Buttercream suíço | Buttercream de merengue suíço

Buttercream suíço ou buttercream de merengue suíço (em inglês: Swiss buttercream e em francês: crème au beurre à la meringue suisse) possui uma coloração marfim pálido, um sabor delicado e uma textura mais densa que os demais tipos de buttercream.

Esta cobertura é fácil de ser modelada com bico de confeiteiro e se mantém bem em temperaturas mais quentes. Embora, a principal vantagem deste método seja a segurança alimentar, pois as claras de ovos são pasteurizadas. Por isso, o buttercream suíço é o mais indicado para coberturas de bolos de festas e cupcakes, principalmente em festas infantis e casamentos.

O buttercream suíço é muito utilizado para cobertura de cupcakes pela facilidade de trabalho com o bico de confeiteiro.
O buttercream suíço foi utilizado no bolo de casamento do príncipe Harry e Meghan Markle. Este método é muito seguro, pois pasteuriza as claras de ovo.

A base do buttercream suíço é o merengue suíço

O merengue suíço (em inglês: Swiss meringue e em francês: la meringue suisse) é preparado com o aquecimento em banho-maria das claras, açúcar e um ácido, como o cremor tártaro. Em seguida, a mistura é batida até formar uma espuma estável e densa.

Este merengue pode ser preparado somente com açúcar granulado, pois o açúcar é mais solúvel no líquido quente do que no frio.

A pasteurização das claras de ovo

A pasteurização é o processo no qual certos alimentos são tratados com calor moderado, normalmente inferior a 100ºC, para tornar a comida segura. Segundo o manual de pasteurização de ovos produzido pela associação The American Egg Board, os métodos aprovados para pasteurização de ovos, usando apenas calor são o cozimento em temperatura de 56,7°C por 3,5 minutos ou 55,6°C por 6,2 minutos.

Esta preparação pasteuriza as claras em neve, pois devido à adição do açúcar, creme tártaro e da agitação constante, a mistura pode aquecer entre 75ºC a 85ºC.

Por que adicionamos cremor tártaro no merengue suíço?

Claras de ovo menos alcalina produzem claras em neve mais estáveis. A clara de ovo é naturalmente alcalina, pH em torno de 7,6, mas a alcalinidade cresce à medida que o ovo envelhece, podendo alcançar o pH de 9.2. Por isso, é comum adicionar cremor tártaro para reduzir o pH da clara do ovo. O cremor tártaro é um subproduto ácido do processo de fabricação do vinho, encontrado no sedimento dos barris, após a fermentação.

O pH é a medição da acidez ou alcalinidade de uma solução comumente medida em uma escala de 0 a 14. O pH 7 é considerado neutro, com valores de pH mais baixos sendo ácidos e valores mais altos sendo alcalinos ou cáusticos.

Receita de buttercream suíço

Imprimir

Buttercream suíço | Buttercream de merengue suíço

Rendimento: 1 kg de cobertura
Refeição Preparações de base
Preparo 25 minutes
Tempo total 25 minutes

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Batedeira com batedor globo
  • Panela pequena para banho-maria
  • Termômetro de cozinha

Ingredientes

  • 170 g de claras de ovos ( entre 5 a 6 ovos grandes)
  • 310 g de açúcar granulado (1 3/4 xícara)
  • 1 g de sal (1 pitada)
  • 2 g cremor tártaro (1/4 de colher de chá)
  • 550 g de manteiga sem sal amolecida ( 2 2/4 xícara)
  • 5 g essência de baunilha (5 ml | 1 colher de chá)

Modo de preparo

  • Prepare o banho-maria: Numa panela média, coloque água até a metade e leve para ferver.
  • Combine os ingredientes: Na tigela de uma batedeira, adicione as claras de ovo, açúcar, sal e cremor tártaro.
  • Aqueça a mistura dos ingredientes: Coloque a tigela com a mistura dos ingredientes sobre a panela com água fervente, a tigela não pode tocar na água quente.
    Mexa constantemente até que a mistura atinja a temperatura de 80°C. Retire do fogo.
  • Bata a mistura: Retire a mistura do fogo, quando atingir a temperatura de 80°C e bata a mistura aquecida, até que se forme um merengue firme, brilhante e frio ao toque.
  • Adicione a manteiga e baunilha: Quando a misture estiver fria ao toque, adicione a manteiga aos poucos, uma colher por vez. O volume da mistura irá reduzir um pouco. Por fim, adicione a baunilha e continue batendo até que se forme um creme macio e espesso. 
  • Refrigere o buttercream: O buttercream é muito sensível à temperatura, por isso mantenha em refrigeração.
    Em temperaturas acima de 23°C, ele ficará macio e mole. Caso isso ocorra, refrigere por no mínimo 15 minutos e volte a utilizá-lo.

Video

Informações adicionais

Caso queira adicionar cor, utilize corantes em gel.

Corantes para buttercream

Esta cobertura é facilmente colorida para decoração de bolos. Prefira os corantes em gel que não adicionam líquido ao buttercream.

 

corantes para buttercream
Corantes para buttercream, da marca americana Wilton

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?