Como fazer crème fraîche caseiro?

Crème fraîche épaisse (creme fresco espesso) é um creme de leite ácido produzido, geralmente na França, com leite cru ou pasteurizado, no qual foram adicionadas uma cultura de bactérias. Devido à fermentação bacteriana, sua textura é espessa e muito cremosa e seu sabor é levemente ácido. Este creme não contém espessantes.

A região da Normandia, na França, é famosa pela produção do Crème d’Isigny, um crème fraìche épaisse com denominação de origem protegida – DOP. Este creme é preparado com leite cru e passa por uma fase de maturação lenta de 16-18 horas para que as bactérias que naturalmente estão no leite possam fermentar. Este processo desenvolve um sabor suave, bem equilibrado, levemente ácido e uma cor amarelo pálido. O teor de gordura do Crème d’Isigny é de 40%.

Crème d’Isigny é um tipo de crème fraîche preparado com leite cru.

No Brasil e em Portugal, o leite é pasteurizado, por isso é necessário adicionar uma cultura de bactérias no leite pasteurizado. 

Diferença entre o crème fraîche e o nata ácida | sour cream

O crème fraîche tem um teor de gordura que varia de  30% e 48% e não contém espessantes adicionados, por isso é uma boa alternativa para preparações submetidas à calor prolongado e alta temperatura. Este creme é mais espesso, tem um sabor mais rico e é menos picante do que a nata ácida | sour cream.

A nata ácida | sour cream tem um teor de gordura de cerca de 20% e pode incluir ingredientes como gelatina, renina e enzimas vegetais para estabilizá-lo e torná-lo mais espesso.

Não há produtores de natas ácidas no Brasil, mas o crème fraîche pode substituir a nata ácida | sour cream em quase todas as preparações. 

Nata ácida | Sour cream vendidos em Portugal

Como fazer crème fraîche em casa?

Crème fraîche é geralmente um produto caro, mas simples de fazer em casa. Combine o creme de leite fresco com teor de gordura acima de 30%, com uma pequena quantidade de iogurte integral ou cultured buttermilk | leitelho e deixar que ele descanse em um recipiente coberto à temperatura ambiente por cerca de 12 horas.

O creme de leite não estragará à temperatura ambiente, pois serão as boas bactérias do iogurte integral ou cultured buttermilk | leitelho que se multiplicarão. Estas bactérias impedirão que as bactérias perigosas assumam o controle.

É muito importante utilizar um iogurte natural integral que não tenha aditivos e espessantes, o bom iogurte natural é preparado somente com leite e fermentos lácteos.

 

Iogurte natural integral preparado somente com leite e fermento lácteos.

Receitas de crème fraîche caseiro

Ingredientes

  • 1 litro de creme de leite fresco pasteurizado, com teor de gordura acima de 30%.
  • 2 colheres de sopa de iogurte integral ou cultured buttermilk | leitelho

Evite a utilização de produtos lácteos ultra-pasteurizados e utilize iogurte natural integral sem adição de espessantes e conservantes!

Utensílios

Tigela ou recipiente de vidro grande

Modo de fazer

Combine os ingrentes: Num recipiente de vidro, combine o creme de leite fresco e o iogurte ou cultured buttermilk | leitelho num recipiente de vidro.

Fermente a mistura: Cubra com o recipiente de vidro com filme alimentar e deixe repousar à temperatura ambiente, entre 20°C e 25°C até engrossar, cerca de 12 horas. Em seguida, leve para geladeira para resfriar. A mistura continuará a espessar na geladeira.

Mantenha na geladeira por no máximo 1 semana.

 

Receitas com crème fraîche

Este creme pode ser utilizado para substituir o creme de leite fresco em molhos, sopas e preparações que são submetidas ao calor. Também, é um ótimo creme para a preparação de molhos para saladas e com frutas frescas.

Crème fraîche como guarnição de sopas

Crème fraîche como guarnição de sopas

Crème fraîche pode substituir o creme de leite fresco em receitas de molhos

Molho com crème fraîche  

Quiche com crème fraîche

O crème fraîche é excelente para preparações com cozimento longo, como as receitas à base de custard, entre elas o quiche.

Quiche com crème fraîche

Molho para receitas doces

Você pode adicionar um pouco de açúcar para utilizá-lo como cobertura ou molho em receitas doces. O gosto levemente ácido do crème fraîche equilibra as receitas doces.

Molho ou cobertura para receitas doces

Crème fraîche batido como chantilly

Como o crème fraîche é preparado com creme de leite fresco com gordura acima de 30%, por isso é possível preparar o creme chantilly com este creme.

Crème fraîche pode ser batido chantilly

Salada de frutas com crème fraîche

Salada de frutas com crème fraîche

Aprenda mais sobre técnicas de cozinha