Pavlova | Receitas clássicas

Pavlova é uma sobremesa elaborada com uma base de merengue, recheada com creme chantilly e frutas frescas, como: morango, kiwi, maracujá, etc. Este merengue assado possui uma casca crocante e um interior macio.

A sobremesa de origem incerta é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Acredita-se que a base da sobremesa assemelha-se ao tutu da bailarina. A Pavlova é muito apreciada na Austrália e Nova Zelândia, onde é geralmente consumida nos meses de verão e no Natal.  

Pavlova de chocolate: o chocolate em pó é adicionado no merengue francês.
Há opção de Pavlova com outras frutas, como: laranjas, romãs, clementinas, maracujá, etc.

Receita de Pavlova

Ingredientes

Base de merengue 

  • 200g de açúcar refinado
  • 2 colheres de chá amido de milho
  • 4 claras de ovos grandes em temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de vinagre branco destilado
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha 
  • 1/4 colher de chá sal

Para o recheio de creme chantilly

  • 500ml de creme de leite fresco com alto teor de gordura, no mínimo 30%
  • 30g de açúcar granulado
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Equipamentos

Modo de fazer

Prepare o forno: Coloque a prateleira de metal no meio do forno e aqueça até 135°C.

Prepare a assadeira: Forre uma assadeira com papel manteiga e desenhe um círculo de 20 centímetros de diâmetro, no centro do papel. Vire o papel do outro lado, o círculo será visível ainda. Você pode fazer Pavlovas individuais, moldando o merengue em círculos de 5 cm a 10 cm de diâmetro.

Desenhe um círculo de 20 cm de diâmetro numa folha de papel manteiga

Prepare as claras: Numa tigela, coloque as claras e bata até o ponto de picos moles, utilizando uma batedeira com batedor globo.

Claras para o preparo do merengue 

Adicione os demais ingredientes: Com a batedeira em funcionamento, adicione lentamente o açúcar, cerca de uma colher de cada vez. Em seguida, adicione o amido de milho, vinagre branco, baunilha e sal.

Continue batendo até formar picos duros e brilhantes.

O merengue se tornará firme e brilhante
Ponto de picos firmes

Modele a Pavlova: Com uma espátula, preencha o desenho do círculo com o merengue. Em seguida, com o auxílio de um colher, modele uma cavidade no centro. 

Pavlova pronta para assar, com a cavidade modelada no centro 

Asse a Pavlova: Asse a base de merengue numa temperatura de 135°C, até que se forme uma superfície crocante e levemente bronzeada. Desligue o forno e deixe o merengue esfriar dentro do forno, por no mínimo 30 minutos. Em seguida, retire do forno e retire o papel manteiga com cuidado. Não se preocupe se houver pequenas rachaduras. A base de merengue pode ser preparada com 1 dia de antecedência, se mantida num recipiente hermético.

Prepare o chantilly: Numa tigela grande, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até que se forme picos suaves. A tigela do chantilly deve estar resfrigerada ou ser colocada sobre uma tigela com gelo. O chantilly pode ser preparado com 1 hora de antecedência, mas deve ser mantido sob refrigeração.

O chantilly deve ser realizado com uma tigela e batedores refrigerados ou sobre uma tigela com gelo.
Bata o chantilly até que se forme picos suaves.

Recheie a Pavlova com chantilly: Adicione cuidadosamente o chantilly sobre a base de merengue, cobrindo a cavidade central.

 

Adicione as frutas: Decore com frutas. Sirva imediatamente, utilizando uma faca com serra para cortar. 

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?