Molleja | Timo de Boi

molleja - timo de boi

A molleja, ou timo de boi, é uma parte do boi comumente utilizada em asados (“churrasco”) na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. O timo é uma glândula, um órgão linfóide primário especializado do sistema imunológico, presente em todos os animais vertebrados com mandíbula, incluindo o ser humano.

Existem dois tipos de molleja: do pescoço e do coração. A molleja do pescoço é uma glândula muito mais magra. Tem menos gordura e portanto menos colesterol. Os argentinos em geral prefrem a molleja do coração, por ter o melhor sabor. Tem cerca de 500 gramas e por ser pequena não é um produto barato.   

Como preparar a molleja?

Mollejas devem ser bem frescas, com uma cor branca-rosada. Uma vez compradas (peça no açougue/talho por molleja ou timo de boi), elas devem ser grelhadas imediatamente.

O vídeo abaixo mostra o preparo da molleja.

Molleja de aves – a moela

É importante ter cuidado ao pesquisar e comprar mollejas. Quando se refere a aves, peixes ou répteis, molleja são as moelas do animal.

A moela é uma especialização do estômago de certos invertebrados e vertebrados, como peixes, répteis e pássaros. Tem uma parede espessa, não glandular, com uma musculatura forte. Permite esmagar finamente a comida.

A moela de aves é consumida em vários países da América Latina, como o Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Equador e Panamá.

Timo de boi em outras línguas

Espanhol: molleja

Inglês: sweetbread