Saint-Félicien | Queijos

Saint-Felicien é um queijo de leite de vaca de massa mole originário das fazendas da região francesa de Rhone-Alpes. Na França, é rotulado como queijo dauphinois, ou seja, é originário da antiga província francesa de Dauphiné. O queijo é semelhante ao Saint-Marcellin em sabor e textura, embora seja quase duas vezes maior e um pouco mais rico e cremoso. Os franceses chamam este queijo de caillé doux (coalho doce).

O amadurecimento para o queijo leva pelo menos de 2 a 6 semanas, durante as quais ele desenvolve uma casca branca mofada e uma cor bege-dourada natural. O sabor, casca e textura são cremosos, delicados e macios devido ao uso de coalhada mole no processo de fabricação deste queijo. Na verdade, o queijo às vezes é vendido em um pequeno pote de cerâmica ou terracota, já que a massa quase líquida pode quase escorrer.

O sabor ideal deste queijo cremoso, amanteigado e que lembra a castanhas ocorre entre abril e setembro. Mas também é consumido entre março e dezembro.

Fãs deste queijo adoram Saint Félicien com Sancerre gelado ou Pouilly Fume. Também é servido com Cotes du Rhone e todos os tipos de tintos leves, tintos frutados e brancos secos e leves.