Leite de cabra tem lactose?

leite de cabra tem lactose?

Sim, o leite de cabra tem lactose. Mas acredita-se que o leite de cabra tenha um pouco menos de lactose do que o leite de vaca. Se a quantidade de lactose é baixa o suficiente para tornar o leite de cabra mais fácil de digerir para pessoas com intolerância à lactose é discutível e depende da pessoa.

Há outra razão pela qual o leite de cabra pode ser mais fácil de digerir e não tem nada a ver com a lactose. O leite de cabra é naturalmente homogeneizado, o que significa que os glóbulos de gordura são pequenos e permanecem suspensos no leite, em vez de se separarem. Isso torna o leite mais fácil para os humanos digerirem. No leite de vaca, os glóbulos de gordura são grandes o suficiente para serem difíceis de digerir.

É importante notar que muitos tipos de queijo são naturalmente pobres em lactose ou têm quantidades não mensuráveis de lactose, sejam eles feitos com leite de cabra, vaca ou ovelha.

Lactose no leite de cabra

A lactose é o principal carboidrato livre que foi identificado no leite da cabra, embora pequenas quantidades de inositol também sejam encontradas. A concentração de lactose é geralmente menor do que a encontrada no leite de vaca, mas a magnitude da diferença é difícil de quantificar devido à variação nos métodos de análise empregados. 

Não foi desenvolvido um consenso sobre se analisar ou não a lactose na forma não hidratada ou na forma mono-hidratada, e esta água de hidratação é capaz de introduzir uma variação de cinco por cento na concentração relatada da mesma quantidade real de lactose. Esforços estão sendo feitos para reduzir essa confusão.

Fonte: Dairy Goat Milk Composition, Dairy Research & Information Center – University of California (UC Davis)