Queijo Vacherin Mont-d´Or

Queijo Vacherin Mont D'Or

O queijo Vacherin Mont-d´Or é um queijo artesanal suíço elaborado com leite de vaca pasteurizado. Este queijo pertence à categoria de casca lavada e sua pasta, de coloração branca ou marfim, é extremamente cremosa. O seu sabor característico é proveniente do amadurecimento em caves e pelo anel de madeira fino que o embala.

queijo Vacherin Mont-d´Or suíçoMont-d´Or (Monte de Ouro) é o nome de uma das montanhas do maciço do Jura, na fronteira franco-suíça, onde este queijo é produzido há mais de 100 anos.

Originalmente, este queijo era produzido somente entre o período de outubro até à primavera (que inicia em abril na Europa), pois nos demais meses, o leite da região era direcionado à produção do queijo Gruyère. A sazonalidade tornou-se uma tradição e atualmente a sua produção estende-se somente de setembro a abril.

Em 2003, o queijo Vacherin Mont-d’Or recebeu o selo DOP – Denominação de Origem Protegida.

Fabricação do queijo Vacherin Mont-d´Or

Em 2011, a Rede Globo esteve na Suíça e produziu uma reportagem sobre o queijo Vacherin Mont-d´Or.

Parte 1: Apresenta a região onde o queijo é produzido, uma fazenda de criação de gado e o processo de produção do queijo.

Parte 2: Demonstra a produção da embalagem, o anel de madeira que envolve o queijo, proporcionando seu sabor característico e uma sugestão de consumo.

Como consumir

Na Suíça, o queijo Vacherin Mont-d’Or é consumido como queijo de sobremesa em temperatura ambiente ou aquecido no forno para acompanhar batatas pequenas ou pão crocante.

Preparação do queijo Vacherin Mont-d´Or no forno

O vídeo abaixo apresenta as etapas da receita do queijo Vacherin Mont-d´Or no forno.

Preaqueça o forno a 180°C. Faça uma cruz com uma faca na parte superior do queijo e coloque 50ml de vinho branco seco. Em seguida, leve ao forno até que o queijo derreta. Você pode embrulhar a embalagem do queijo em papel alumínio, mas sem cobrir a parte superior.

 

Outros queijos do tipo Vacherin

Há algumas pequenas variações nos sabores e texturas dos queijos tipo Vacherins, dependendo do local de produção, como:

O queijo Vacherin fribourgeois que é um queijo semirrígido produzido no cantão de Friburgo, Suíça. Possui uma casca grossa marrom, pasta de cor amarela pálida e um sabor de noz. Tradicionalmente consumido como queijo de sobremesa, mas ao envelhecer é utilizado na preparação de fondue.

Queijo vacherin fribourgeois

O queijo Vacherin du Haut Doubs ou Mont d´Or (sem hífen) é produzido na França com leite não pasteurizado.

Queijo Vacherin Mont d- Or francês