Chimichurri é um molho feito com uma combinação de ervas e especiarias usado principalmente para carne grelhada. Ele existe em uma versão verde (chimichurri verde) e uma versão vermelha (chimichurri rojo). As versões mais tradicionais são as do chimichurri argentino e do chimichurri uruguaio. Neste artigo nos focaremos no chimichurri argentino, mas em breve escreveremos sobre o chimichurri uruguaio.
Recomendamos fazer o chimichurri argentino tradicional com ingredientes frescos, o que o torna muito mais saboroso e refrescante. Mas você pode também fazê-lo ou comprá-lo feito com ervas secas (a maioria dos argentinos usa o orégano seco). É também delicioso e certamente muito conveniente.
Aconselhamos que prepare antecipadamente o chimichurri. Assim há tempo para que os sabores dos ingredientes se acentuem, tornando o chimichurri mais intenso.
Ingredientes do chimichurri argentino tradicional
- Salsinha picada (perejil)
- Folhas de orégano seco ou fresco: provavelmente o ingrediente mais difícil de se encontrar no supermercado. A folha fresca de orégano adiciona um sabor picante ao chimichurri argentino. Na falta dela, a versão seca é bastante satisfatória. Aprenda mais sobre o orégano aqui.
- Alho picado
- Óleo de girassol ou azeite de oliva: tradicionalmente, o chimichurri argentino não utiliza o azeite de oliva. Por ter um sabor mais pronunciado, o azeite de oliva acaba por esconder o sabor dos outros ingredientes utilizados na preparação do chimichurri argentino. Óleo de girassol é tradicionalmente utilizado no chimichurri na Argentina. Experimente com os dois tipos de óleo e decida qual se adapta melhor ao seu paladar.
- Vinagre de vinho tinto: O vinagre de vinho tinto dá uma bonita cor e um gosto característico ao chimichurri argentino. Na falta deste, o vinagre de vinho branco o substitui satisfatoriamente.
- Pimenta calabresa moída (ají molido): para quem quiser a versão apimentada. É uma variação tradicional do chimichurri argentino.
- Sal e pimenta preta moída: a pimenta preta é opcional
- Água morna (água tíbia): Caso sejam utilizados ingredientes secos (orégano e pimenta calabresa), será necessário hidratá-los antes de adicionar os demais ingredientes ao chimichurri argentino
Receita do chimichurri argentino
Veja nosso vídeo com a receita do chimichurri argentino. Colabore conosco e inscreva-se em nosso Canal Cozinha Técnica no YouTube.

Chimichurri
Video

Equipamento
- 1 tigela de vidro para preparar e guardar o chimichurri
Ingredientes
- 5 colheres de sopa de salsinha/salsa
- 3 colheres de sopa orégano seco
- 2 colheres de sopa pimenta calabresa moída (opcional)
- 1 colher de chá de pimenta-preta/pimenta-do-reino (opcional)
- 2 dentes alho picado
- 1/4 xícara de água filtrada morna (para hidratar o orégano seco e a pimenta calabresa). Se utilizar ingredientes frescos, a água não é necessária
- 1/2 xícara vinagre de vinho tinto (dá a cor característica do chimichurri argentino)
- 1 xícara óleo de girassol
Instruções de Preparo
- Primeiramente os ingredientes secos (orégano e pimenta calabresa, se utilizada) são hidratados com água pura. Este é um passo importante, pois a água acelera o processo de hidratação, que poderia ser feito com o vinagre, mas que demoraria muito mais.
- Depois de hidratado, coloca-se a pimenta e o sal. O alho picado em pequenos pedaços é também adicionado.
- Adicionamos então a salsinha e o vinagre e mexemos para que os ingredientes absorvam o vinagre. Por último adicionamos o óleo de girassol.
- Deixe descansar, preferencialmente de um dia para outro. Quanto mais dias melhor! Não se preocupe se parecer líquido demais. Os ingredientes continuarão absorvendo os líquidos e o resultado final será um molho espesso.