Fouet | Tipos de fouet ou batedor e suas utilizações

Fouet ou batedor é um utensílio de cozinha usado para misturar, bater, incorporar ar e suavizar ingredientes ou preparações.

Como pronunciar o nome francês fouet? Ouça abaixo:

 

Não há registro sobre a invenção do fouet, mas foi Julia Child, chef americana e apresentadora de televisão, a responsável pelo sucesso deste utensílio, quando o segurou diante das câmeras para a preparação de um omelete.

No vídeo abaixo, do programa The French Chef, você pode ver Julia Child preparando a receita de omelete com o fouet clássico.

Como funciona um fouet clássico?

Quando você bate um ingrediente com o fouet, o movimento cria um pequeno vácuo atrás de cada fio. O ar se apressa para preencher esse vácuo e, assim, é incorporado ao ingrediente. Quanto mais fios um batedor tiver, mais ar incorporado, e mais rapidamente suas claras de ovos ou creme irão se transformar em uma espuma estável.

Aprenda as técnicas para bater com o fouet>

Principais modelos de fouet e suas utilizações

O fouet pode ser categorizado de duas maneiras: pelo número de fios e pela forma. Os batedores arredondados ou com muitos fios são melhores para incoporar o ar em líquidos e os batedores planos ou com menos fios são melhores para misturar produtos que exigem um acabamento suave e denso, como os molhos.

Fouet clássico ou batedor

O fouet clássico (em inglês: ballon whisk e em francês: Le fouet à blanc) tem como principal característica, os múltiplos fios flexíveis dispostos em formato de balão ou gota conectados por um cabo. Este fouet é produzido em diversos tamanhos e materiais, como inox e silicone. O fouet em silicone é ideal para utilização em panelas antiaderentes.

Os principais usos deste fouet são: preparar claras em neve e creme chantilly, bater ovos, aerar ingredientes secos no lugar de peneirá-los e etc.

Fouet clássico em formato de balão da marca Oxo
Fouet clássico em formato de gota da marca Le Creuset

Fouet para molhos

Fouet para molhos (em inglês: French whisk e em francês: Le fouet à sauce) possui múltiplos fios flexíveis dispostos em formato alongado, conectados por um cabo. Este fouet é produzido em diversos tamanhos e materiais, como inox e silicone. 

Devido ao seu formato alongado, é perfeito para misturar molhos ou preparações em panelas profundas. Ele alcança a borda da panela, impedindo que o molho queime.

Fouet para molhos

Fouet para emulsão

Fouet para emulsão (em inglês: ball whisk e em francês: le fouet éclair ) possui hastes de metal com esferas nas pontas o que facilita a limpeza.

Este fouet bate com bastante rapidez, tornando-o um utensílio excelente para bater claras em neve e merengues. Alcança bordas de panela e superficies planas. Também é excelente para aerar ingredientes secos.

Fouet para emulsão da marca WMF

No vídeo da empresa WMF, há uma comparação de utilização do fouet para emulsão (Flexi Whisk) e o fouet clássico. Você poderá verificar que este tipo de fouet é excelente para eliminação de grumos.

Fouet plano

Fouet plano (em inglês: Flat whisk ou roux whisk e em francês: Le fouet plat) possui três ou quatro hastes dobradas em forma de letra U. As hastes são presas por um cabo.

Esse fouet é perfeito para realizar o roux (espessante para molho elaborado com farinha e manteiga) ou molho de fundo de panela, pois seu formato permite a mistura e raspagem de ingredientes em superfícies planas, como o fundo de uma panela.

Fouet plano

Fouet bola

Fouet bola (em inglês: cage whisk e em francês: Le fouet à boule) lembra um fouet clássico no qual foi incorporada uma esfera grande e vazada e uma esfera pequena sólida.

Este fouet foi projetado para produzir uma textura suave e cremosa em misturas espessas. É muito utilizado para fazer creme chantilly.

Fouet bola

Fouet mola

Fouet espiral (em inglês: coin whisk e em francês: le fouer spirale ) é caracterizado por um único fio espiralado, permitindo que seja movimento para cima e para baixo.

O formato deste fouet é perfeito para misturar ingredientes líquidos em recipientes profundos.

Fouet espiral

(em inglês: spiral whisk ou gravy whisk e em francês: fouet plat à la spirale) é formado por uma espiral com a cabeça levemente inclinada.

Devido ao formato da cabeça, este fouet tem com a superfície da panela ou tigela, tornando-o adequado para misturar molhos, como: os molhos-mãe, molhos de panela, molhos para saladas etc.

Fouet espiral

Fouet: Dicas de compras

Há tantos modelos de fouet que fica díficil saber qual modelo comprar. Como o fouet é um utensílio com valor acessível, recomendamos a aquisição de 3 tipos: o fouet clássico, o fouet para molhos e o fouet plano. Com este conjunto de fouets você pode elaborar qualquer preparação.

Abaixo, elaboramos algumas dicas de compra:

Material

  • Foeuts produzidos em aço inox, são mais duráveis e não enferrujam.
  • Fouets revestidos em silicone ou nylon são indicados para o uso em panelas com revestimento antiaderente, pois não riscarão o revestimento.

Cabo

  • Alças de silicone ou emborrachadas são mais fáceis de segurar com mãos molhadas ou oleosas e protegem as mãos do calor nas preparações quentes.
  • O tamanho do cabo é muito importante. Cabos curtos podem queimar as mãos no vapor de preparações quentes, como caramelo. Cabos muito longos podem ser pesados, dificultando a tarefa de bater ou misturar  ingredientes em preparações longas, como cremes ou molhos.

Antes de adquirir o seu fouet, segure-o na sua mão e certifique-se que é confortável.

No vídeo abaixo, do canal Kitchen Conundrums, o chef Thomas Joseph, demonstra os 3 tipos de fouet que recomendamos e suas utilizações: Fouet Clássico (Ballon whish), Fouet para molhos (French whisk) e o Fouet plano (Flat whisk).