Bater com Fouet | Técnicas de Confeitaria/ Pastelaria

Bater com fouet (em francês: fouetter e em inglês: to whisk ou to beat) designa uma técnica na qual um ingrediente é misturado, batido, aerado e suavizado com um fouet para torná-lo espumoso ou cremoso.

Os melhores fouets para incoporar o ar em líquidos são os fouets arredondados ou fouets que possuem muitos fios.  Os fouets planos ou os fouets que possuem menos fios, são melhores para misturar ingredientes ou preparações que exigem um acabamento suave e denso, como os molhos.

Bater com fouet: Fouet clássico arredondado e fouet plano

Como funciona um fouet clássico?

Quando você bate um ingrediente com o fouet, o movimento cria um pequeno vácuo atrás de cada fio. O ar se apressa para preencher esse vácuo e, assim, é incorporado ao ingrediente. Quanto mais fios um batedor tiver, mais ar incorporado, e mais rapidamente suas claras de ovos ou creme irão se transformar em uma espuma estável.

Técnicas para bater com fouet

Side-to-side (lado a lado) é o termo em inglês que designa a técnica na qual o fouet faz um movimento lateral. Este movimento incorpora o ar mais rapidamente e é adequado para todos os tipos de preparação.

Bater: (em francês: battre e em inglês: to beat) Combinar ingredientes com um movimento circular rápido para criar uma mistura homogênea. A técnica pode ser realizada com fouet, colher, batedeira ou liquidificador. Nesta técnica, o fouet e a colher estão levemente inclinados.

No vídeo abaixo da American Test Kitchen, o chef Dan Souza, ensina a técnica side-to-side.