada com farinha de trigo, cacau em pó, óleo vegetal, leite, ovos, açúcar, fermento químico.
Este bolo pertence à categoria de bolos levedados com óleo vegetal, elaborados pelo método muffin. Este método consiste em 3 passos bem definidos: primeiramente a elaboração de uma mistura de ingredientes secos, em seguida a elaboração de uma emulsão com ingredientes úmidos. Por fim, as duas misturas são combinadas e mexidas muito brevemente para evitar a formação do glúten.
A receita de bolo de chocolate simples é excelente para festas infantis, principalmente com cobertura de brigadeiro ou ganache de chocolate.
Ingredientes para o bolo de chocolate simples
Uma boa receita de bolo é o resultado do equilíbrio e da proporção correta dos ingredientes principais: farinha de trigo, ovos, açúcar e gordura (óleo vegetal ou manteiga).
Cada ingrediente tem uma função. A farinha de trigo e os ovos são os principais ingredientes construtores de estrutura, mas retiram a umidade da massa. Por outro lado, a gordura e o açúcar proporcionam maciez e umidade, mas fragilizam a estrutura.
O cacau em pó substitui uma parte da farinha de trigo, pois este ingrediente possui grande quantidade de amido, ou seja, também é um construtor de estrutura. Se adicionarmos o cacau em pó sem alterar a quantidade de farinha, o bolo ficará muito seco.
Farinha de trigo para o bolo de chocolate simples
Farinha de trigo de uso geral ou farinha comum ou farinha branca é produzida a partir de uma mistura de trigo duro e mole, este tipo de farinha tem um teor de proteína/glúten e amido “médio”, o que a torna adequada tanto para pães quanto para bolos caseiros. No Brasil é a farinha tradicional tipo 1, enquanto em Portugal é a farinha T65 (para todos os usos culinários).
Farinha de trigo branca T65 da marca portuguesa Nacional e farinha de trigo tipo 1 da marca brasileira Dona Benta
Em Portugal, há a farinha para bolo que é mais fina do que farinha de trigo de uso geral, pois é produzida inteiramente de trigo mole. Devido ao seu baixo teor de glúten, é especialmente adequada para bolos, pães rápidos, muffins e biscoitos.
Farinha de trigo T45 da marca portuguesa Branca de Neve e T55 marca portuguesa Nacional
Cacau em pó
Os grãos de cacau são fermentados, moídos e torrados para a formação dos nibs de cacau. Em seguida, a manteiga de cacau é extraída, e a parte sólida restante é moida, produzindo o cacau em pó. Este pó é naturalmente ácido.
Cacau em pó da marca Nestlé, vendido no Brasil e da marca portuguesa Pantagruel que possui 10% de manteiga de cacau
O cacau varia muito sabor, dependendo do tipo de grão, de onde foi cultivado, da qualidade, do tempo de fermentação, da torração e da porcentagem de manteiga de cacau. Além disso, algumas marcas são alcalinizadas, ou seja, passaram por um processo de neutralização da acidez.
Este tipo de cacau em pó é mais escuro e geralmente contém um teor de manteiga de cacau mais elevado, o que resulta num bolo mais úmido e mais escuro.
Cacau em pó alcalino da marca brasileira Melken e da marca americana Ghirardelli
Chocolate em pó é adicionado de açúcar, sendo que a quantidade de açúcar pode variar bastante dependendo da marca utilizada. Quando utilizamos o chocolate em pó, geralmente é necessário ajustar a quantidade de açúcar da receita, por isso verifique sempre a composição e lista de ingredientes de um chocolate em pó. Algumas marcas adicionam aromatizantes, como a baunilha.
Achocolatados são produtos, no qual há a presença de chocolate, geralmente abaixo de 30% e muito açúcar, geralmente acima de 60%. Estes produtos podem incluir uma série de aditivos, incluindo leite em pó, conservantes, etc. O Cozinha técnica não recomenda a utilização destes produtos na confeitaria/pastelaria.
