Bolo de liquidificador

bolo de liquidificador

Inscreva-se em nosso canal YouTube

O bolo de liquidificador é preparado pelo método muffin (em inglês: muffin method ou quick bread e em francês: pâte à muffin) que é uma técnica de mistura dos ingredientes sem aeração, ou seja, depende apenas do poder do fermento químico para crescer. A técnica consiste em 3 passos bem definidos:

  • 1° Passo: Misturar os ingredientes secos numa tigela.
  • 2° Passo: Bater os ingredientes úmidos no liquificador (Emulsão).
  • 3° Passo: Combinar as duas misturas delicadamente numa tigela.

Estes bolos são geralmente preparados com óleo vegetal, por isso desenvolvem uma textura mais úmida que permite a utilização de frutas (maçã, pera, laranja, limão, etc) ou legumes frescos (cenoura ou abobrinha). Estes ingredientes são liquefeitos (tornam-se líquido) pelo liquidificador, formando uma emulsão juntamemte com o óleo e os ovos. A farinha de trigo não deve ser batida no liquidificador, pois desenvolverá o glúten, tornando a textura da massa densa.

Como fazer bolo de liquidificador

1° Passo: Mistura dos ingredientes secos

Numa tigela grande, misture bem todos os ingredientes secos, como: farinha de trigo, sal e fermento. É importante misturar bem para garantir uma mistura homogênea e peneirar para aerar os ingredientes, evitando o empelotamento.

Peneirar a farinha evita o empelotamento dos ingredientes secos

2° Passo: Mistura com ingredientes úmidos (Emulsão)

No liquidificador, coloque os ovos, óleo vegetal e os demais ingredientes líquidos, como leite ou iogurte ou frutas e legumes que serão liquefeitos. Estes ingredientes, assim como as claras dos ovos, são compostos de muita água. 

O açúcar também é incorporado nesta etapa, pois dissolve-se nos ingredientes líquidos.

O que é uma emulsão?

Uma emulsão é uma mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam.Você pode misturar a água e óleo agitando-os ou batendo mecanicamente, mas deixe-os descansar por alguns minutos e, inevitavelmente, as gotículas de óleo começarão a flutuar no topo da água, formando duas camadas distintas.

Para formar uma emulsão estável que permaneça homogênea mesmo depois de algum tempo, é necessário um ingrediente emulsificante. Neste caso, a ajuda vem das gemas que contém lecitina. A lecitina é um fosfolipídio, um tipo de lípido que contém fósforo e possui a propriedade de ser atraído tanto pela gordura quanto pela água.

bolo de liquidificador
Bolo de cenoura: a emulsão é preparada com ovos, óleo e a cenoura liquefeita (tornou-se líquida)

3° Passo: Mistura dos ingredientes secos e úmidos

Numa tigela grande, coloque os ingredientes líquidos. Em seguida, adicione pouco a pouco a mistura com os ingredientes secos, combinando delicadamente com fouet ou espátula de borracha. Não utilize o liquidificador nesta etapa.

Bolo de liquidificador: A farinha deve ser incorporada delicadamente com espátula ou fouet

Por que não bater a farinha de trigo no liquidificador?

A massa do bolo de liquidificador deve ter um miolo com textura uniforme e delicada, formada por pequenos furinhos.

O liquidificador ou misturador elétrico causará o desenvolvimento do glúten, formando uma massa elástica que reterá as bolhas de dióxido de carbono formada pelo fermento. Estas bolhas de ar resultarão em grandes furos ou túneis no miolo do bolo, após o cozimento.

Os túneis são causados pela mistura excessiva (esforço mecânico) da farinha de trigo

O que é o glúten?

O glúten é um composto de proteínas (gliadina e glutenina) que pode ser encontrado em alguns tipos de grãos, como o trigo, a cevada e o centeio. Na presença de água e com esforço mecânico (seja com liquidificador ou batedeira ou vigorosamente com fouet), as duas proteínas se associam, hidratam, formando o glúten.

Receitas de bolo de liquidificador

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate é um clássico brasileiro preparado com cenouras, óleo vegetal, açúcar, farinha, fermento em pó e coberto com um glacê de chocolate (em inglês: Chocolate Icing e em francês: Glaçage au Chocolat).

Bolo de chocolate nega maluca

Bolo de chocolate nega maluca (em inglês: chocolate cake e em francês: gâteau au chocolate à l´eau) é preparado com cacau em pó, água, óleo vegetal, açúcar, farinha de trigo e fermento em pó.

Bolo de fubá

Bolo de fubá (em inglês: polenta cake e em francês: gâteau au maïs) é preparado com fubá, farinha de trigo, óleo vegetal, ovos, açúcar, fermento em pó e sementes de erva-doce.

Bolo de laranja com calda de laranja

Bolo de laranja com calda de laranja (em inglês: orange syrup cake e em francês: gâteau au sirop d’orange) é preparado com gomos de laranja, óleo vegetal, açúcar, farinha, fermento em pó e uma calda de laranja.

Bolo de milho cremoso | Bolo pamonha

Bolo de milho cremoso ou bolo pamonha (em inglês: sweet corn custard) é preparado com milho verde, fubá, manteiga, ovos, leite, açúcar, fermento em pó e canela em pó (opcional).

 

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?