Espinafre | Tipos de espinafre

Espinafre (em inglês: spinach e em francês: épinard) é uma hortaliça com folhas pequenas de coloração verde escura e sabor levemente terroso. Há dois tipos de espinafre, o espinafre comum (Spinacia oleracea), originário do Centro e Sudoeste da Ásia, e o espinafre da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonioides), originário da Nova Zelândia e Austrália.

Tipos de espinafre

Espinafre comum

O espinafre comum possui folhas pequenas, com formato de pá e textura macia. Esta hortaliça pode ser utilizada em preparações quentes e em saladas, principalmente a versão baby, que são as folhas colhidas nos estágios inicias de crescimento.

Há também algumas variedades menos cultivadas de espinafre com folhas crespas. Estas variedades possuem sabor mais amargo, por isso são mais indicadas para preparações quentes.

Espinafre da Nova Zelândia

O espinafre da Nova Zelândia, variedade mais cultivada no Brasil, possui folhas pequenas, com formato triangular, e textura levemente áspera. Seu sabor é semelhante ao espinafre comum. Este tipo de espinafre é mais indicado para preparações quentes.

Tipos de espinafre: Espinafre comum (folha lisa, baby e folha crespa) e Espinafre da Nova Zelândia

Como comprar espinafre

O espinafre é vendido fresco e congelado. O espinafre fresco é comercializado em ramos, hastes e folhas, ou folhas soltas, pré-lavadas em sacos plásticos. Ao comprar espinafre fresco, procure as folhas de cor verde escura e evite as amarelas e murchas. Se comprar espinafre pré-lavado, inspecione o saco para verificar se há folhas viscosas ou amarelas. Mantenha sempre em refrigeração por até 3 dias.

No Brasil, o espinafre está disponível durante todo o ano, mas o auge da estação é o outono (fonte Ceagesp). Em Portugal, está disponível durante o outono, inverno e primavera (fonte Deco Proteste).

Como preparar espinafre

As folhas do espinafre podem reter bastante sujeira, por isso lave bem com água. Preferencialmente, seque com centrifugadora/ secadora de salada ou papel toalha/ rolo de cozinha.

Esta hortaliça contém uma boa quantidade de água, por isso reduz significativamente de volume durante o cozimento. É importante remover o excesso de umidade em preparações como quiche, recheio de massas, recheio de tortas, creme de espinafre, etc.

Seu sabor levemente terroso combina com verduras bem suaves como alface lisa e crespa. Além disso, combina com molho béchamel/mollho branco, molhos com queijos e mostarda.

Quer conhecer outras receitas com vegetais?