Clafoutis de cereja | Receitas clássicas

Clafoutis é um custard recheado com frutas, tradicionalmente cerejas pretas, assados numa forma ou frigideira de ferro amanteigada. Geralmente, o clafoutis é polvilhado com açúcar de confeiteiro e servido com chantilly.

Como pronunciar a palavra Clafoutis? Ouça aqui:

 

A receita é muito tradicional na região de Limousin, na França. Embora, a origem temporal do clafoutis seja incerta, sabemos que sua popularidade aumentou e se espalhou no século XIX.

Tipos de Cerejas

Há dois tipos principais de cerejas: Cerejas doces e cerejas azedas ou ginja.

As cerejas doces são consumidas in natura e utilizadas na preparação de alimentos, como: geléias, bolos, tortas, sorvetes, iogurtes e etc. Existem várias qualidades de cerejas doces que variam bastante de tamanho e de coloração, do vermelho claro ao vermelho escuro, quase negro.

Cerejas doces são consumidas in natura e utilizadas na produção de alimentos.

As cerejas azedas ou ginjas são utilizadas na confecção de bebidas alcoólicas, como: kirsch e a ginja de Óbidos, em Portugal.

A ginja ou cereja azeda é muito utilizada na produção de bebidas alcoólicas.

No Brasil, não há produção de cerejas ainda. Portugal produz diversas qualidades de cerejas na região central do país, sendo que o pico da estação são os meses de junho e julho. O festival da cereja ocorre em junho, na cidade de Fundão.

Como retirar os caroços das cerejas?

A receita tradicional do clafoutis de cereja inclui os caroços. Os confeiteiros da região de Limousin afirmam que os caroços adicionam um sabor amendoado na sobremesa, mas os caroços podem ser um incômodo na hora de comer a sobremesa e a muitas receitas o retiram.

Modelos de descaroçador de cerejas

Neste vídeo da rede de supermercados americana, Whole Foods, os apresentadores demonstram 4 maneiras de retirar o caroço da cereja: Esmagando a cereja com uma faca de chef, retirando o caroço com um clip de papel, cortando a cereja ao meio com uma faca de legumes e utilizando um descaroçador de cerejas.

 

Flaugnarde, o clafoutis com outras frutas

Outras frutas podem ser usadas, mas neste caso a sobremesa chama-se Flaugnarde ou Flognarde.

Como pronunciar Flaugnarde? Ouça aqui:

 

Custards que contenham frutas podem ficar irregulares e coagulados, devido ao vazamento de suco durante o processo de cozimento, principalmente no caso de frutas fatiadas ou cortadas ao meio. Este problema que não ocorre com a cereja, pode ser reduzido com o pré-cozimento das frutas. 

Flaugnarde de maçã e figos
Flaugnarde de ameixas vernelhas
Flaugnarde de framboesas

Receita de Clafoutis de Cerejas

Ingredientes

  • 400g de cerejas doces, escuras e frescas ou descongeladas e drenadas 
  • 20ml de kirsch ou aguardente de cereja (opcional)
  • 15g de manteiga sem sal 
  • 240ml de leite integral
  • 80g de farinha de trigo branca e peneirada
  • 50g de açúcar granulado
  • 60ml de creme de leite fresco
  • 3 ovos grandes
  • 1 pitada de sal
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Utensílios

  • Descaroçador de cerejas
  • 2 tigelas médias
  • Forma para torta em cerâmica ou frigideira de ferro com 25 cm de diâmetro

Modo de fazer

Prepare as cerejas: Retire o caroço das cerejas e coloque-as numa tigela. Nós utilizamos uma faca para retirar o caroço da cereja. Adicione o kirsch (opcional) e deixe repousar por 30 minutos, mexendo periodicamente. 

Clafoutis de cereja: Cerejas sem caroço

Prepare a massa: Numa tigela média, adicione o leite, farinha, açúcar, creme de leite, ovos e sal. Misture numa batedeira, em velocidade média, com batedor globo, até que se forme uma mistura homogênea. Reserve. 

Clafoutis de cereja: Massa

Monte o clafoutis: Organize as cerejas na forma untada com manteiga.

Clafoutis de cereja: Montagem da forma com as cerejas frescas

Em seguida, despeje a massa do clafoutis por cima e leve ao forno previamente aquecido a 160°C. Asse por 40 minutos. Clafoutis é um custard com adição de amido, por isso esta sobremesa é mais resistente ao calor do forno.

Clafoutis de cereja: Montagem da forma com as cerejas frescas e a massa

O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado. Quando o topo do clafoutis estiver dourado, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure a sobremesa com a ponta de uma faca ou palito. Se a ponta da faca sair limpa, a sobremesa está cozida.

Clafoutis de cereja doce com amêndoas laminadas

Transfira para um rack e deixe esfriar um pouco. Sirva morno ou à temperatura ambiente, com açúcar de confeiteiro polvilhado ou amêndoas laminadas e um pouco de chantilly.

Neste vídeo do canal francês Marmiton, a apresentadora prepara a receita do clafoutis de cereja.

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?