Chimichurri Argentino – Temperos

Chimichurri

Chimichurri é um molho feito com uma combinação de ervas e especiarias usado principalmente para carne grelhada. Ele existe em uma versão verde (chimichurri verde) e uma versão vermelha (chimichurri rojo). As versões mais tradicionais são as do chimichurri argentino e do chimichurri uruguaio. Neste artigo nos focaremos no chimichurri argentino, mas em breve escreveremos sobre o chimichurri uruguaio.

Recomendamos fazer o chimichurri argentino tradicional com ingredientes frescos, o que o torna muito mais saboroso e refrescante. Mas você pode também fazê-lo ou comprá-lo feito com ervas secas (a maioria dos argentinos usa o orégano seco). É também delicioso e certamente muito conveniente.

Aconselhamos que prepare antecipadamente o chimichurri. Assim há tempo para que os sabores dos ingredientes se acentuem, tornando o chimichurri mais intenso.

Ingredientes do chimichurri argentino tradicional

Salsinha picada (perejil)

Salsinha picada

Folhas de orégano seco ou fresco

Provavelmente o ingrediente mais difícil de se encontrar no supermercado. A folha fresca de orégano adiciona um sabor picante ao chimichurri argentino. Na falta dela, a versão seca é bastante satisfatória. Aprenda mais sobre o orégano aqui.

Folhas de orégano

Alho picado

Alho picado

Óleo de girassol ou azeite de oliva

Tradicionalmente, o chimichurri argentino não utiliza o azeite de oliva. Por ter um sabor mais pronunciado, o azeite de oliva acaba por esconder o sabor dos outros ingredientes utilizados na preparação do chimichurri argentino. Óleo de girassol é tradicionalmente utilizado no chimichurri na Argentina.

Experimente com os dois tipos de óleo e decida qual se adapta melhor ao seu paladar.

Óleo de girassol

Vinagre de vinho tinto

O vinagre de vinho tinto dá uma bonita cor e um gosto característico ao chimichurri argentino. Na falta deste, o vinagre de vinho branco o substitui satisfatoriamente.

Vinagre de vinho tinto

Pimenta calabresa moída (ají molido)

Para quem quiser a versão apimentada. É uma variação tradicional do chimichurri argentino.

Pimenta calabresa moida

Sal e pimenta preta moída

A pimenta preta é opcional

Sal e pimenta preta

Água morna (água tíbia)

Caso sejam utilizados ingredientes secos (orégano e pimenta calabresa), será necessário hidratá-los antes de adicionar os demais ingredientes ao chimichurri argentino

copo de agua

 

 

Proporções do ingredientes do chimichurri argentino

  • 5 colheres de sopa de salsinha
  • 3 colheres de sopa de orégano seco
  • 2 colheres de sopa de pimenta calabresa moída (opcional)
  • 1 colher de chá de pimenta preta (opcional)
  • 1 colher de chá de sal (opcional)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 quarto de xícara de água morna (para hidratar o orégano seco e a pimenta calabresa). Se utilizar ingredientes frescos, a água não é necessária
  • 1/2 xícara de vinagre de vinho
  • 1 xícara de óleo de girassol

Como preparar o chimichurri argentino

Primeiramente os ingredientes secos (orégano e pimenta calabresa, se utilizada) são hidratados com água pura. Este é um passo importante, pois a água acelera o processo de hidratação, que poderia ser feito com o vinagre, mas que demoraria muito mais.

Depois de hidratado, coloca-se a pimenta e o sal. O alho picado em pequenos pedaços é também adicionado.

Adicionamos então a salsinha e o vinagre e mexemos para que os ingredientes absorvam o vinagre. Por último adicionamos o óleo de girassol.

Deixe descansar, preferencialmente de um dia para outro. Quanto mais dias melhor! Não se preocupe se parecer líquido demais. Os ingredientes continuarão absorvendo os líquidos e o resultado final será um molho espesso.

Vídeos recomendados sobre chimichurri argentino

Ótimo vídeo produzido pela Sandy, cozinheira argentina. Faz uma versão bastante tradicional do chimichurri. Como vocês podem ver, ela utiliza óleo de girassol e orégano seco. Sua versão é picante, com pimenta calabresa moída.

Ela utiliza água para hidratar o orégano e a pimenta calabresa moída.