Pilão e Almofariz

almofariz e pilão

Pilão e almofariz são instrumentos utilizados desde a antiguidade para preparar ingredientes ou substâncias, esmagando-os e moendo-os em uma pasta fina ou em pó na cozinha, laboratórios químicos e farmácias. 

O almofariz é uma tigela, normalmente feita de madeira dura, metal, cerâmica ou pedra dura, como granito. O pilão é um objeto pesado e contundente em forma de taco. A substância a ser moída, que pode estar úmida ou seca, é colocada no almofariz, onde o pilão é pressionado e rodado sobre ela até se obter a textura desejada.

Apesar de seu considerado um instrumento obsoleto por algumas pessoas, o almofariz e o pilão continuam a ser uma ferramenta crucial nas tradições culinárias em todo o mundo. Nenhum processador de alimentos consegue quebrar fibras e células melhor que um almofariz e pilão, que é capaz de liberar todo o aroma e sabor de ervas e especiarias.

Onde usar o pilão e almofariz?

Utilize para preparar o molho pesto – feito com manjericão, queijo pecorino e parmesão, pinoli, alho, azeite e sal. Pesto é a palavra italiana para “bater, martelar”.

A guacamole também é tradicionalmente preparada com um pilão e almofariz.

Aioli e alioli são molhos feitos a base de alho e que precisam de um pilão e almofariz para atingirem uma textura cremosa e sedosa.

Utilize para moer suas especiarias, após tostá-las

E também utilize seu pilão e almofariz para moer pimenta-do-reino.