Tipos de grão-de-bico | Grão-de-bico

Grão-de-bico ou grão (em inglês: chick pea ou garbanzo e em francês: pois chiche) é uma leguminosa popular na culinária do Mediterrâneo, Oriente Médio e Índia. Esta leguminosa se destaca pela alta quantidade de óleo por peso, cerca de 5%, enquanto as demais leguminosas possuem entre 1% e 2% de óleo por peso.

Tipos de grão-de-bico

Existem dois principais tipos de grão-de-bico: a variedade desi e kabuli

Grão-de bico-kabuli

A variedade de grão-de-bico kabuli que é muito consumida na região Mediterrânica e no Oriente Médio, possui coloração bege e uma casca fina e leve.

A farinha de grão-de-bico ou besan é produzida com esta variedade de grão-de-bico.

Grão-de-bico kabuli

Grão-de-bico desi

A variedade de grão-de-bico desi é muito cultivada na Ásia, Irã, Etiópia e México. Possui coloração escura, uma casca espessa e dura e um tamanho pequeno. 

Grão-de-bico desi

Como cozinhar grão-de-bico?

Como a maioria das leguminosas secas, o grão-de-bico precisa ser demolhado antes do cozimento. Há duas opções: demolho convencional e demolho rápido.

Grão-de-bico: demolho convencional

 

Grão-de-bico – Método de demolho convencional

Primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque os grãos numa tigela e adicione água. Deixe os grãos-de-bico demolhando,  em refrigeração, por no mínimo 8 horas. Serão 4 xícaras de água para demolhar 1 xícara de grão-de-bico.

Após 8 horas de demolho, retire da refrigeração, escorra a água e lave bem. Em seguida, coloque os grãos-de-bico numa panela de pressão com água. O grão-de-bico precisa de 8 a 10 minutos de cozimento em pressão, dependendo da consistência desejada. Após o cozimento, é possível congelar o grão-de-bico por 3 meses.

Grão-de-bico demolhando

Grão-de-bico – Método de demolho rápido

Primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Numa panela, coloque o grão-de-bico, água e leve ao fogo até ferver. Mantenha em fervura por 5 minutos, desligue o fogo e deixe o grão-de-bico nesta água por 1 hora. Escorra a água e lave bem. Em seguida, coloque o grão-de-bico numa panela de pressão com água. O grão-de-bico precisa de 8 a 10 minutos de cozimento em pressão, dependendo da consistência desejada. Após o cozimento, é possível congelar o grão-de-bico por 3 meses.

Primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque os grãos numa panela, adicione água limpa e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e deixe os grãos-de-bico demolhando por 1 hora. Serão 4 xícaras de água para demolhar 1 xícara de grão-de-bico.

Após 1 hora de demolho, escorra a água e lave bem. Em seguida, coloque os grãos-de-bico numa panela de pressão com água fresca. O grão-de-bico precisa de 8 a 10 minutos de cozimento em pressão, dependendo da consistência desejada. Após o cozimento, é possível congelar o grão-de-bico por 3 meses.

No vídeo abaixo, do canal XX, a apresentadora demonstra o método rápido para cozimento do grão-de-bico.

Há a possibilidade de comprar o grão-de-bico já cozido em lata ou embalado a vácuo, mas a versão seca é mais versátil, pois você pode adicionar tempero e sal a gosto.

Grão-de-bico em lata e cozido a vácuo

Receitas clássicas com grão-de-bico

Homus

O homus é uma pasta tradicional no Oriente Médio, preparada com de grão-de-bico, tahine, alho, limão e sumagre | sumac.

Falafel

Falafel é um bolinho tradicional do Oriente Médio, elaborado com de grão-de-bico moído e/ou fava. O falafel é geralmente servido dentro de um pão pita com folhas para salada suaves, molho picante e molho à base de tahine. Além disso, ele pode ser parte de um meze, variedade de pequenos pratos.

Puchero ou Cocido Andaluz | Cozido Andaluz 

Puchero ou cocido andaluz é uma receita tradicional do sul da Espanha, preparada com grão-de-bico, batata ou abóbora, morcela ou chouriço de sangue, bacon e costelas de porco.

Potaje de Vigilia | Grão-de-bico cozido com bacalhau e espinafres

Potaje de Vigilia é uma receita preparada com grão-de-bico, bacalhau e espinafres. Esta receita é tradicional da região sul da Espanha, onde é consumido geralmente na época da Quaresma.

Salada de grão-de-bico

O grão-de-bico é uma excelente base para saladas com legumes ou bacalhau e ervas aromáticas, como a salsa e coentro.

Palak Chana Dal

Palak Chana Dal é um cozido indiano preparado com grão-de-bico, espinafres, ghee e cúrcuma.

 

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?