Açúcar
Açúcar granulado ou açúcar branco ou açúcar refinado é o açúcar refinado com grãos pequenos, em torno de 0,5 mm de diâmetro, no qual todo o melaço foi retirado, seu teor de sacarose é de 99,9%.
Açúcar refinado da marca brasileira União e da marca portuguesa Sidul
Óleo vegetal
Bolos preparados com óleo vegetal possuem textura superior à textura dos bolos amanteigados, pois o óleo vegetal atua mais rapidamente do que a manteiga para revestir a farinha de trigo e evitar a formação de glúten. Além disso, o óleo adiciona umidade à massa e maciez, mesmo em bolos refrigerados.
Devido ao seu sabor neutro, o óleo é especialmente interessante em bolos aromatizados e em bolos de chocolate que tendem a ser mais secos.
O óleo de canola, girassol e milho possuem sabor neutro, por isso são excelentes para receitas de bolo
Fermento químico
Fermento químico ou fermento em pó químico é um agente de fermentação completo. Isso significa que este tipo de fermento contém tanto a base (bicarbonato de sódio) quanto o ácido necessário para criar a reação química que fará com que a massa cresça. A base e o ácido são impedidos de reagir prematuramente pela inclusão na fórmula de uma barreira, tal como o amido de milho. Quando combinado com um líquido (normalmente água ou leite), o bicarbonato de sódio e os sais ácidos reagem para produzir dióxido de carbono gasoso.
Fermento químico da marca brasileira Dona Benta e da marca americana Royal, comercializada no Brasil e em Portugal
Receita de bolo de chocolate simples
A nossa receita de bolo de chocolate simples é muito fácil e rápida de ser preparada.

Bolo de chocolate simples
Equipamento
- Balança de cozinha
- Batedor fouet ou colher de pau
- Espátula de silicone (opcional)
- Grade de resfriamento (opcional)
- Forma tubo com 20 x 8 cm ou bundt 23 x 7 cm ou forma rendonda com 23 x 5 cm
- Peneira fina
- Tigela média
- Tigela grande
Ingredientes
Bolo simples de chocolate
- 270 g de farinha de trigo (2 xícaras +1/3 xícara)
- 360 g de açúcar granulado (2 xícaras)
- 50 g de cacau em pó (2/4 xícara)
- 4 ovos médios
- 170 g de óleo vegetal (180 ml | 3/4 xícara)
- 240 g de leite integral ou semidesnatado (1 xícara)
- 15 g de fermento em pó (1 colher de sopa)
Para untar a forma
- 15 g de manteiga sem sal (1 colher de sopa)
- 16 g de cacau em pó (2 colheres de sopa)
Instruções de Preparo
- Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.
- Prepare a forma (untar): Passe a manteiga sobre toda a superfície da forma, em seguida polvilhe e chacoalhe o cacau em pó de maneira que toda a superfície da forma esteja coberta. Por fim, bata sobre uma superfície para retirar o excesso.
- Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita.Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Faça a mistura com os ingredientes secos: Em uma tigela média, adicione a farinha de trigo, cacau em pó e o fermento químico e peneire-os com uma peneira fina. Repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
- Faça a emulsão: Em uma tigela grande, bata os ovos, óleo vegetal, leite e açúcar até que se forme uma emulsão homogênea e o açúcar tenha se dissolvido totalmente.
- Combine as duas misturas: Adicione gradualmente os ingredientes secos na emulsão, mexendo delicadamente até que se forme uma mistura homogênea.
- Asse o bolo: Coloque a massa na forma e leve ao forno preaquecido em 180°C por 45 a 50 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado.Para saber se o bolo está pronto, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o centro do bolo com a ponta de uma faca ou palito. Se a ponta da faca sair limpa, o bolo está cozido.
- Desenforme o bolo: Espere que o bolo esfrie um pouco, antes de desenformá-lo. Passe uma faca ao redor do bolo para que se solte completamente da forma e vire-o sobre um prato de bolo ou grade de resfriamento.
Video
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria