Époisses de Bourgogne | Queijos

queijo epoisses de bourgogne

O epoisses é um queijo francês da região da Borgonha, com um AOC desde 1991 e um DOP desde 1996. Sua área de denominação abrange cerca de metade do noroeste da Côte-d’Or, dois cantões de Haute-Marne e três municípios de Yonne. Seu nome é o da vila de Époisses, localizada no oeste deste território.

É um queijo feito com leite de vaca, crosta macia e lavada, seu peso é geralmente de 250 gramas, mas pode ser encontrado em formatos maiores. 

Este queijo, que contém 24% de gordura, é refinado ao ser esfregado com “marc de Bourgogne”, um destilado local. Sua laranja marfim a vermelho tijolo é devido a bactérias da superfície: o uso de corantes é estritamente proibido.

O leite utilizado, o processamento do queijo e o amadurecimento dos epoisses devem ser realizados na zona definida pelo AOC. São cinqüenta e três produtores de leite qualificados para um volume de 16,3 milhões de litros de leite. As raças leiteiras autorizadas são brune, montbéliarde e  simmentais francesas.

A comercialização é feita em caixas de madeira, facilitando o transporte e armazenamento, mas também é vendido diretamente pelos fabricantes de queijo e feirantes de rua.

Embora possa ser consumido de dezembro a abril, seu período ideal de degustação vai de maio a novembro (períodos de pastagem).