Torta Caprese | Bolo de chocolate com farinha de amêndoa

A Torta Caprese, bolo de chocolate com farinha de amêndoa, é uma especialidade da ilha de Capri na Itália. A receita, à base de chocolate amargo e amêndoas, é muito popular e apreciada pelos turistas que visitam a ilha.

A receita original teria surgido na sequência de um erro do chef Carmine Di Fiore que, em 1920, fez esta torta quase por acidente, esquecendo-se de adicionar a farinha de trigo à massa.

Este bolo pertence à uma categoria especial de bolos não levedados, os Bolos de Chocolate sem Farinha, em inglês: Flourless Chocolate Cake e em francês: Biscuit au Chocolat Sans Farine.

A Torta Caprese possui um sabor de chocolate intenso, uma crosta crocante e um interior cremoso e delicado. É usualmente decorado com açúcar de confeiteiro polvilhado e servido com uma bola de sorvete de creme ou chantilly.

A receita é uma excelente opção de sobremesa para o Pessach, a Páscoa Judaica, pois durante esta celebração não se pode comer alimentos fermentados. Também é uma excelente opção de sobremesa para pessoas celíacas ou pessoas que sigam uma dieta sem glúten, pois a receita é elaborada sem farinha de trigo.

Receita da Torta Caprese l Bolo de chocolate com farinha de amêndoa

Ingredientes

  • 110g de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente e cortada em pedaços (1/2 xícara)
  • 150g de chocolate amargo com 60% a 70% de cacau, picado grosseiramente
  • 150g de farinha de amêndoas (1 1/2 xícaras)
  • 150g de açúcar granulado (3/4 xícara)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 6 ovos grandes
  • 1/4 colher de chá sal

Utensílios

  • Batedeira
  • Panela média
  • 3 tigelas médias
  • Fouet ou espátula de borracha
  • Forma com 20cm de diâmetro com fundo removível

Modo de fazer

Prepare o forno: Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte a forma com manteiga e cacau em pó. 

Forma untada com manteiga e cacau em pó

Derreta o chocolate e manteiga em banho maria: Coloque uma panela com água no fogo brando, quando a água estiver fervendo coloque uma tigela média em cima da panela. Em seguida, coloque o chocolate e manteiga na tigela e mexa até que a mistura esteja homogênea. Retire do banho maria.

Chocolate com manteiga

Prepare a mistura de chocolate, manteiga e farinha de amêndoa: Adicione a baunilha na mistura de chocolate e manteiga e em seguida adicione a farinha de amêndoa até que se forme uma mistura homogênea. Reserve.

Creme de chocolate com manteiga e farinha de amêndoa

Você pode comprar a farinha de amêndoa ou prepará-la em casa. Veja o nosso artigo sobre farinha de amêndoas >

Prepare a mistura de gemas e açúcar: Numa batedeira, bata as gemas e o açúcar, com exceção de duas colheres de sopa, até que se forme um creme fofo e claro e a massa esteja no ponto de fita, ou seja, quando você levantar o batedor sobre a mistura, a massa deve cair lentamente formando uma fita que que se mantém por alguns minutos.

Gemas batidas com açúcar até o ponto de fita

Combine as duas misturas: Adicione a mistura de gemas e açúcar na mistura de chocolate, manteiga e farinha de amêndoas. Reserve.

Combine as misturas de chocolate, manteiga e amêndoas com a mistura de ovos e açúcar

Bata as claras em neve com açúcar: Bata as claras com uma batedeira em velocidade baixa até que as claras se tornem espumosas. Neste ponto, adicione as duas colheres de sopa de açúcar pouco a pouco. Aumente a velocidade da batedeira e bata até que as claras estejam em picos firme. Quando você levanta os batedores, forma um pico ereto que não se curva. Neste estágio, as claras atingiram seu volume máximo e não devem ser mais batidas.

Claras em neve

Adicione as claras em neve: Incorpore um terço das claras na massa da Torta Caprese, este processo ajudará a incorporar o restante das claras mais facilmente. Usando uma espátula de borracha grande ou fouet, incorpore delicadamente as claras restantes, como se você estivesse retirando a parte inferior da mistura para colocá-la por cima.

Combine as claras em neve 

Asse a torta: Leve a Torta Caprese ao forno numa forma redonda de fundo removível e untada com manteiga e chocolate em pó amargo por 25 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado. Quando a torta estiver alta e o topo estiver cozido, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o bolo com a ponta de uma faca ou palito. A ponta da faca deve conter um pouco de resíduo da torta, pois o interior é úmido.

Massa do bolo pronta para ser levada ao forno

Desenforme o bolo: Deixe esfriar, passe uma faca em torno da borda interna da forma para soltar a torta. Com muito cuidado, coloque a torta de cabeça para baixo em um prato grande e plano.

Torta Caprese pronta com açúcar de confeiteiro no topo

No vídeo italiano abaixo, você poderá ver a receita da Torta Caprese.

A Torta Caprese é servida no restaurante paulistano Bráz Trattoria, com o nome Torta de Cioccolato com Amêndoas.