Salada russa | Salada de maionese

salada russa - salada de maionese

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Salada russa ou salada de maionese (em inglês: Olivier salad ou Russian salad) é uma receita de salada preparada com vegetais cozidos e cortados em cubinhos, maionese e sal. No Brasil, geralmente prepara-se com batata, cenoura, ervilha, cebola, vagem ou feijão verde, maionese, pimenta-preta e sal. Há variações que incluem palmito, salsão ou aipo, atum, maçã-verde, ovos cozidos, entre outros ingredientes.

A receita foi criada pelo chef Lucien Olivier, sócio do restaurante Hermitage, em Moscou, no século XIX. A primeira receita foi publicada no livro da autora P. Alexandrova, em 1897. Esta receita era preparada com perdiz, lagostins, batatas, pepino, alface, alcaparras, azeitonas e maionese.

aleksandrova-livro
A primeira receita de salada russa ou salada Olivier foi publicada no livro (em português: Os fundamentos práticos das artes culinárias), da autora P. Alexandrova, em 1897

Os ingredientes desta salada foram simplificados, principalmente após a revolução russa e as guerras mundiais. Atualmente, nos lares russos, uma salada Olivier é preparada com batata, picles, ovos, ervilhas, presunto, maionese e sal.

salada-russa
A salada Olivier, nos lares russos, é preparada com batata, picles, ovos, ervilhas, presunto, maionese e sal.

Ingredientes da salada russa

Este é um prato muito simples de fazer, cujo sucesso se baseia na qualidade e frescura dos ingredientes.

Os vegetais utilizados nesta receita possuem tempo de cocção diferenciados, por isso o cozimento é realizado no vapor e em etapas distintas. Este processo evita que a textura dos vegetais fique diferente, alguns extremamente moles, pois estão excessivamente cozidos e outros rígidos, pois não estão cozidos adequadamente.

Não recomendamos a utilização de seleta de legumes congeladas, pois o cozimento de todos os vegetais acontece simultaneamente, o que prejudica a textura dos vegetais. 

Batata

Batata Cerosa | Batata para cozer

As batatas cerosas possuem menor teor de amido, entre 16 a 18%, e mais água. São mais ricas em amilopectina. As células desta batata ligam-se quando cozidas, resultando numa textura mais úmida e densa que permite manter os pedaços intactos.

No Brasil, as principais variedades de batata cerosa são Cupido, Elisa e Macaca. Em Portugal, as principais variedades de batata cerosa são Marabel e Manitou.

A batata cerosa é adequada para aplicações que requerem uma batata firme, como: saladas com batata, ensopados e sopas com pedaços inteiros de batata.

Batata para cozer
Embalagem de batata para cozer comercializadas em Portugal

Também, é possível utilizar as batatas multiuso que possuem teor médio de amido, entre 18 a 20%. No Brasil, as principais variedades de batata comercializadas são Ágata, Ana, Asterix, Baraka, Baronesa, Cristina, Cristal, Monalisa e Mondial. Em Portugal, as principais variedades de batata farinhenta são Asterix, Fontane, Pamela e Yona.

Maionese

Nesta receita, é possível utilizar a maionese industrializada ou caseira. Embora, recomendemos a utilização de ovos pasteurizados no preparo da maionese caseira.

A pasteurização é o processo no qual certos alimentos são tratados com calor moderado, normalmente inferior a 100ºC, para tornar a comida segura. Segundo o manual de pasteurização de ovos produzido pela associação The American Egg Board, os métodos aprovados para pasteurização de ovos, usando apenas calor, são o cozimento em temperatura de 56,7°C por 3,5 minutos ou 55,6°C por 6,2 minutos.

