Bolo de fubá é uma receita brasileira preparada com fubá/farinha de milho, farinha de trigo, óleo vegetal, ovos, açúcar, leite, sementes de erva-doce (opcional), fermento em pó e sal.
Este bolo, de origem incerta, provavelmente nasceu da fusão das tradições culinárias indígenas, africanas e européias.
O Museu da Imigração em São Paulo, na exposição Migração à mesa – 2016, reuniu cadernos de receitas antigos e o bolo de fubá era uma das receitas mais presentes nestes cadernos. Estas receitas de bolo de fubá tradicional são preparadas a partir de um angu e não há a adição de farinha de trigo.
Caderno com receita de bolo de fubá mimoso da coleção do Museu da Imigração, em São Paulo.
No livro O Cozinheiro Nacional, de 1860, há uma receita de Cuscuz de Seminário que combina o fubá com erva-doce.
O Cozinheiro Nacional, publicado em 1860, inclui uma receita de Cuscuz de Seminário que combina o fubá com erva-doce.
Ingredientes do bolo de fubá
Uma boa receita de bolo é o resultado do equilíbrio e da proporção correta dos ingredientes principais: farinha (de milho e de trigo), ovos, açúcar e gordura (óleo vegetal ou manteiga).
Cada ingrediente tem uma função. A farinha e os ovos são os principais ingredientes construtores de estrutura, mas retiram a umidade da massa. Por outro lado, a gordura e o açúcar proporcionam maciez e umidade, mas fragilizam a estrutura.
Fubá | Farinha de milho
Fubá/farinha de milho média é uma farinha obtida pela moagem do grão de milho amarelo e degerminado. Os grãos desta farinha possuem até 0,2 mm de diâmetro. Esta farinha absorve água e cozinha mais rápido que a sêmola, por isso é utilizada na preparação de pães, polenta, biscoitos, bolos, muffins e para empanar preparações assadas e fritas.
Fubá/farinha de milho da marca brasileira Moinho Jaraguá e da marca portuguesa Espiga
Os bolos preparados com fubá/farinha de milho possuem um miolo com textura mais uniforme que os bolos preparados com farinha de trigo. Esta massa não formará túneis, devido à ausência de glúten. Na receita abaixo, utilizamos uma quantidade pequena de farinha de trigo, por isso os túneis serão menores, pois haverá um pequeno desenvolvimento de glúten.
A farinha de milho/fubá previne a formação de tunéis na massa do bolo, devido à ausência de glúten.
Óleo vegetal
O óleo vegetal adiciona umidade à massa e maciez, mesmo em bolos refrigerados, o que é especialmente importante em bolos de fubá que tendem a ser mais secos.
Os óleos vegetais, produzidos com a canola, o girassol e o milho, possuem sabor neutro, por isso são excelentes para receitas de bolo.
Receita de bolo de fubá
Esta receita de bolo de fubá é uma modernização da receita tradicional. É muito popular pela facilidade do preparo, pois utiliza o método muffin.
Este método consiste em 3 passos bem definidos: primeiramente a elaboração de uma mistura de ingredientes secos, em seguida a elaboração de uma emulsão com ingredientes úmidos. Por fim, as duas misturas são combinadas.

Bolo de fubá
Equipamento
- Balança de cozinha
- Batedor/ fouet ou liquidificador
- Espátula de silicone (opcional)
- Grade de resfriamento (opcional)
- Forma tubo com 20 x 8 cm ou bundt 23 x 8 cm ou forma rendonda com 23 x 5 cm
- Peneira fina
- Tigela grande
- Tigela média
Ingredientes
- 240 g de fubá/ farinha de milho média (2 xícaras)
- 120 g de farinha de trigo (1 xícara)
- 360 g de açúcar granulado (2 xícaras)
- 4 ovos médios
- 240 g de leite integral/gordo ou semidesnatado/meio gordo (1 xícara)
- 160 g de óleo vegetal (180 ml | 3/4 xícara)
- 15 g de fermento em pó (1 colher de sopa)
- 15 g sementes de erva-doce (opcional) (2 colheres de sopa)
- 1 g de sal (1/4 colher de chá)
Para untar a forma
- 15 g de manteiga ou margarina sem sal (1 colher de sopa)
- 18 g de fubá/ farinha de milho (2 colheres de sopa)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.
- Prepare a forma (untar): Passe a manteiga ou margarina sobre toda a superfície da forma, em seguida polvilhe e chacoalhe o fubá/ farinha de milho de maneira que toda a superfície da forma esteja coberta. Por fim, bata sobre uma superfície para retirar o excesso.
- Prepare os ingredientes secos: Em uma tigela média, adicione o fubá/ farinha de milho e farinha de trigo peneirada com fermento em pó. Repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
- Faça a emulsão: Em uma tigela grande ou no liquidificador, bata os ovos, óleo vegetal, leite, açúcar e sal até que se forme uma emulsão homogênea e o açúcar tenha se dissolvido totalmente.
- Combine as duas misturas: Adicione gradualmente os ingredientes secos na emulsão, mexendo delicadamente até que se forme uma mistura homogênea
- Adicione as sementes de erva-doce: Quando a massa do bolo estiver homogênea, adicione as sementes de erva-doce e misture.
- Asse o bolo: Coloque a massa na forma e leve ao forno preaquecido em 180°C por 45 a 50 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado.Para saber se o bolo está pronto, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o centro do bolo com a ponta de uma faca ou palito. Se a ponta da faca sair limpa, o bolo está cozido.
- Desenforme o bolo: Espere que o bolo esfrie um pouco, antes de desenformá-lo. Passe uma faca ao redor do bolo para que se solte completamente da forma e vire-o sobre um prato de bolo ou grade de resfriamento.
Video
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria