Babaganuche | Pasta de berinjela com tahine

Babaganuche ou baba ghanoush é uma pasta de sabor delicado e levemente defumado, preparada com berinjela assada, tahine, alho e azeite de oliva.

Acredita-se que a receita de babaganuche tenha se originado na Síria, embora seja consumida em todo o Oriente Médio com pão pita ou árabe. Esta pasta faz parte do mezze ou meze, conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais na região Mediterrânica e no Oriente Médio.

Mezze é conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais na região Mediterrânica e no Oriente Médio.

Ingredientes para o babaganuche

Berinjela ou beringela

Berinjela ou beringela (em inglês: eggplant ou aubergine e em francês: aubergine) é uma fruta utilizada como legume que possui um interior esponjoso e reduz drasticamente de volume quando cozido. A berinjela possui mais de 88% de água.

Geralmente, o babaganuche é preparado com a berinjela comum, mas você pode preparar com os outros tipos de berinjela, como a berinjela italiana.

O babaganuche é preparado com a berinjela comum

Tahine

Tahine (em inglês: tahini e em francês: tahin ou purée de sésame) é uma pasta preparada com sementes de gergelim ou sésamo moídas. Estas sementes possuem em torno de 50% do peso em óleo e coloração que varia do bege ao negro.

Você pode comprar o tahine pronto em grandes supermercados ou lojas especializadas ou preparar o tahine caseiro.

Tahine da marca brasileira Istambul e da marca Zeeny, vendida em Portugal

Receita de Baba ghanoush

  • 2  berinjelas grandes
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem 
  • 1/3 xícara de tahine
  • 2 cabeças de alho descascadas
  • suco de ½  limão 
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Equipamento

Liquidificador ou processador de alimentos

Modo de fazer

Grelhe ou asse a berinjela: Coloque a berinjela sobre a chama de um fogão a gás e grelhe até que toda a casca esteja negra. Utilize uma pinça para virar a berinjela.

Caso você prefira assar, pincele a berinjela ou regue-a com azeite de oliva e leve ao forno previamente aquecido em 200°C. Retire quando a pele estiver escura, carbonizada.

 

Descasque a berinjela assada: Espere esfriar e abra a berinjela com uma faca, fazendo um corte longitudinal. Em seguida, retire a polpa da berinjela com o auxílio de uma colher.

Prepare a pasta: Bata a polpa da berinjela assada, azeite de oliva, tahine, alho, limão, pimenta do reino preta e sal no liquidificador ou processador de alimentos, até que se forme uma emulsão estável de textura homogênea. 

Sirva com azeite de oliva e pão pita ou árabe. O babaganuche pode ser mantido sob refrigeração por até 3 dias.

Quer aprender mais sobre culinária do Oriente Médio?