Pepperoni

pepperoni

O que é pepperoni?

Pepperoni é uma variedade americana de salame, feito de carne de porco e carne bovina curadas, misturadas e temperadas com páprica ou com outra pimenta. Tem uma granulação mais fina que os salames italianos. É usado principalmente como cobertura de pizza nos EUA, assim como em alguns snacks e sanduíches derivados da pizza.

A palavra pepperoni é derivada da palavra italiana peperone (“pimentão”).

pepperoni hormel
Hormel é a principal marca de pepperoni nos EUA

Qual é a carne utilizada no pepperoni?

Pepperoni é geralmente feito a partir de uma mistura de carne de porco e carne bovina. A carne de peru também é comumente usada como um substituto, mas o uso de carne de aves no pepperoni deve ser adequadamente comunicado nos rótulos nos EUA.

Como o pepperoni é produzido?

Pepperoni é feito de uma mistura de carne de porco e carne bovina moída e misturada com especiarias e aromas. Sal e nitrato de sódio são então adicionados como agentes de cura, que impedem o crescimento de microorganismos indesejáveis. O nitrato dá ao pepperoni sua cor avermelhada.

A carne moída é então injetada com bactérias do ácido láctico, comumente usadas durante o processo de fabricação de iogurte ou queijo. As bactérias produzem ácido láctico, o que reduz o pH da carne, permitindo que se torne melhor preservada.

A mistura de carne moída é então colocada em seu invólucro e fermentada por vários dias. Salsichas de pepperoni são então transferidas para uma sala de secagem, onde permanecerão por até 20 dias.

Depois de ter secado completamente, o pepperoni é embalado e despachado. Aguns pepperonis são vendidos fatiados, enquanto outros são vendidos inteiros – tudo depende do fabricante.

O vídeo a seguir mostra o processo industrial de produção do pepperoni. Neste vídeo, o fabricante utiliza apenas a carne de porco para fazer o pepperoni.

Substitutos para o pepperoni

Na falta do pepperoni, a opção mais próxima para substituí-lo na pizza é o chouriço picante português. Ele é feito com carne de porco e geralmente temperado com paprica e pimenta malagueta. É na verdade uma opção mais sofisticada do que o próprio pepperoni.

chouriço extra picante português
O chouriço português é um boa opção para substituir o pepperoni

Pepperoni é uma salsicha seca curada semelhante aos salames apimentados do sul da Itália, como salsiccia Napoletana piccante, uma salsicha seca picante de Nápoles, ou a soppressata da Calábria. As principais diferenças são que o pepperoni tem uma granulação mais fina (semelhante ao salame sem pimenta de Milão), é geralmente mais suave e geralmente é produzido com o uso de um invólucro artificial. O pepperoni é geralmente produzido em massa. Na maior parte da Itália, o pepperoni seria considerado um tipo de salamino piccante.

soppressata
Soppressata

O que é um salame?

O salame é um tipo de enchido curado que consiste em carne fermentada e seca ao ar livre. Tipicamente é feito com carne de porco mas, como no caso do pepperoni, pode conter outros tipos de carne.

Quer saber mais sobre embutidos/charcutaria?