10 regras básicas do bom cozinheiro

http://cozinhatecnica.com/2015/02/10-regras-basicas-do-bom-cozinheiro/
Você não aprenderá a cozinhar de uma hora para outra. Ne verdade você vai demorar toda a sua vida para aperfeiçoar suas habilidades de cozinheiro. Mas há algumas regras básicas que você deveria aprender o quanto antes e usar para sempre. São regras que vão facilitar sua vida na cozinha e reduzir a quantidade de erros nas receitas que você irá preparar. As 10 regras básicas para cozinhar são regras simples, quase óbvias. Mas quantas vezes você não se esqueceu de uma delas? Portanto leia com atenção, imprima e coloque em sua geladeira!

1 - Leia a receita cuidadosamente

Muitas vezes ficamos entusiasmados (e com fome) lendo uma receita e já partimos para a cozinha para prepará-la. Quando estamos no meio da preparação percebemos que não temos um ingrediente ou que o tempo de geladeira é de ... 1 dia! Portanto leia atentamente a receita antes de começar a cozinhar, assim você evitará que surjam surpresas no meio do caminho.

2 - Siga as instruções

Cozinhar é uma arte, mas é também uma ciência. E bem exata. Uma receita, principalmente daquelas encontradas em bons livros e sites de culinária, já foi testada e retestada várias vezes. Não tente, pelo menos da primeira vez, mudar a quantidade e o tipo de ingrediente, pois a chance de erro é muito grande. Aos poucos você entenderá melhor a receita e poderá fazer improvisações que não irão atrapalhar o resultado final.

3 - Esteja preparado

Separe todos os equipamentos e prepare antecipadamente os ingredientes que uma receita irá utilizar. As escolas de culinária chamam isso de mise en place (veja nosso artigo sobre mise en place). É muito mais fácil preparar uma receita quando você já tem tudo arrumadinho, nas quantidades certas. É muito fácil você deixar sua carne queimar ou sua massa passar do ponto quando você se lembra na última hora que esqueceu de pegar na dispensa um tempero importante para seu prato.

4 - Prepare os ingredientes como indicado na receita

Corte e prepare os ingredientes como indicado na receita. Um ingrediente cortado de forma uniforme não vai ficar com alguns pedaços queimados e outros pedaços crus, além de ter um aspecto muito mais atraente no prato.

5 - Pré-aqueça seu forno

A maioria dos fornos demora um bom tempo para ficar na temperatura ideal. Em geral você precisa de pelo menos 15 minutos para deixar o forno preparado. Se você não esquenta seu forno de forma adequada, seu prato precisará de mais tempo para cozinhar e com isso vai ficar ficando ressecado e vai passar do ponto. Lembre-se também de colocar o prato na altura recomendada. Pratos que precisam ficar na parte de baixo do forno não vão cozinhar adequadamente na altura mediana.

6 - Não mude muito os ingredientes

Em geral, a melhor forma de acertar uma receita é não modificá-la. Mesmo pequenas modificações podem ser desastrosas, principalmente na horas de preparar pães, bolos e massas. Antes de modificar alguma coisa na receita, tente entender a função do ingrediente e se ele não é essencial para o resultado final.

7 - Use o equipamento certo

O tamanho da panela, de uma forma de bolo, etc, fazem uma grande diferença! Se você colocar muitas peças de peito de frango em uma frigideira pequena sabe o que vai acontecer? As peças vão cozinhar no vapor ao invés de grelharem. Portanto siga lembre-se de seguir as instruções não apenas para os ingredientes, mas para o equipamento também!

8 - Monitore o prato enquanto ele cozinha

Existem tantas variáveis que alteram o tempo de preparo de um alimento! Mais importante que seguir o tempo de preparo indicado é seguir as dicas visuais que a receita indica. Se a receita diz que o açúcar deve aquecer por 10 minutos até adquirir a coloração de caramelo, e você perceber que o açúcar já adquiriu a coloração com 8 minutos, então está na hora de tirar do fogo! Por isso é importante acompanhar o cozimento, não confie apenas no relógio.

9 - Experimente antes de servir

Não existe outra forma de saber se a receita está boa. Você temq ue experiementar. A melhor dica é temperar parcialmente durante o preparo e deixar para o final para ajustar o tempero ao seu gosto, principalmente o sal. Comidas servidas frias, como gazpacho, precisam ser experimentadas logo antes de servidas, pois o frio altera o sabor do alimento e você pdoe precisar de mais sal e pimenta.

10 - Aprenda com os seus erros!

Mesmo grandes chefs de cozinha erram. A diferença é que eles analisam o erro, apontam as falhas e tentam evitá-las daí em diante. Por isso é importante treinar uma receita várias vezes, não espere um ano para fazer um prato de novo! Veja mais dicas em nosso Curso de Gastronomia Grátis

Comentários

10 regras básicas do bom cozinheiro