Temperos: Alcaparras

http://cozinhatecnica.com/2014/10/temperos-alcaparras/
Muita gente aprendeu a gostar (ou não) da alcaparra comendo o famoso carpaccio. Tem um sabor bem salgado, um pouco picante e com um gostinho de vinagre e/ou limão. Você talvez nunca pensou nisso, mas as alcaparras são na verdade os botões de uma flor (Capparis spinosa), colhidos muito antes delas desabrocharem. Assim como o açafrão, as alcaparras são colhidas à mão, o que faz seu preço ser bastante alto. Mas felizmente seu forte sabor faz com que não sejam necessárias muitas alcaparras para fazer um prato. Além do botão da flor, come-se também as  caper berries, que são os frutos não amadurecidos da planta. Eles se parecem com alcaparras gigantes, pois também são colocados em conserva e possuem um cor verde-escura.

ONDE A ALCAPARRA VAI BEM?

A alcaparra em conserva (pickles) é muito usada tanto como tempero quanto para enfeitar pratos. É muito comum em várias receitas do Mediterrâneo. Vai bem no molho de tomate e acompanhando carnes (inclusive cruas). Costuma acompanhar peixes assados e grelhados. O molho tártaro, feito com alcaparras, é frequentemente servido com salmão defumado.

RECEITAS CLÁSSICAS QUE LEVAM ALCAPARRAS

No spaghetti alla putanesca (Itália) No carpaccio (o carpaccio original italiano não tem alcaparras) carpaccioart3.jpg Na caponata siciliana É um dos ingredientes do molho tártaro É servido no steak tartare, junto com cebolas e um ovo cru.

COMO COMPRAR E USAR ALCAPARRAS?

Alcaparras são normalmente compradas em conserva, como na foto abaixo. As menores alcaparras são as mais procuradas, e portanto mais caras.

POSSO PLANTAR ALCAPARRAS EM CASA?

Sim. A alcaparra é um arbusto que atinge meio metro de altura, portanto leve isso em consideração. Ela pode ser cultivada em vasos. A planta necessita de muita luz solar. Ela suporta temperaturas bem altas, de até 40 graus. Precisa de água, mas o solo não deve ficar úmido. O ideal é um solo calcáreo. Lembre-se que a colheita tem que ser feita bem antes do florescimento. Caso floresça, espere até que a planta dê frutos. Os frutos também podem ser colocados em conserva e consumidos. As flores da alcaparra são muito bonitas. Este vídeo dá uma ideia (usando time lapse) do que acontece com a alcaparra se ela não for colhida no bulbo.

ALCAPARRA EM OUTRAS LÍNGUAS

  • Inglês: caper
  • Francês: câpre
  • Espanhol: alcaparra
  • Italiano: cappero
  • Alemão: kaper
 

Comentários

Temperos: Alcaparras

| Sem categoria, Temperos |