Para fazer a pipoca salgada perfeita, é importante que todos os grãos de milho estejam à mesma temperatura. Caso contrário, alguns grãos irão queimar e outros nem sequer irão estourar.
Para atingirmos um resultado ótimo, recomendamos preaquecer o óleo e colocar a pipoca no óleo fora do fogo e esperar. Assim todos os grãos de milho atingirão a temperatura de estourar ao mesmo tempo e evitamos que alguns fiquem queimados ou não estourem.

Pipoca Salgada
Equipamento
- Panela grande com tampa
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal, azeite de oliva ou manteiga clarificada (ghee)
- 1/3 xícara de milho para pipoca
Instruções de Preparo
- Coloque a panela no fogo médio e esquente 3-5 grãos de milho no óleo ou manteiga clarificada. Não use manteiga comum, pois ela irá queimar.
- Quando os grãos de milho de teste estourarem, retire a panela do fogo. Retire os grãos de milho usados inicialmente e adicione 1/3 de xícara de milho para pipoca.
- Cubra a panela e espere 30 segundos antes de recolocar a panela no fogo. Isso fará com que todos os grãos de milho esquentem por igual.
- Retorne a panela ao fogo e mexa de vez em quando enquanto os milhos estouram. Abra a tampa algumas vezes enquanto a pipoca estoura para que ela não perca a crocância por causa do excesso de vapor.
- Retire do fogo quando o tempo entre estouros estiver em mais de 2 segundos.
Por que este método funciona?
O pré-aquecimento do óleo com alguns “grãos de teste” indica quando o óleo atingiu a temperatura ideal de estouro da pipoca (em torno de 190 graus Celsius). E a espera de 30 segundos fora do fogo permite que todos os grãos aqueçam gradualmente à mesma temperatura – para que eles depois estourem quase simultaneamente.
Por que a pipoca estoura?
O milho de pipoca é composto de uma casca muito dura e impermeável, e um interior de amido. O interior tem uma certa quantidade de água e óleo. Quando aquecido, o milho vira uma mini panela de pressão, pois o conteúdo de água e óleo internos viram vapor e a casca impermeável tenta impedir que esse vapor escape.
O interior de amido, que também é duro, vira uma gelatina e acaba ficando maleável. A cerca de 180-190 graus Celsius, a casca não suporta mais a pressão e se rompe. Quando a casca se rompe o amido e as proteínas se expandem rapidamente, virando uma espuma aerada, parecida com um isopor (a parte branca da pipoca).
Algumas variedades, quando esfriam, formam uma camada crocante, deixando a pipoca ainda mais apetitosa.
Produtores usam duas medidas para avaliar se um milho pipoca é de boa qualidade: qual porcentagem do milho estoura e quanto cada milho expande após estourar. Exatamente como nós, consumidores, avaliamos se a nossa pipoca ficou boa.
Erros mais comuns ao preparar a pipoca
Óleo muito quente
A temperatura para que o milho estoure é de 180 a 190 graus Celsius. Temperaturas acima disso apenas farão com que alguns grãos estourem muito antes e essa pipoca que estourou antes acabará por queimar. Outra vantagem de usar uma temperatura mais baixa é que é possível utilizar azeite de oliva.
Panela com fundo fino
A panela ideal terá fundo grosso. O fundo grosso permite uma melhor distribuição de calor, fazendo com que todos os grão de pipoca esquentem em simultâneo
Tampa fechada todo o tempo
É importante abrir a tampa da panela algumas vezes para que a pipoca não perca a crocância por causa do excesso de vapor.
Grão de baixa qualidade
O milho para pipoca ideal tem cerca de 14% de umidade interna. Se o milho não estiver estourando bem, pode ser que o milho tenha insuficiente umidade interna
Colocar sal antes de pronto
O sal, quando colocado antes, aparentemente endurece a pipoca
Utilizar manteiga comum para esquentar a pipoca
A manteiga (derretida) deve ser colocada depois que a pipoca estiver pronta. A manteiga tem sólidos que queimam em alta temperatura, e deixarão a pipoca queimada. Se for utilizar manteiga, utiliza manteiga clarificada ou ghee para preparar a pipoca.