Comté | Queijos

Comté é um queijo francês produzido na região da cadeia de montanhas do Jura, no leste da França. O leite de vaca não pasteurizado usado é principalmente de gado Montbeliarde ou simmental francês (ou cruzamentos das duas). Este queijo duro da montanha amadurece à perfeição no silêncio e na escuridão de cavernas especiais onde o queijo obtém o seu sabor, textura e cor únicos. Existem várias caves de maturação na região onde o Comté é amadurecido por um período mínimo de 4 meses a 18 ou 24 meses. Algumas vezes, Comté recebe o nome da adega onde amadureceu, como o Comté Fort Saint-Antoine.

Comté foi um dos primeiros queijos a receber um status de AOC (Appellation d’origine controlee) em 1958. Comté was one of the first few cheeses to receive an AOC (Appellation d’origine controlee) status in 1958. É um dos queijos mais populares da França, com cerca de 40.000 toneladas de produção anual.

Considerado um dos melhores queijos do mundo, uma fatia de Comte revela um interior amarelo pálido e uma textura que pode variar de sedosa, flácida a cristalina.

Existem cerca de 83 sabores que podem ser saboreados enquanto se degusta um queijo Comté. Mas os principais sabores aromáticos, que se prolongam delicadamente na boca, são um equilíbrio de aromas de manteiga e castanha assada e um final doce.

Sua capacidade de derreter facilmente significa que Comté combina com muitas receitas: desde fondues até o Croque Monsieur. O queijo combina bem com os tintos Rhone, um Palo Cortado ou um jerez Amontillado da Espanha.