Chia | Sementes de chia

chia | sementes de chia

As sementes de chia costumam ser chamadas de um “superalimento” (superfood) ou alimento funcional. Alimentos funcionais são aqueles que ofereceriam benefícios além de seu valor nutricional, como diminuir o colesterol ou melhorar a saúde intestinal. As sementes de chia também são usadas como um ingrediente funcional, adicionadas a itens menos nutritivos como bolos e lanches, para melhorar seu apelo para consumidores preocupados com a saúde.

Entre os benefícios normalmente citados – mas não necessariamente comprovados – para as sementes de chia estão a redução do apetite e do peso, a redução dos triglicerídios e a melhoria dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Há sementes de chia pretas e brancas, mas não há diferença no conteúdo nutricional delas.

Informação nutricional das sementes de chia

Duas colheres de sopa de sementes de chia (derca de 28 gramas) contêm cerca de 140 calorias, 4 gramas de proteína, 11 gramas de fibra, 7 gramas de gordura insaturada, 18% das necessidades diárias de cálcio e vários minerais, incluindo zinco e cobre. Eles são a mais rica fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3. Sementes de chia são uma proteína completa, contendo todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo.

Como consumir as sementes de chia?

Ao contrário das sementes de linhaça, que devem ser moídas antes de serem consumidas, as sementes de chia têm uma superfície delicada que se quebra facilmente em contato com líquidos; por isso são facilmente absorvidas e digeridas e não requerem moagem.

Sementes de Chia são um ingrediente altamente versátil. Elas têm pouco ou nenhum sabor característico, então elas não competem com outros sabores em um prato.

Evite comê-las secas, principalmente em grandes quantidades. Há casos relatados de pessoas que comeram sementes secas e depois beberam água e tiveram um bloqueio do esôfago. Por elas incharem rapidamente depois de absorver líquido, é aconselhável comer sementes de chia que já foram embebidas em líquido ou são servidas com um alimento úmido, como mingau de aveia ou iogurte.