Páprica | Temperos

Tempero paprica

Páprica (ou “colorau” em Portugal) é um dos condimentos mais consumidos no mundo e sua popularidade vem crescendo nos últimos anos. A páprica é um condimento em pó vermelho feito a partir do pimentão doce da espécie Capsicum annuum, que é seco e moído. É muito usada na culinária húngara (de onde vem seu nome) e na culinária espanhola, mas sua origem é o continente americano (México e América Central).

A páprica é sempre feita a partir de pimentas que são secase, em seguida, moídas até virar pó. Mas este processo, e o tipo de pimentão usado, podem variar enormemente.

Para produzir a páprica doce, boa parte das sementes do pimentão (ou pimenta) é retirada, enquanto na páprica picante quase todo o fruto é utilizado.

pimentao para paprica

Colorau e paprica são a mesma coisa?

Sim, se você mora em Portugal. Não, se você mora no Brasil.

Em Portugal, paprica (lá é sem acento) é também chamada de colorau ou pimentão doce.

pimentao doce

Já no Brasil, páprica é páprica. Mas existe também o colorau (ou colorífico), que é feito da semente de urucum e não dá sabor à comida, apenas cor. Os ingredientes do colorífico Kitano são “fubá enriquecido com ferro e ácido fólico e suspensão oleosa de urucum”.

colorifico kitano

Onde usar a paprica?

Para colorir e temperar arroz, cozidos e sopas

Também é usada na coloração de queijos

Na preparação de salsichas e linguiças

Também é usada como enfeite de pratos

bacon deviled eggs

Receitas tradicionais com páprica

Na Hungria, é usado no preparo do goulash

goulash

Na Índia, costuma ser um dos ingredientes que dá a cor avermelhada ao tandoori chicken

tandoori chicken

É ingrediente do chorizo espanhol

chorizo

Como comprar e como usar a páprica?

No Brasil você encontrará facilmente tanto a páprica doce quanto a páprica picante.

Mas atenção! A páprica doce não tem sabor adocicado, ela é apenas mais suave que a páprica picante. Vale a pena experimentar as duas para decidir qual é de sua preferência.

É comum encontrar também páprica importada, principalmente da Espanha. A versão espanhola costuma ser defumada, o que lhe confere um sabor mais “rústico” (earthy, como os americanos gostam de usar). A versão húngara tem um sabor mais forte que a espanhola.

O sabor da páprica é maximizado se você a esquentar gentilmente em óleo. Mas muito cuidado, pois a páprica tem um alto teor de açúcar e queimará se você exagerar no tempo no fogo.

Compre em pequenas quantidades e guarde longe do sol e exposição à luz. Ela perderá o sabor nessas condições.

POSSO PLANTAR PIMENTAS DE PÁPRICA EM CASA?

Sim, você plantará a semente da pimenta.

Como toda pimenta, a pimenta da páprica gosta de calor. Deve ser regada regularmente e colhida depois que já estiver vermelha, o que deve demorar cerca de 3 meses.

A planta cresce mais em ambiente com alta luminosidade, sol direto. Em condições adequadas, a pimenteira produzirá bem por alguns anos.

PÁPRICA EM OUTRAS LÍNGUAS

Inglês: paprika

Francês: paprika

Espanhol: pimentón

Italiano: paprica, peperoncino rosso, paprika

Alemão: paprika

Húngaro: paprika