Alcachofra à judia | Carciofi alla giudia

Carciofi alla giudia

Carciofi alla giudia está entre os pratos mais conhecidos da culinária judaica romana. É basicamente uma alcachofra frita em bastante óleo. É servida como aperitivo, às vezes acompanhada com um vinagrete de limão.


Dificuldade: baixa

Tempo de preparo: 10 minutos

Cozimento: 10 minutos

Porção: 4 pessoas

Custo: baixo


Ingredientes

4 alcachofras

Óleo vegetal, o o bastante para fritar em imersão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo do Carciofi alla giudia

Comece com a limpeza da alcachofra. Remova a parte final da haste, que é mais dura, e depois, com uma faca pequena, retire a casca exterior da haste.

Retire as folhas externas, até alcançar aquelas com uma cor mais clara. Bata levemente a alcachofra sobre uma tábua, segurando-a pela haste. Isso ajudará a abrí-la. À medida que for batendo, abra as folhas com as mãos, até que ela tenha o aspecto da uma flor desabrochada.

Aqueça o óleo vegetal em uma panela, em quantidade suficiente para que a cabeça da alcachofra fique submersa. Aqueça até cerca de 170 graus Celsius. Aconselha-se utilizar um termômetro para ter certeza da temperatura, importante para garantir o cozimento homogêneo.

Mergulhe a cabeça da alcachofra. Com uma pinça de cozinha ou uma garra, pressione aos poucos a alcachofra contra o fundo da panela. Para cada alcachofra o tempo de cozimento será de cerca de 6-7 minutos. Ao final, vire a alcachofra de lado no óleo para permitir que o talo também frite.

Escorra, salgue-as e sirva.

Como conservar o Carciofi alla giudia

É aconselhável consumir imediatamente as alcachofras à judia. Não é recomendada qualquer outra forma de conservação pois não há como garantir a frescura e o sabor da fritura.

Dicas de consumo do Carciofi alla giudia

As alcachofras à judia são ótimas puras, mas se preferir pode serví-las acompanhada de um vinagrete de limão (azeite virgem extra, limão, sal, pimenta negra ou branca). O vinagrete (citronette) servirá para desengordurar o paladar e adicionarão sabor às folhas da alcachofra.

Vídeo com o preparo do Carciofi alla giudia