Temperos: Gengibre

gengibre

Com seu sabor fresco, picante e doce, o gengibre é o principal aromatizante da culinária chinesa, mas também é amplamente utilizado na culinária indiana, japonesa e tailandesa.

Ele é um rizoma, um caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo. Pode ser usado de diversas maneiras: fresco, em conserva, seco, moído e cristalizado.

ONDE O GENGIBRE VAI BEM?

A versão fresca é a mais aromática. É utilizada em bebidas e pratos salgados, como: chás, o tradicional quentão das festas juninas, sopas, purês, salteados, molhos, peixes, aves e carne bovina.

O gengibre fresco ralado derrete em molhos, mas para um sabor mais delicado, corte em rodelas. Em doces, é macerado para aromatizar sobremesas à base de leite, como pudins, arroz doce e flans.

Você pode cristalizar o gengibre para usá-lo nos cozidos, principalmente em doces, como bolos, muffins e biscoitos. Você só sentirá o sabor picante quando mordê-lo.

A versão seca e moída é a mais potente, mas pode ter um leve amargor. É utilizado principalmente em pratos assados.

RECEITAS CLÁSSICAS COM GENGIBRE

Na China, é utilizado em pratos com peixe e carnes cozidas. O gengibre cristalizado também é usado nas caixas de bombons chineses.

Também é um ingrediente-chave da culinária indiana, é utilizado em molhos, lentilhas e bebidas, como o chai Masala.

No Japão, o gengibre em conserva é usado para fazer shoga beni e gari. Também é usado cru em tofu ou noodles.

O gengibre moído ou macerado é usado no preparo do tradicional Kimchi coreano. Ele é adicionado apenas no final do processo de fermentação.

Na Indonésia, uma bebida chamada Wedang Jahe é feito de gengibre e açúcar de palma.
Os jamaicanos preparam bebidas com gengibre, como cerveja e chá. Também é adicionado em bolos. Um licor de gengibre chamada Canton é produzido em Jarnac, França.

Ginger Ale é um refrigerante feito à base de gengibre.

Ginger bread e ginger biscuits são muito comuns no Natal americano.

COMO COMPRAR E USAR O GENGIBRE

O gengibre fresco deve ser firme e as extremidades não podem estar ressecadas. A pele deve ser lisa e sem manchas. O interior deve ser firme, e não excessivamente fibroso.

Você pode conservá-lo na geladeira pelo periodo de 1 a 2 semanas, ou congelá-lo. Gengibre em pó deve ser utilizado no prazo de 1 ano, pois perde seu aroma. O cristalizado deve ser mantido na geladeira em recipiente hermético por 1 mês.

O gengibre deve ser descascado, com exceção das receitas que será removido antes de servir. Utilize uma colher para descásca-lo, assim você evita o desperdicio.

Gengibre diminui no cozimento e deve ser inserido no final do processo.

POSSO PLANTAR GENGIBRE EM CASA?

Sim. E a planta do gengibre (Zingiber officinale) é uma linda planta para paisagismo.

compre um pedaço de gengibre saudável e coloque de molho num recipiente com água morna durante 8 horas. Retire da água e corte em pedaços para plantar. O gengibre deve ser coberto com uma camada de terra com espessura de 2 a 5 cm.

Mantenha o vaso sempre úmido, mas nunca encharcado. É necessário um bom sistema de drenagem para que o gengibre não apodreça.

O ambiente deve ser claro, mas o gengibre não pode ser exposto diretamente à luz solar.

A colheita ocorre 7 a 12 meses após o plantio. Espere as hastes e folhas amarelarem para fazer a colheita. Para não matar a planta, você pode escavar ao redor dela e cortar apenas alguns pedaços do rizoma. Assim a planta viverá por vários anos.

GENGIBRE EM OUTRAS LÍNGUAS

  • Inglês: Ginger
  • Francês: Gingembre
  • Espanhol: Jengibre
  • Italiano: Zenzero
  • Alemão: Ingwer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *