Farinha de coco

farinha de coco

Farinha de coco (em inglês: coconut flour e em francês: farine de pois chiche) é uma farinha produzida com a polpa do coco seca, um subproduto natural da produção do leite de coco.

Esta farinha não contém glúten, por isso é uma excelente opção para as pessoas celíacas ou pessoas com intolerância ao glúten. Além disso, é uma farinha de baixo carboidrato, como a farinha de amêndoa. Por isso, é muito utilizada em dietas restritiva de grãos, como as dietas paleo e cetogênica.

farinha de coco
Farinha da marca brasileira Copra e da marca portuguesa Seara

Receita de farinha de coco caseira

Esta farinha é facilmente encontrada em grandes cidades do Brasil e Portugal. A alternativa para quem mora distante dos grandes centros, é preparar a sua própria farinha em casa, secando e moendo a polpa do coco, após a extração do leite de coco caseiro.

farinha de coco
Imprimir

Receita de farinha de coco caseira

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Forma retangular com 20cm x 30cm
  • Multiprocessador ou liquidificador (potente)
  • Peneira

Ingredientes

  • 160 g de polpa de coco, após a extração do leite de coco

    (1 1/2 xícara)

Modo de preparo

  • Extraia o leite de coco: A farinha de coco é produzida com a polpa de coco, na qual foi extraída o leite de coco. Veja como extrair o leite de coco caseiro.
  • Seque a polpa: Coloque a polpa numa forma e leve ao forno preaquecido a 50°C por 45 minutos ou até que não reste umidade na polpa. Retire do forno e espere esfriar.
  • Moa a polpa: Coloque a polpa seca em um multiprocessador ou liquidificador (potente) até que se forme uma farinha muito fina.
  • Peneire a farinha: Retire do multiprocessador e peneire a farinha numa tigela. Devolva os pedaços de polpa que não passaram pela peneira para o multiprocessador e bata novamente até que se forme uma farinha fina.
  • Armazene a farinha: Mantenha a farinha de coco em um pote hermético, preferencialmente em refrigeração

 

No vídeo canal Veganlovlie, a apresentadora ensina como preparar a farinha com a polpa de coco no forno e no fogão, utilizando uma frigideira.

Como substituir a farinha de trigo por farinha de coco

A farinha de coco não é um substituto direto para a farinha de trigo. Além da ausência de glúten, a farinha de coco tem uma grande capacidade de absorção de líquidos, ou seja, é necessário ajustar os ingredientes líquidos para que a receita não se torne ressecada.

Esta farinha funciona melhor em massas como panquecas, crepes, pães rápidos, muffins e bolos elaborados com óleo, ou seja, massas que são preparadas pelo método muffin. E geralmente em combinação com outras farinhas, como: farinha de amêndoa, farinha de avelã, farinha de castanha, farinha de trigo, fécula ou amido de mandioca, etc.

Quer aprender mais sobre farinhas?