Alcachofra à romana | Carciofi alla romana

Carciofi alla romana

Carcioffi alla romana, ou alcachofra à romana, é um prato típico de Roma, na Itália. Em Roma os restaurantes preparam e servem este prato especialmente na primavera, época de colheita da alcachofra.


Dificuldade: baixa

Tempo de preparo: 20 minutos

Cozimento: 30 minutos

Porção: 4 pessoas

Custo: baixo


Ingredientes

4 alcachofras

1 maço de mentuccia (erva típica de Roma) ou hortelã, ou hortelã com orégano

1 dente de alho

100 ml de azeite extra virgem de oliva

250 gramas de água

1 limão siciliano

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo do Carciofi alla romana

Para preparar as alcachofras alla romana, primeiro comece por cortar o limão ao meio. Em seguida, encha uma tigela grande com água e esprema metade do limão e paaase a outra parte nas mãos para que elas não enegrem a alcachofra durante sua limpeza. Pegue as alcachofras e comece a remover as folhas externas, rasgando-as com as mãos.

A seguir, corte a parte final do caule e a ponta da alcachofra. Com as mãos abra a parte central da alcachofra e usando uma faca pequena ou uma colher corte a parte central e retire a penugem interna.

Descasque a haste e arredonde a parte final usando uma faca afiada. Coloque a alcachofra no interior da água acidificada com limão. Cubra com papel absorvente para que as alcachofras fiquem imersas em água enquanto prepara o recheio.

Pegue a hortelã, enrole as folhas e corte-as com uma faca sem triturá-las demais. Descasque o alho e corte-o em fatias primeiro e depois pique-o. Adicione a hortelã.

Adicione uma pitada de sal, pimenta preta e misture tudo. Escorra as alcachofras e bata-as levemente para remover o excesso de água, depois use a mistura preparada para recheá-las. Massageie as alcachofras com sal e pimenta na tábua de corte e, quando estiverem prontas, transfira-as de cabeça para baixo para uma panela, mantenda-os próximas uma das outras. Em seguida, coloque o óleo e a água na panela, cobrindo-as até o início do caule.

Cubra com uma tampa e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo baixo. Neste ponto, elas estarão macias e prontas para servir.

Como conservar o Carciofi alla romana

Alcachofras alla romana podem ser mantidas na geladeira por 2-3 dias, imersas em seu líquido de cozimento. Se você usou todos os ingredientes frescos, você pode congelá-los, fechados em um recipiente hermético.

Dicas de preparo e utilização do Carciofi alla romana

Mentuccia é uma erva comum da culinária romana. Se não conseguir encontrá-la, pode-se utilizar o hortelã ou a salsa, ou ainda uma combinação de hortelã e orégano.

Estas alcachofras são excelentes para serem adicionadas à massa. Basta cortá-las depois de cozidas.

Vídeo com o preparo do Carciofi alla romana