Asiago | Queijos

Asiago, é um queijo de leite de vaca, produzido apenas no planalto de Asiago, no sopé do Vêneto, na Itália. A tradição de fabricação de queijos nas províncias de Vicenza e Trento remonta a mais de mil anos. Tradicionalmente, era feito de leite de ovelha, mas hoje é produzido a partir de leite de vaca não pasteurizado.

Em termos de textura, Asiago passa por muitas mudanças, assumindo diferentes texturas, de acordo com o seu envelhecimento. Existem dois tipos de Asiago: asiago fresco (Asiago Pressato) tem uma textura suave, enquanto Asiago envelhecido (Asiago d’allevo) tem uma textura esfarelada.

Asiago d’allevo é amadurecido por diferentes períodos de tempo; Mezzano por 4-6 meses, Vecchio por mais de dez meses e Stravecchio por dois anos. Por outro lado, Asiago Pressato feito com leite integral é amadurecido por um mês e vendido fresco como um queijo mais macio e suave.

Dependendo da idade, as cascas de Asiago podem ser de cor palha e elásticas a cinza amarronzadas e duras. A massa pode ser branca a amarelo escuro, com pequenos a médios orifícios irregulares. 

Com base no nível de maturação, o queijo Asiago pode ser usado para ralar, derreter, cortar em diversos tipos de saladas, sanduíches, sopas, massas e molhos.