Pipoca salgada

pipoca salgada

Para fazer a pipoca salgada perfeita, é importante que todos os grãos de milho estejam à mesma temperatura. Caso contrário, alguns grãos irão queimar e outros nem sequer irão estourar.

Para atingirmos um resultado ótimo, recomendamos preaquecer o óleo e colocar a pipoca no óleo fora do fogo e esperar. Assim todos os grãos de milho atingirão a temperatura de estourar ao mesmo tempo e evitamos que alguns fiquem queimados ou não estourem.

pipoca salgada
Imprimir

Pipoca Salgada

Para que todo o milho estoure ao mesmo tempo e para que nenhum queime ou fique sem estourar, é importante que todos os grãos estejam à mesma temperatura.
Refeição Petiscos
Cozinha Americana
Tempo total 10 minutes
Serve 2 pessoas

Equipamentos necessários

  • Panela grande com tampa

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal, azeite de oliva ou manteiga clarificada (ghee)
  • 1/3 xícara de milho para pipoca

Modo de preparo

  • Coloque a panela no fogo médio e esquente 3-5 grãos de milho no óleo ou manteiga clarificada. Não use manteiga comum, pois ela irá queimar.
  • Quando os grãos de milho de teste estourarem, retire a panela do fogo. Retire os grãos de milho usados inicialmente e adicione 1/3 de xícara de milho para pipoca.
  • Cubra a panela e espere 30 segundos antes de recolocar a panela no fogo. Isso fará com que todos os grãos de milho esquentem por igual.
  • Retorne a panela ao fogo e mexa de vez em quando enquanto os milhos estouram. Abra a tampa algumas vezes enquanto a pipoca estoura para que ela não perca a crocância por causa do excesso de vapor.
  • Retire do fogo quando o tempo entre estouros estiver em mais de 2 segundos.

Informações adicionais

Por que este método funciona?

O pré-aquecimento do óleo com alguns “grãos de teste” indica quando o óleo atingiu a temperatura ideal de estouro da pipoca (em torno de 190 graus Celsius). E a espera de 30 segundos fora do fogo permite que todos os grãos aqueçam gradualmente à mesma temperatura – para que eles depois estourem quase simultaneamente.

Por que a pipoca estoura?

O milho de pipoca é composto de uma casca muito dura e impermeável, e um interior de amido. O interior tem uma certa quantidade de água e óleo. Quando aquecido, o milho vira uma mini panela de pressão, pois o conteúdo de água e óleo internos viram vapor e a casca impermeável tenta impedir que esse vapor escape.

O interior de amido, que também é duro, vira uma gelatina e acaba ficando maleável. A cerca de 180-190 graus Celsius, a casca não suporta mais a pressão e se rompe. Quando a casca se rompe o amido e as proteínas se expandem rapidamente, virando uma espuma aerada, parecida com um isopor (a parte branca da pipoca).

Algumas variedades, quando esfriam, formam uma camada crocante, deixando a pipoca ainda mais apetitosa.

Produtores usam duas medidas para avaliar se um milho pipoca é de boa qualidade: qual porcentagem do milho estoura e quanto cada milho expande após estourar. Exatamente como nós, consumidores, avaliamos se a nossa pipoca ficou boa.

Erros mais comuns ao preparar a pipoca

Óleo muito quente

A temperatura para que o milho estoure é de 180 a 190 graus Celsius. Temperaturas acima disso apenas farão com que alguns grãos estourem muito antes e essa pipoca que estourou antes acabará por queimar. Outra vantagem de usar uma temperatura mais baixa é que é possível utilizar azeite de oliva.

Panela com fundo fino

A panela ideal terá fundo grosso. O fundo grosso permite uma melhor distribuição de calor, fazendo com que todos os grão de pipoca esquentem em simultâneo

Tampa fechada todo o tempo

É importante abrir a tampa da panela algumas vezes para que a pipoca não perca a crocância por causa do excesso de vapor.

Grão de baixa qualidade

O milho para pipoca ideal tem cerca de 14% de umidade interna. Se o milho não estiver estourando bem, pode ser que o milho tenha insuficiente umidade interna

Colocar sal antes de pronto

O sal, quando colocado antes, aparentemente endurece a pipoca

Utilizar manteiga comum para esquentar a pipoca

A manteiga (derretida) deve ser colocada depois que a pipoca estiver pronta. A manteiga tem sólidos que queimam em alta temperatura, e deixarão a pipoca queimada. Se for utilizar manteiga, utiliza manteiga clarificada ou ghee para preparar a pipoca.