Mingau de Aveia | Papas de Aveia

Mingau de aveia/ papas de aveia (em inglês: oat porridge ou oatmeal porridge) é uma receita preparada com aveia, água e/ou leite ou leite vegetal, açúcar (opcional) e sal.

Esta receita, que é consumida desde a pré-história, é tradicional no Reino Unido e países nórdicos, onde é geralmente servida no café da manhã/ pequeno almoço acompanhado de frutas frescas, frutos secos, especiarias, etc.

Ingredientes para o mingau de aveia

Aveia

O mingau de aveia pode ser preparado com qualquer tipo de aveia, entretanto haverá diferença no tempo de cozimento e na textura. Os grãos de aveia cortados podem levar até 30 minutos para cozer, enquanto a aveia em flocos finos leva apenas 5 minutos para ficar pronta.

tipos de aveia
Principais tipos de aveia: Grão de aveia cortado (em inglês: steel cut oats ou Irish oats ou pinhead oats), aveia em flocos grossos (em inglês: rolled oatsregular/old fashioned) e aveia em flocos finos (em inglês: rolled oats – quick or instant)
tipos de aveia
Tipos de aveia da empresa Quaker que são comercializados no Brasil: Aveia em Flocos, Aveia em Flocos Finos e Farelo de Aveia.
tipos de aveia
Tipos de aveia da empresa Cem por Cento que são comercializados em Portugal: Aveia em Flocos Grossos, Aveia em Flocos Finos e Farelo de Aveia.

[/caption]

Na Irlanda, o mingau de aveia é tradicionalmente preparado com os grãos de aveia cortados (em inglês: steel cut oats ou Irish oats ou pinhead oats). Este tipo de grão é geralmente demolhado durante a noite para reduzir o tempo de preparo.

Na Escócia, onde há um concurso anual que elege o melhor mingau de aveia, o World Porridge Making Championships, os grãos de aveia são tradicionalmente moídos em moinhos de pedra (em inglês: Scottish oatmeal). Neste concurso é proibido utilizar flocos de aveia ou tostar os grãos de aveia.

tipos de aveia

Tipos de aveia da marca americana Bob´s Red Mill: Scottish Oatmeal, Steel Cut Oats, Rolled Oats e Rolled Oats – Quick Cooking

É possível preparar esta receita sem glúten desde que se utilize uma aveia sem glúten, ou seja, que não foi processada em lugares onde se processa ingredientes com glúten.

Água ou leite

As receitas mais tradicionais de mingau de aveia/ papas de aveia são preparadas com água e/ou leite, mas é possível substituí-los por leite vegetal. O importante é respeitar a proporção de aveia para líquido, desta forma, o mingau ficará cremoso.

Quando o mingau é preparado com água, geralmente adiciona-se um pouco de leite frio no mingau já pronto. Também pode-se combinar 50% de água e 50% de leite integral/gordo para o cozimento do mingau/papas de aveia. O leite adiciona cremosidade ao mingau.

Receita de mingau de aveia / papas de aveia

Mingau de Aveia | Papas de Aveia

Receita preparada com aveia, água e/ou leite ou leite vegetal, açúcar (opcional) e sal.
Preparo 5 mins
Tempo de Cozimento 5 mins
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoCafé da manhã
CozinhaBritânica, Vegetariana
Serve 1 pessoa

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Espátula de silicone ou similar
  • Panela pequena
  • Tigela pequena para servir o mingau/ papas de aveia

Ingredientes
  

  • 30 g de flocos/ flocos grossos de aveia (5 colheres de sopa)
  • 240 g de leite integral/gordo ou semidesnatado/meio gordo ou leite vegetal (240 ml | 1 xícara)
  • 0,5 g de sal fino uma pitada
  • 6 g de açúcar mascavo (opcional) (1 colher de chá)
  • 5 g de nozes ou similar (opcional) (3 unidades)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    mingau de aveia
  • Misture os ingredientes: Em uma panela pequena, adicione os flocos de aveia, leite ou leite vegetal e o sal.
    mingau de aveia
  • Cozinhe a mistura: Leve a panela com a mistura dos ingredientes para cozinhar em fogo médio/alto até que o líquido entre em ebulição. Em seguida, abaixe o fogo para médio/ baixo e cozinhe até que os flocos de aveia tenham absorvido a maior parte do líquido e o mingau esteja cremoso, cerca de 5 a 7 minutos. Mexa o mingau/ papas constantemente.
    mingau de aveia
  • Sirva o mingau/papas de aveia: Quando o mingau estiver cremoso, retire do fogo e coloque-o em uma tigela pequena. Polvilhe o mingau/papas com o açúcar mascavo e decore com as nozes.
    É possível também adicionar frutas frescas, outros frutos secos, especiarias, mel, maple syrup/ xarope de ácer, açúcar de coco, etc.

Video

Quer aprender a preparar outras receitas com aveia?