Purê de batatas cremoso: qual é o segredo?

pure de batatas cremoso

Purê de batatas é um acompanhamento amado e muito versátil, principalmente para carnes e peixes. A maioria das pessoas consegue fazer purê de batatas, mas existem alguns detalhes que devem ser seguidos para preparar um bom purê de batatas cremoso.

A batata

1) Qual a batata correta para preparar um purê de batatas cremoso?
As batatas farinhentas possuem um elevado teor de amido que manterá sua integridade no esmagamento, e menos água que lhe permitirá absorver produtos lácteos sem ganhar uma textura pegajosa. São exemplos da categoria farinhenta: Asterix, Caesar, Mondial.
Aprenda mais sobre tipos de batata >

2) Como cozinhar a batata para preparar um purê de batatas cremoso?
Um purê de batata cremoso requer um cozimento cuidadoso das batatas, pois a textura cremosa depende da quantidade de amido liberado durante o processo de cozimento.
O amido encontra-se, principalmente, nas paredes das células da batata. E durante o cozimento, as células da batata se expandem e separar, liberando o amido.
A solução é simples, cozinhe as batatas com a pele para proteger os grânulos de amido e reduzir a viscosidade no prato final. Além disso, comece a cozinhar as batatas em água fria para que cozinhem de maneira uniforme.
Após o cozimento, é importante drenar bem, para em seguida, retirar a pele. Lembre-se que em contato com a água, o amido se torna viscoso, resultando em um purê de batatas pegajoso.

3) Qual o melhor método para esmagar a batata?
O método pode alterar drasticamente os resultados finais, pois o esmagamento libera o amido das células. Desta maneira, recomendamos a utilização do passador de vegetais (muita cremosidade), ou espremedor de batatas (cremosidade média), ou um amassador de batatas (menos cremosidade).

Não utilize mixer ou processador de alimentos, estes equipamentos quebrarão as células da batata, liberando muito amido. O resultado será um purê de batatas pegajoso.

A manteiga

A manteiga derretida criará uma proteção que impedirá que o amido da batata entre em contato com a água dos lácteos (creme de leite ou leite integral). A proporção é de 100g de manteiga derretida para cada quilo de batata.

Para um purê de batatas cremoso, use manteiga de estilo europeu, pois tem um teor maior de gordura, acima de 80%.

Receita de purê de batatas cremoso

  • 2 kilos de batata farinhenta
  • 8 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
  • 1 xícara de creme de leite ou leite integral
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Coloque as batatas numa panela grande e cubra com água fria. Leve ao fogo alto até ferver, reduza o fogo e cozinhe em torno de 20 a 30 minutos ou até que as batatas estejam macias, mas firmes. Espete com um garfo para verificar.
Escorra as batatas, descasque e passe num espremedor de batatas. Retorne as batatas espremidas para a mesma panela e incorpore a manteiga. Após incorporar a manteiga, adicione o creme de leite, sal e pimenta do reino.