Semolina | Sêmola

semolina ou sêmola

A semolina (Brasil) ou sêmola (Brasil e Portugal) é a farinha de cereais parcialmente moída e purificada. O termo semolina/sêmola é principalmente utilizado para designar uma farinha grossa de trigo duro, mas também é utilizado para farinhas grossas de outras variedades de trigo, assim como para farinhas grossas de arroz e milho.

Semolina de trigo | Sêmola de trigo

A palavra semolina é derivada da palavra italiana semola, que significa ‘farelo’. E a semolina de trigo é mais comumente usada na Itália. E é por isso que a semolina é também conhecida como farinha de macarrão, pois o principal uso da semolina de trigo duro é na fabricação de macarrão ou cuscuz.

A principal razão pela qual as pessoas preferem semolina para produção de massa é que ela é extremamente rica em glúten, o que ajuda a manter a forma do macarrão durante o cozimento. A semolina, não é uma farinha integral, pois é feita apenas com o endosperma do grão de trigo, como qualquer outra farinha refinada. Farinha integral de trigo contém não apenas o endosperma, mas também o farelo (cascas) e o gérmen de trigo. Algumas marcas de farinha vendem também a semolina integral, o que estará indicado na embalagem.

Se você já se perguntou por que a massa de macarrão é tipicamente amarela, isso é porque a sêmola de trigo duro é tipicamente mais dourada que a farinha de trigo.

A semolina é frequentemente usada como base para produtos secos, como o cuscuz, que é feito misturando-se aproximadamente 2 partes de sêmola com 1 parte de farinha de trigo duro (sêmola finamente moída). É por isso que o macarrão pode ser feito em diversas formas e tamanhos, sem correr o risco de esfarelar quando cozido.

Semolina de trigo pode ser usada para farinhar a superfície de trabalho do padeiro para evitar que a massa de pão grude.

O vídeo abaixo mostra o preparo da massa de macarrão com semolina, farinha de trigo durum e farinha 00. Veja como a massa tem uma consistência dura.

Outros tipos de semolina

Há uma pequena confusão sobre exatamente o que está incluído na categoria semolina. Uma coisa que você pode ver nas prateleiras enquanto procura por semolina é uma infinidade de outros produtos que dizem ser semolina. Eles podem dizer, por exemplo, “semolina de milho” ou “sêmola de arroz”. De fato, esses grãos não são oficialmente semolina. 

A razão pela qual eles seriam rotulados como tal é provavelmente porque eles são farinhas grossas de grão em oposição a farinhas finamente granuladas. No entanto, você deve evitar estes se a semolina é realmente o que você precisa. A grande vantagem da semolina de trigo sobre outras farinhas é seu alto teor de glúten e proteína.

Sêmola de milho ou semolina de milho

Sêmola de milho ou semolina de milho ou farinha de milho grossa (em inglês: corn grits e em francês: semoule de maïs grosse) é uma farinha constituída de grãos grossos de milho amarelo. Os grãos desta farinha possuem entre 0,6 e 1,2 mm de diâmetro.

Esta farinha é utilizada na preparação de mingaus, biscoitos, bolos, cereais matinais, salgadinhos e algumas cervejas.

Aprenda mais sobre farinha de milho