Aipo ou salsão | Ingredientes

Aipo ou salsão (em inglês: celery e em francês: céleri) é um vegetal de coloração verde clara com longos ramos fibrosos e crocantes que são agrupados numa cabeça com folhas. Este vegetal é brilhante e crocante quando cru, macio e flexível quando cozido.

O ramo de aipo é muitas vezes utilizado como ingrediente estritamente aromático nas preparações, devido ao seu de seu sabor sutil e delicado. Mas ele é excelente como ingrediente principal de muitas preparações, principalmente quando combinado com sabores assertivos, como: alho, queijos azuis, estragão e alecrim.

Os ramos próximos à cabeça são mais tenros e melhores para utilizar em saladas, os ramos maiores podem ser usados em saladas, mas devem ser descascados. As folhas são usadas com menos frequência, mas podem ser utilizadas como uma erva fresca e substituir a salsa em algumas preparações. 

As sementes do aipo são provenientes de uma variedade selvagem e possuem um sabor potente. São frequentemente adicionadas à saladas, marinadas e molhos ou utilizadas na preparação do sal de aipo. O sal também pode ser elaborado com as folhas de aipo secas.

Sal de aipo preparado com sal e sementes de aipo ou folhas de aipo desidratadas

Aipo ou salsão utilizado como ingrediente aromático

Mirepoix

Aipo, cebola e cenoura compõem o mirepoix francês, usado como base para molhos e sopas. Algumas vezes o mirepoix é adicionado diretamente ao caldo; às vezes é suavemente frito primeiro, o que faz com que uma parte da água dos ingredientes do mirepoix evapore, concentrando e melhorando os sabores. 

Legumes cortados para preparação do mirepoix

Santíssima Trindade

Aipo, cebola e pimentão verde são conhecidos como “Santíssima Trindade”, pois são utilizados com base para quase todos os pratos da culinária crioula (creole) e cajun da Luisiana, nos Estados Unidos. 

A Santíssima Trindade é utilizada da mesma maneira que o mirepoix.

Aipo, cebola e pimentão são a base aromática da culinária cajun e criola da Luisiana, nos Estados Unidos.

Receitas clásssicas com aipo ou salsão

Ramos de aipo grelhados

Os ramos de aipo são grelhados com azeite de oliva ou manteiga, pimenta do reino e sal. Nesta preparação, a textura fica muito macia e o aipo ganha um sabor levemente tostado. 

Ramos de aipo grelhados

Sopa de aipo

A sopa de aipo é preparada com os ramos, batata, creme de leite ou leite e alho. Esta sopa é servida quente com uma folha de aipo de guarnição.

Salada Waldorf 

A salada Waldorf é uma receita preparada com aipo ou salsão, maçãs frescas, nozes e molho de maionese. Algumas variações adicionam alface e uvas.

Em 1896, a receita foi criada por Oscar Tschirky, chef do hotel Waldorf, para um baile de caridade em  homenagem ao Hospital St. Mary’s Children.

Talos de aipo recheados com queijos azuis

Os talos de aipo recheados com queijos azuis ou queijos de cabra são ótimos aperitivos, pois a textura crocante e o sabor delicado do aipo harmoniza com ingredientes mais picantes e cremosos, como os queijos roquefort e gorgonzola

Ramos de aipo ou salsão recheados com queijo de cabra cremoso

Homus com ramos de aipo, cenoura e pepino

O aipo, a cenoura e o pepino cortados em pequenos bastões são um excelente acompanhamento para o homus, pasta preparada com grão de bico, tahini, alho e limão.

 

Suco de aipo

O suco de aipo ou salsão é muito consumido por pessoas que fazem dietas à base de plantas e dietas detox, pois ele é um ingrediente com baixa caloria e muito refrescante.

 

Bloody Mary

O Bloody Mary é um coquetel preparado com vodca, suco de tomate e uma combinações de condimentos que inclui molho inglês, molho de pimenta, raiz forte, alho, limão e sal de aipo. Nos Estados Unidos, geralmente é consumido pela manhã ou no início da tarde.

Sage and Onion Stuffing | Recheio de sálvia e cebolas para peru 

A receita do recheio de pão, sálvia e cebolas para peru do dia de Ação de Graças é preparada com pedaços de pão, cebolas, sálvia, aipo, alho, tomilho, manteiga e ovos. Esta receita é tão saborosa que muitas vezes é utilizada como acompanhamento para carnes.

A festa de Ação de Graças é celebrada nos Estados Unidos, Canadá e algumas ilhas do Caribe para agradecer a Deus pelos bons ocorridos durante o ano. 

O recheio para o peru do dia de Ação de Graças é preparado com pedaços de pão, sálvia, cebolas, aipo e etc.

Jambalaya

O Jambalaya é um prato da culinária crioula (creole) que é preparado com carne de porco ou frango ou frutos do mar, como a lagosta ou camarão. Também são adicionados arroz, cenoura, tomates e alho. A base aromática deste prato é a mistura de pimentão verde, cebola e aipo. 

Jambalaya

Lagostim étouffée

O étouffée é um prato típico da culinária cajun que consiste em lagostim preparado com roux e a “Santíssima Trindade”, pimentão verde, cebola e aipo ou salsão. Este prato é servido com arroz branco.

Lagostim étouffée

Gazpacho | Gaspacho

Gazpacho | Gaspacho é uma receita espanhola de sopa fria consumida nos meses de verão, algumas variações adicionam aipo ou salsão.

Chicago style hot dog | Cachorro-quente ao estilo de Chicago

O cachorro-quente ao estilo de Chicago, é preparado com um pão de sementes de papoula, salsicha, mostarda amarela, cebola branca, picles, tomate, pimentas em conserva e uma pitada de sal de aipo. Nesta receita não há ketchup.

Como cortar o aipo ou salsão?

No vídeo abaixo, da revista American Test Kitchen, o apresentador ensina como cortar os ramos de aipo.

 

Diferença entre aipo e  aipo-rábano

O aipo-rábano (em inglês: celeriac e em francês: céleri-rave) é uma raiz arredondada com coloração amarela pálida e textura densa, nodosa. Como a maioria dos vegetais de raiz, o aipo-rábano é excelente em guisados, sopas, purês e gratinado. Além disso, pode ser utilizado cru em saladas, cortado em formato julienne ou ralado.

Aipo-rábano

A receita mais conhecida com aipo-rábano é a salada francesa, céléri remoulade. A salada é preparada com aipo-rábano ralado ou cortado em julienne, suco de limão, estragão, salsa e maionese.

Céléri remoulade é uma salada francesa com aipo-rábano

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?