Abacate | Tipos de Abacate

Abacate é uma fruta com polpa de coloração amarelo esverdeada e textura muito cremosa. O tamanho, coloração e textura da casca podem variar bastante, dependendo da variedade.

Há 3 principais tipos de abacate, embora existam muitos híbridos:

  • Mexicano: fruto pequeno com formato alongado e casca lisa
  • Guatemalteco: fruto pequeno com formato arredondado e casca rugosa
  • Antilhano: fruto grande com formato alongado e casca verde.

Tipos de Abacate 

No Brasil, são produzidas as variedade de abacate Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass. A variedade Hass que é pequena e possui casca escura, é conhecida como avocado (abacate em espanhol).

Tipos de abacate: Hass (pequeno de casca escura), Fuerte (pequeno de casca verde) e Breda (grande de casca verde)

Em Portugal, são produzidas as variedades de abacate Hass, Fuerte, Reed, Bacon e Pinkerton. E as variedades grandes, como o Fortuna e o Breda, são conhecidas como abacate tropical.

Abacate Hass | Avocado Hass

 

O abacate Hass | avocado Hass é a variedade mais cremosa e saborosa

O abacate Hass é um híbrido guatemalteco-mexicano que possui a textura amanteigada e o interior verde claro, sua casca é áspera e altera a coloração de verde para marrom quando está maduro. 

O abacate Hass possui mais gordura e menos água que o abacate tropical, tornando-o mais cremoso e rico em sabor. Por isso, ele é excelente para a guacamole, torradas, mousse de chocolate vegano, molhos, sopas ou preparações quentes. Apesar da cremosidade, esta variedade não perde a forma em preparações como saladas, sushi e etc.

Abacate Fuerte

O abacate Fuerte é mais indicado para saladas.

O abacate Fuerte é um híbrido guatemalteco-mexicano que possui o interior verde claro e a casca mais lisa e verde. Ele é um pouco maior e possui menos gordura que a variedade Hass, sendo indicado para preparação de saladas e sushis.

Abacate Tropical

As diversas variedades de abacate tropical possuem mais água, tornando-os menos cremoso e mais leves. Por isso, estas variedades são excelente para fatiar, cortar em cubos para saladas e preparações doces, como sucos e smoothies.

No site ABPA – Associação dos Produtores de Abacate do Brasil, você pode verificar o calendário de safras das principais variedades produzidas no Brasil. 

fonte: ABPA – Associação de Produtores de Abacate do Brasil

Receitas clássicas com abacate

O abacate é um dos principais ingredientes da culinária tradicional do México e da culinária Tex-mex, fusão da culinária estadunidense e mexicana. Nestes países e em países de lingua espanhola, o abacate é utilizado em receitas salgadas.

No Brasil, o abacate é utilizado em receitas doces, como o creme de abacate com limão e açúcar ou batido com leite. 

Guacamole 

Guacamole é um tipo de molho cremoso criado pelos Astecas, povo que viveu na região onde atualmente é o México. Este molho é preparado tradicionalmente com abacate, cebolas e suco de limão, mas há várias receitas que incluem tomates, coentro e etc.

Este molho é muito consumido nos Estados Unidos para assistir os jogos do Super Bowl, campeonato de futebol americano.

A guacamole é preparada com abacate Hass | avocado Hass, tomate, cebola, coentros e pimenta.

Tacos mexicanos

Taco é um prato tradicional mexicano que consiste em uma tortilla de milho ou trigo dobrada ou enrolada em torno de um recheio. O recheio é preparado com carne, porco, frango, frutos do mar, legumes ou queijo acompanhados de pimenta, abacate ou guacamole, coentro, tomates, cebolas e etc.
 
Tacos mexicanos guarnecidos com abacate 

Sopa fría de aguacate | Sopa fria de abacate 

Sopa de abacate é uma receita tradicional mexicana preparada com abacate maduro, leite ou creme de leite, caldo de carne, suco de limão, coentros e pimenta. Esta sopa é servida fria e consumida nos meses de verão.

Sopa fria de abacate é uma receita tradicional no México

Avocado Toast | Torrada com abacate

Nos Estados Unidos, o abacate é utilizado na preparação de um creme com suco de limão, pimenta e sal. Este creme é servido com torradas ou é utilizado como base para a preparação de sanduíches abertos, acrescidos de ovos, salmão defumado, queijo ou outros ingredientes.

O creme de abacate é passado em torradas ou é utilizado como base para sanduíches abertos

Cobb salad | Salada Cobb

A salada Cobb é uma receita clássica americana,  preparada com alface americana, alface romana, agrião, tomate, bacon, peito de frango cozido ou grelhado, ovos cozidos, abacate, cebolinha francesa, queijo Roquefort e molho vinagrete de vinho tinto. 

O nome da receita foi uma homenagem a Robert Cobb, proprietário da rede de restaurantes americana Brown Deby. 

A salada Cobb é preparada com abacate, ovos, folhas, tomates, frango, bacon.

California roll | Sushi Califórnia 

A receita que foi criada na Califórnia, nos Estados Unidos, é preparada com kani-kama ou delícias do mar, abacate, pepino, arroz, algas e sementes de gergelim ou sésamo. 

California roll é tipo de sushi preparado com kani kama ou delícias do mar, abacate, pepino, arroz, algas e gergelim ou sésamo

Preparações vegetarianas e veganas

O abacate é um ingrediente muito utilizado nas preparações vegetarianas e veganas por ser uma excelente fonte de gordura monoinsaturada e vitamina E. 

Salada de legumes e verduras

Salada de legumes e vegetais com abacate

Salada de frutas

Salada de frutas com abacate

Smoothie de abacate 

Smoothie de abacate é um batido à base de abacate com iogurte e outras frutas.

Creme de chocolate e abacate

O creme de chocolate e abacate possui uma textura semelhante à mousse de chocolate preparada com ovos e creme de leite.

Creme de chocolate e abacate

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?