Carne-seca acebolada é uma receita brasileira preparada com jerked beef ou charque, cebolas, manteiga de garrafa e salsinha ou cebolinha. Este prato é usualmente servido com mandioca ou abóbora cozida, vinagrete de feijão e pimenta-de-bico ou serve de base para a preparações mais elaboradas.
A carne-seca já era consumida pelos incas, antes da chegada dos espanhóis, mas a técnica da salga foi trazida pelos portugueses que salgavam o bacalhau.
Ingredientes para a carne-seca acebolada
Carne-seca | Jerked beef
Jerked Beef é um tipo de carne-seca, similar ao charque, que recebe em seu processo de produção a adição de salmoura com sais de cura. É seca ao sol e produzida com cortes de dianteiro e traseiro bovino. Também é vendida como “carne bovina curada”.
Assim como outros produtos que recebem sal de cura, sua coloração é avermelhada e sua consistência macia. Por isso, vem sendo bem aceita no mercado de carnes brasileiro em substituição ao charque, que apresenta cor mais acinzentada. O charque também é conhecido como carne-seca, jabá ou carne-do-sertão.


Manteiga de garrafa
A manteiga de garrafa é um tipo de manteiga clarificada, ou seja, uma manteiga que passa por um processo de separação dos componentes, por meio do aquecimento controlado. A água e as proteínas do leite são retiradas, restando quase 100% gordura.
Esta manteiga tem um leve gosto rançoso, por ser conservada fora da geladeira, o que é considerado uma de suas qualidades.

Receita de carne-seca acebolada

Carne-seca acebolada
Equipamento
- Balança de cozinha
- Escorredor de massa
- Espátula de silicone ou similar
- Panela de pressão
- Panela baixa ou frigideira grande
- Tigela grande com capacidade para 4 litros
Ingredientes
- 1 kg de jerked beef ou charque (rende em torno de 400 g a 500 g de carne-seca desfiada)
- 50 g de manteiga de garrafa (1/4 xícara)
- 100 g de cebola amarela ou roxa cortada em meia-lua (1 cebola pequena)
- 5 g de alho picado (opcional) (1 dente grande)
- pimenta-do-reino preta a gosto
- sal a gosto
- pimenta-de-bico a gosto para decorar (opcional)
- salsinha ou cebolinha para decorar (opcional)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita.Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Dessalgue a carne-seca: Corte a carne-seca em pedaços de 5 a 7 cm. Lave bem sob água corrente para retirar o excesso de sal. Em seguida, coloque os pedaços de carne em uma tigela grande com 4 litros água fria e deixe na geladeira por 12 horas para dessalgar, trocando a água a cada 2 horas.
- Cozinhe a carne-seca: Após 12 horas de dessalga, lave novamente os pedaços de carne em água corrente. Em seguida, coloque a carne em uma panela de pressão com água fria até 2/3 da capacidade da panela, geralmente há uma marca na panela com esta indicação. Tampe e leve ao fogo alto para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
- Desfie a carne-seca: Após 30 minutos de cozimento, retire a pressão da panela e coloque a carne cozida em uma tigela. Em seguida, desfie a carne-seca com o auxílio de 2 garfos, descartando a gordura.
- Prepare o refogado: Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga de garrafa. Em seguida, adicione o alho picado (opcional) e a cebola cortada em meia-lua e refogue até que a cebola esteja translúcida.
- Adicione a carne-seca: Adicione a carne-seca desfiada e refogue até a carne começar a tostar, em fogo médio. Em seguida, adicione a pimenta-do-reino e ajuste o sal.
- Sirva: Em uma tigela, coloque a carne-seca acebolada. Salpique a salsinha ou cebolinha picada e adicione pimenta-de-bico (opcional).
Onde usar a carne-seca acebolada
Escondidinho de carne-seca
Escondidinho de carne-seca é uma receita preparada com carne-seca acebolada e purê de mandioca
Bolinho de abóbora com carne-seca

Quer aprender mais sobre culinária?
- Aprenda a preparar brigadeiro de chocolate e saiba como evitar a cristalização
- Conheça os tipos de abóbora
- Aprenda a receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate
- Conheça os tipos de farinha de milho
- Conheça nosso curso de gastronomia e culinária grátis