O USDADepartamento de Agricultura dos Estados Unidos não recomenda a ingestão de ovos crus devido à possibilidade da presença de Salmonella.

maionese
Maionese industrializada das marcas americanas Hellmann´s e Heinz

Atum

O atum em conserva é muito utilizado na Espanha, onde a salada russa (em espanhol: ensaladilla rusa) é servida como tapa ou petisco em bares, principalmente no sul. Este é um ingrediente opcional que pode ser retirado se a salada for servida com carnes grelhadas.

Receita da salada russa | Salada de maionese

Imprimir

Salada russa | Salada de maionese

Receita de salada preparada com batata, cenoura, ervilha, salsão, cebola, vagem ou feijão verde, maionese, atum (opcional), pimenta-preta e sal.
Rendimento: 900 g de salada russa que serve 6 pessoas, considere em torno de 120 a 150 g por pessoa.
Refeição Acompanhamento
Cozinha Russa
Preparo 15 minutes
Cozimento 15 minutes
Tempo total 30 minutes
Serve 6 pessoas

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Descascador de legumes (opcional)
  • Faca de chef ou similar
  • Panela grande com cesto de cozimento a vapor
  • Tábua de corte
  • Tigela grande

Ingredientes

  • 300 g de batata cerosa (Cupido, Elisa,Macaca, Marabel e Manitou) ou multiuso (Ágata, Ana, Asterix, Baraka, Baronesa, Cristina, Cristal, Monalisa, Mondial, Asterix, Fontane, Pamela e Yona) descascada. (6 unidades pequenas | 1 1/2 xícara de batata cortada em cubinhos de 1 cm)
  • 200 g de cenoura descascada e com as extremidades cortadas (3 unidades médias | 1 xícara de cenoura cortada em cubinhos de 1 cm)
  • 80 g de ervilha congelada (1/2 xícara)
  • 80 g de vagem ou feijão verde frescos ou congelados (1/2 xícara cortada em cubinhos de 1 cm)
  • 80 g de salsão ou aipo (1 talo grande | 1/2 xícara de salsão cortado em cubinhos de 1 cm)
  • 80 g de atum em conserva drenado, ao natural ou em azeite de oliva (opcional) (1 lata)
  • 50 g de cebola (1 unidade média)
  • 60 g de maionese (1/4 xícara)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • pimenta-preta a gosto

Modo de preparo

  • Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    Lave as batatas, cenoura, vagem e salsão. Descasque as batatas e cenouras.
    salada russa
  • Pique a cebola: Com o auxílio de uma faca afiada, pique a cebola. Em seguida, coloque-a em uma tigela grande. Reserve.
    salada russa
  • Corte os vegetais: Com o auxílio de uma faca afiada, corte as batatas, cenouras, vagem e salsão ou aipo em cubinhos de 1 cm. Reserve.
    salada russa
  • Cozinhe os vegetais: Coloque água em uma panela grande e leve para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque um cesto de cozimento em vapor com as batatas, cenoura, salsão e vagem (se for fresca) sobre a panela com água fervendo. Cozinhe por 12 a 15 minutos. Para saber se os vegetais estão cozidos, fure-os com um garfo ou faca afiada que deve furá-los com facilidade. Ou experimente-os. Reserve.
    Em seguida, cozinhe a ervilha e a vagem ou feijão verde (se for congelado) por 5 minutos. Coloque os vegetais cozidos em uma tigela grande. Reserve.
    salada russa
  • Misture os vegetais cozidos, cebola e o atum (opcional): Coloque os vegetais cozidos na tigela grande, juntamente com a cebola picada e misture bem. Em seguida, desfie o atum (opcional) em conserva drenado e coloque-o com os vegetais, misture bem. Espere uns 10 minutos para que os vegetais esfriem um pouco.
    salada russa
  • Adicione a maionese: Coloque a maionese e misture delicadamente, até que todos os ingredientes estejam cobertos pela maionese. Em seguida, prove e ajuste o sal e coloque pimenta-preta a gosto.
    Mantenha em refrigeração até o momento de servir.
    salada russa

Video

Quer aprender a preparar outras saladas tradicionais?