Arroz integral soltinho

Arroz integral soltinho é uma receita preparada por um método de cozimento no fogo ou forno com gordura e temperos, chamado pilaf. 

O método pilaf (em francês: pilaf ou riz au gras e em inglês: pilaf-method ou pilau-method) é indicado para arroz integral do tipo grão longo que será enriquecido com carne, frango, leguminosas, legumes ou castanhas e como acompanhamento neutro.

O arroz integral cozido pelo método pilaf (esquerda) ganha uma tonalidade levemente mais escura, pois os grãos são tostados. O arroz integral simples (direita) é um pouco mais claro.

Ingrediente para o arroz integral soltinho

Arroz integral grão longo

Arroz integral é grão de arroz descascado, composto do endosperma, germe e farelo. Este arroz possui tempo de cozimento longo, mas retém todos os nutrientes e o sabor, por isso deve ser mantido sob refrigeração. Todos os tipos de arroz (classes e variedades) podem ser encontrados na versão integral, exceto o arroz selvagem.

Embora possa ser utilizado para arroz de grão médio, não produzirá o mesmo resultado, pois cada tipo de arroz possui características distintas, como: teor de amido, forma e tamanho (grãos longos, grãos médios ou grãos curtos).

Arroz integral de grão longo e arroz integral cateto de grão curto da marca brasileira Camil

Técnica para o preparo de arroz integral soltinho

Demolho do grão de arroz

O tempo de cozimento do arroz integral varia bastante conforme o tipo e o fabricante do arroz, sendo que alguns possuem tempo de cozimento de 45 a 60 minutos. Neste caso, o Cozinha Técnica recomenda demolhar o arroz integral em água por um período de 6 a 8 horas para reduzir o tempo de cocção.

O demolho do arroz integral diminui o tempo de cozimento

Proporção de arroz integral e água

Todos tipos de arroz absorvem água na proporção de 1:1, ou seja, 1 xícara de arroz absorve 1 xícara de água, o restante da água é evaporada no processo de cozimento.

Na receita de arroz integral – método pilaf utilizamos 1 xícara de arroz e 1 3/4 xícaras de água (420ml). Se aumentarmos a quantidade para 2 xícaras de arroz, iremos utilizar 2 3/4 xícaras de água (660 ml), ou seja, a quantidade de água que evaporará durante o cozimento não será alterada quando utilizamos a mesma panela e a mesma temperatura de cozimento.

No vídeo abaixo, do canal America´s Test Kitchen, o chef Dan demonstra como funciona a proporção de arroz e água no método pilaf. Além disso, ele dá uma dica para medir a quantidade de água para o cozimento do arroz que funciona para muitas pessoas: a quantidade de água sobre o arroz deve ter a mesma medida que o tamanho da primeira falange do dedo indicador da mão.

Receita de arroz integral soltinho | método pilaf

arroz integral pilaf

Arroz integral soltinho

RefeiçãoAcompanhamento
Serve 2 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Guardanapo em pano limpo
  • Medidor para líquidos em vidro
  • Panela com tampa de 20 cm de diâmetro

Ingredientes
  

  • 200 g de arroz integral grão longo (1 xícara)
  • 420 g de água filtrada em temperatura ambiente (420 ml | 1 3/4 xícaras)
  • Sal a gosto

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
  • Aqueça a água: Aqueça a água filtrada em um recipiente medidor de líquidos. A água pode ser substituída por caldo de galinha ou caldo de legumes.
    agua quente
  • Refogue a cebola: Numa panela com 20 cm de diâmetro, aqueça o óleo ou azeite de oliva ou manteiga. Em seguida, adicione a cebola e refogue até que esteja translúcida.
    arroz integral pilaf
  • Toste o arroz: Adicione o arroz integral e toste até que as pontas dos grãos de arroz fiquem levemente translúcidas. O arroz terá um aroma que lembra castanhas.
    arroz integral pilaf
  • Adicione a água quente: Adicione o líquido quente, mexa para dispersar e cozinhe no fogo com a panela tampada até que o arroz esteja macio e o líquido seja absorvido, em torno de 20 minutos. É extremamente importante que a tampa tenha uma boa vedação para que o vapor fique retido e o arroz cozinhe de forma uniforme
    O tempo de cozimento varia bastante conforme o tipo de arroz integral e o fabricante, recomendamos que verifique as instruções na embalagem e prove o arroz antes de finalizar o cozimento. A embalagem do arroz utilizado nesta receita indicava o tempo de cozimento entre 18 a 22 minutos.
    arroz integral pilaf
  • Finalize o arroz: Em seguida, retire do fogo e deixe descansar por 5 a 10 minutos com um guardanapo de pano limpo entre a tampa e a panela. Este pano absorve o vapor excedente e previne que o arroz torne-se demasiadamente macio
    arroz integral pilaf
  • Libere o vapor do arroz: Por fim, remova a tampa e mexa o arroz com um garfo para soltar os grãos e liberar o vapor retido entre os grãos de arroz.
    arroz integral pilaf
  • Sirva: Sirva o arroz imediatamente ou refrigere por até 1 dia.
    arroz integral pilaf

Dicas para servir arroz com segurança

O arroz cru pode conter esporos, células reprodutoras com capacidade de resistir ao calor e à dessecação (retirada da umidade), da bacteria Bacillus cereus. Em temperatura ambiente, estes esporos encontram as condições ideais para se transformarem em bactérias, se multiplicarem e produzirem toxinas que provocam intoxicações alimentares.

NKS – National Health Service, do Reino Unido preparou as recomendações abaixo para servir arroz com segurança.

  • Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
  • O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
  • O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
  • Não reaqueça o arroz mais de uma vez.

Quer aprender mais sobre culinária?