Batata tem glúten?

batata tem glúten

Batatas não contêm glúten. Mas lembre-se que enquanto as batatas em sua forma natural não têm glúten, é importante saber onde o contato cruzado pode ocorrer, ou onde os ingredientes adicionados podem tornar as batatas não mais seguras para as pessoas com doença celíaca. 

Em um restaurante, por exemplo, as batatas podem ter sido fervidas em água que já cozinhou algo com glúten, como macarrão. Isso causaria contato cruzado e seria suficiente para fazer uma pessoa com doença celíaca experimentar uma reação. Da mesma forma, panelas, frigideiras, facas e várias superfícies de cozimento podem causar contato cruzado. Se alguma superfície tiver entrado em contato com o glúten, ela deve ser cuidadosamente lavada com água morna e sabão ou limpa na lava-louças. Superfícies porosas, como um utensílio de madeira ou tábua de cortar, podem ter o glúten preso nas rachaduras, o que também poderia causar contato cruzado e tornar as batatas “contaminadas” com glúten.

Um molho que contém glúten também pode fazer com que a batata deixe de ser isenta de glúten. Quando comer batatas embaladas ou pedir batatas, certifique-se sempre de verificar / pedir os ingredientes incluídos em qualquer molho ou coberturas.

Farinha de batata: a farinha de batata é uma alternativa sem glúten para as farinhas que contêm glúten. Farinha de batata é feita por moagem de raízes de batata e remoção do material fibroso. A farinha de batata é mais comumente usada para engrossar molhos e é geralmente incluída em misturas de farinha sem glúten porque adiciona umidade a produtos assados.